IvoGomes.com

Voltar ao início

Usabilidade do Comércio Electrónico (análise de 3 sites nacionais)

Acabei de ler o artigo "As 10 maiores razões para não comprar on-line" escrito pelo Bruce Tognazzini no seu famoso website AskTog e lembrei-me de um trabalho que fiz no ano passado durante o meu estágio académico juntamente com o meu colega Juan Leal (com a coordenação do Prof. Francisco Rebelo da Faculdade de Motricidade Humana e do Ricardo Carvalho da IconMedialab) sobre a usabilidade de 3 grandes sites de e-commerce nacionais: Worten, FNAC e ShoppingDirect.

Para avaliarmos a usabilidade destes 3 sites realizámos testes de usabilidade com utilizadores reais utilizando o método de "cognitive walkthrough" (passeio cognitivo) e o "think aloud" (pensar alto).

Estes dois métodos consistem em conceber um conjunto de tarefas que os utilizadores têm que executar navegando e explorando o site (passeio cognitivo) e verbalizar aquilo que estão a pensar (pensar alto), ou seja, têm que comentar aquilo que estão a fazer, quais as dificuldades que estão a sentir e explicar porque é que realizaram certas acções.

Este trabalho foi realizado entre Dezembro de 2002 e Fevereiro de 2003. Entretanto, os sites da FNAC e do ShoppingDirect foram redesenhados, por isso é provável que eles já tenham corrigido a maior parte dos problemas que detectámos.

Download

Saiba mais e faça download do PDF

Links Relacionados:
Como os utilizadores navegam pelos sites de e-commerce.


4 Comentários

Comente este artigo!

  1. Bruno Tavares

    Bom, gostaria que vc fizesse uma breve analise de usabilidade de banklines, já que, pelo menos ao meu ver, a maioria não atendem as reais necessidades dos usuários, facilitando os serviços oferecidos pelos respectivos bancos…

    Brato,

    Bruno Tavares

  2. Ivo Gomes

    Olá Bruno.

    Realmente, o teste da usabilidade a um conjunto de sites bancários é algo que quero fazer já há algum tempo, mas é difícil uma vez que é necessário criar contas em vários bancos ou tentar convencê-los a criar umas contas fictícias para realizar os testes (algo que dificilmente aceitariam). Uma vez que não me sinto à vontade para usar os meus dados reais, ainda não consegui realizar esse comparativo de usabilidade. De vez em quando vou denunciando algumas situações como esta (https://www.ivogomes.com/blog/cancelar/), mas não fiz ainda um teste de usabilidade completo a um site bancário.

  3. Luiz Carlos

    Ivo
    Existe algum tipo de teste ergonomico para quem trabalha em estrura poste (telefone)?

  4. cintia santana

    Olá Ivo,estou estudando pra um concurso que em seu edital consta o assunto ergonomia, li aqui em seu site algumas coisas, mas, o que vc acha que poderia ser abordado em um concurso pra nivel médio, para um cargo de assistente de alunos do IFBA?
    se puder me ajudar, agradeço desde já.
    Deus abençoe.
    obrigada.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>