IvoGomes.com

Voltar ao início

Toda a informação do Mundo

NewsmapLiteralmente! O Newsmap é uma aplicação que mostra numa janela do browser todas as notícias do Google News de uma forma hierarquizada e fácil de compreender. Este sistema de organização de informação chama-se "treemap" (mapa de árvore). Os "treemaps" mostram bastante informação num espaço muito pequeno. O que o Newsmap conseguiu fazer foi organizar essa informação por categorias de cores de forma a que seja mais fácil de ler.

Tal como diz o Javier Cañada (meu ex-colega na IconMedialab), a cor indica a secção, a intensidade cromática indica a actualizade da notícia e o tamanho indica a relevância.

Perfeito! Mas eu discordo num aspecto... é demasiada informação! Há coisas que são impossíveis de ler devido ao tamanho minúsculo das letras.

No entanto há que salientar o trabalho que foi desenvolvido no Newsmap por Dan Albitron e Marcos Weskamp uma vez que conseguiram organizar de uma forma bastante intuitiva toda a informação (o que não é fácil dado a enorme quantidade de informação disponível).

No site CyberGeography podem ver vários exemplos de mapas de informação, e como podem verificar, é difícil organizar tanta informação num pequeno ecrã.

Se quiserem podem também dar uma olhadela pela história dos "treemaps".

A Universidade de Maryland (EUA) está a desenvolver um software para criar "treemaps". O coordenador do projecto é o bem conhecido Ben Shneiderman. Em 1990, o Professor Shneiderman desenvolveu o primeiro "treemap" para demonstrar como as 14 pessoas no seu laboratório estavam a usar o disco rígido de um computador. Existe uma versão para download do software desenvolvido por Scheiderman na Universidade de Maryland.

Existe uma empresa que usa esta tecnologia aplicada à informação das empresas. The Hive Group é o nome da empresa e fornecem serviços para transformar a informação de uma base de dados num mapa hierárquico que pode ser visualizado em qualquer browser. Existe também uma versão de Demo do programa.


2 Comentários

Comente este artigo!

  1. ivo nery

    voce esta de parabens si voce souber aonde eu posso achar toda informacao do mundo eu por que eu sou um grande fam do saber okate mais

  2. desire malu

    preciso de estar atualizado com o mundo

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>