IvoGomes.com

Voltar ao início

Cancelar?

O serviço CaixaDirecta da Caixa Geral de Depósitos permite fazer a gestão das nossas contas bancárias on-line, tal como qualquer banco hoje em dia. No entanto, apesar da CGD ter efectuado alterações profundas no seu serviço de homebanking (novo layout) há alguns meses atrás, parece que criaram ainda mais problemas do que aqueles que o antigo site já tinha.

Em primeiro lugar, para seleccionar uma conta é necessário clicar num ícone minúsculo no canto da lista.

Seleccionar contaPorque não posso clicar logo no nome da conta? O mesmo se passa em outros menus no interior do site, como por exemplo, na listagem de movimentos, para obter informações sobre cada um deles é necessário clicar no minúsculo ícone em vez de se poder simplesmente clicar no seu título. Uma pessoa com menor destreza com o rato terá bastantes dificuldades em usar este site...

Mas a razão que me levou a escrever este artigo foi o cancelamento de um débito directo que estava activo no site. Apesar do mesmo já não estar a ser usado pela entidade credora (era a assinatura de uma revista que entretanto cancelei), ele mantinha-se na lista de débitos directos activos.

Consultar débitos directos

Mais uma vez, lá está o íconezinho... E reparem no que diz no fundo da página:

...ao consultar o detalhe da autorização de débito está a formalizar o seu consentimento...

Então só por ver a página da autorização de débito estou automaticamente a autorizá-la? Esquisito! Sendo assim, resolvi tentar cancelá-la, o que poderia ser feito directamente clicando no ítem em si, mas não... é necessário ir dar uma volta aos menus para chegar a essa opção.

Alterar ou cancelar débito directo

Qual não é o meu espanto, quando chego à página de cancelamento de autorizações de débito, me dizem que não há nenhuma autorização activa...

Não tem autorizações activas

Isto arrastou-se por meses. De cada vez que ia ao site (poucas vezes porque tenho a maioria do dinheiro em outro banco) tentava cancelar esta autorização de débito sem sucesso... Até que hoje, finalmente consegui! :D
Parece que resolveram o problema com a página, mas reparem na mensagem de confirmação que o sistema me devolveu quando quis cancelar a autorização:

Cancelar?

Aqui o que mais sobressai é o título: "Cancelamento de Autorização de Débitos Directos" e as opções "Cancelar" e "OK".

E agora, clico em "Cancelar" ou clico em "OK"? Se estou a cancelar um serviço, a opção mais lógica seria o botão "Cancelar". Mas não! Lendo com atenção a segunda linha de texto: "Pretende efectuar a operação?" faz com que a opção certa seja clicar no botão "OK".

Isto poderá parecer trivial para o designer ou developer que desenvolveu isto, mas obriga o utilizador a parar para pensar nas suas opções. Acho que o título deste livro diz tudo: "Don't Make Me Think". Os interfaces devem ser simples de usar para não obrigar os utilizadores a terem que parar para pensar que raio de opção devem escolher. Isto, além de fazer com que as pessoas percam tempo, é uma forma de potenciar o erro humano. Talvez nesta tarefa o erro não seja grave porque podemos sempre voltar a repetir os mesmos passos e depoiis seleccionar a opção correcta, mas em situações mais críticas, pode ser um erro fatal.


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. carlos afonso

    A simplicidade é algo que não surge de modo espontâneo. Será que a CGD na produção do seu sítio usou alguma técnica de avaliação de usabilidade (com seres humanos).

  2. Paulo A. Silva

    Há uns tempos reportei uma falha na compatibilidade do Net24 com o browser Safari.
    Contudo, o serviço parece-me intuitivo como se pretende.

    Não conhecia o serviço da caixa e pouco conheço do Bes Net, mas realmente esta situação tem que se lhe diga.

  3. Ivo Gomes

    De todos os que já usei (não foram muitos) acho que o site do MillenniumBCP é o mais intuitivo. É fácil de chegar à informação que queremos, ao contrário, por exemplo no site da CGD em que demorei quase 10 minutos simplesmente à procura do menu número de conta.

    Ainda não experimentei usar o Safari na CGD, mas pelo menos no MillenniumBCP existe um problema na página de confirmação de pagamentos (introdução do código de segurança) em que umas vezes funciona e outras não. Normalmente tenho que mudar para o Firefox quando quero efectuar um pagamento ou transferência. Parece que existe uma solução manhosa fazendo “back” no browser e depois fazendo “forward”, mas prefiro usar outro browser (até que resolvam o problema) do que usar esses métodos menos ortodoxos :)

  4. JP Antunes

    Posso-te garantir que na CGD estão constantemente a tentar melhorar a qualidade do serviço on-line, e que a navegação em browsers “alternativos” (ler: firefox e mais recentemente safari) tem sido uma preocupação, bem como o suporte para web readers (acho que é este o nome) para utilizadores com necessidades visuais especiais.

  5. Ivo Gomes

    Não esperaria eu outra coisa. Devemos sempre tentar melhorar porque não há nada que seja perfeito. Não estou a dizer que o site da CGD ou de outro banco qualquer seja mau, apenas salientei algumas dificuldades que senti e que provavelmente já poderão ter sido sentidas por outros utilizadores com mais ou menos experiência do que eu.

  6. vitorsilva

    eu sou principalmente utilizador do millenium mas ocasionalmente tenho que usar o site da caixa. a coisa que mais me irrita é os descritivo dos movimentos que (nao) aparece na caixa. enquanto que no millennium tenho um descritivo detalhado do movimento (local onde foi feito) na caixa tenho simplesmente uns caracteres que para mim são aleatorios e uns codigos que nao me dizem nada. será que é assim tão dificil descodificar isso para algo perceptivel como no millennium?

  7. Wilson José Neves Morgado

    Utilizo o serviço online da CGD e não tenho reclamações a fazer!

    Serve perfeitamente as minhas necessidades!

    Cumprimentos

    http://blog.wilson.com.pt

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>