IvoGomes.com

Voltar ao início

2 anos de SAPO: Retrospectiva

Esta semana fez 2 anos que estou a trabalhar no SAPO, mais precisamente no departamento de Qualidade e Usabilidade. Tal como no ano passado, só me lembrei de registar a data já alguns dias depois. Vai passar a ser uma tradição :)

Vou fazer aqui uma retrospectiva destes dois anos, se bem que também podem ler aqui o balanço que fiz no final do primeiro ano.

Ano 1

Os primeiros meses foram duros. Passar de uma empresa pequena (com cerca de 25 a 30 trabalhadores), para uma empresa enorme como a PT (se bem que inicialmente só lidava com os colegas do SAPO) não foi pêra doce.
Deixar de fazer trabalho para clientes externos e passar a trabalhar para melhorar os serviços da própria empresa também fez com que a mudança tivesse mais impacto. Confesso que inicialmente me senti um pouco perdido, mas só o facto de não ter que andar de fato a visitar clientes compensou largamente a mudança :)

O primeiro ano foi para consolidar a existência do departamento de qualidade e usabilidade. Criámos um guia de regras de usabilidade que deveriam passar a ser cumpridas em todos os projectos. Depois fizemos várias formações (com base no guia de regras) ao longo de todo o ano de modo a evangelizar toda a gente da importância da usabilidade em todos os projectos. Isto permitiu que os restantes colegas percebessem que a usabilidade era uma mais valia nos seus projectos e não um empecilho ou algo que apenas iria atrasar o lançamento dos seus produtos.

Lançámos a nova homepage do SAPO, um processo que demorou quase o ano inteiro a concretizar devido aos inúmeros testes com utilizadores, eyetracking, inquéritos, reuniões com todas as equipas envolvidas, wireframes e mockups que fomos fazendo de modo a ter o melhor produto possível. Sendo que a homepage é a "cara" do SAPO e o nosso produto mais importante, não podíamos facilitar.

Começámos também a fazer os primeiros trabalhos para outras empresas e marcas do grupo como a TMN ou o MEO.

Internamente lançámos dezenas de novos produtos e serviços.

Ano 2

Durante este segundo ano começámos a ter imensos pedidos de ajuda por parte das várias equipas. O facto das pessoas saberem que o departamento de qualidade e usabilidade existe para ajudar a melhorar a qualidade de todos os produtos começou a dar frutos. Infelizmente, neste segundo ano não tivemos tempo de fazer formações, mas a evangelização que fizemos no primeiro ano ainda permanece na memória de todos :)

Este foi também o ano em que começámos a trabalhar mais em produtos não web. Ao longo do ano lançámos o MEO Jogos (um serviço de jogos online em que não é preciso ter um PC de gama alta nem é preciso instalar os jogos); o Music Box (um serviço que permite ouvir milhões de músicas, sem ter que comprar ou piratear os álbuns, e ainda com o bónus de permitir fazer o download de 10 músicas por mês, sem DRM); o MEO Interactivo (um serviço que permitiu passar os conteúdos da Internet para a TV, e sobre o qual podem obter mais alguma informação aqui sobre como decorreu todo o processo de especificações); e várias aplicações nativas para iPhone, iPad, Android, Nokia, Windows Phone e até para as TVs (Samsung e LG)!

Além destes novos produtos, obviamente continuámos a acompanhar todos os dias as dezenas (centenas?) de produtos que foram lançados na web, entre eles: as novas homepages internacionais para Angola, Cabo Verde e Moçambique e o lançamento do SAPO em Timor, entre muitos outros (novos e redesenhados).

Há ainda alguns projectos que estão em fase final de lançamento, outros que estão nas fases iniciais mas que poderão ser revolucionários quando forem lançados :) Enfim, todos os dias há coisas novas a acontecer e é fantástico poder trabalhar numa empresa como esta, em que há desafios novos todos os dias e tem uma equipa fantástica que consegue concretizá-los independentemente das dificuldades :)


4 Comentários

Comente este artigo!

  1. Francesco Weiss

    Ivo, gostaria de entrar em contato contigo… para conversar sobre uma ferramenta que distribuo aqui no Brasil, ClickTale.

    Me avise se tiver interesse.

    Abraços!

  2. Ramon

    Olá Ivo,Tudo bom?

    Deixa eu te fazer uma pergunta.

    No SAPO, vocês possuem webservice de programação da TV, para o Brasil, como vocês tem pra Portugal?

  3. Ivo Gomes

    Olá Ramon.
    O SAPO é uma marca da Portugal Telecom. O webservice de programação TV funciona apenas para os canais fornecidos pelo MEO, que é o serviço de TV da Portugal Telecom.
    Por isso, não. Não temos a programação dos canais do Brasil. Nem sequer temos a programação de todos os canais disponíveis em Portugal (ex: ZON, Cabovisão, etc), apenas os do MEO :)

  4. Ramon

    Valeu Ivo, pela resposta!

    Queria fazer um projetinho da programação de TV, mas infelizmente não consegui achar algum lugar que disponibilizasse essas informações. =/

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>