IvoGomes.com

Voltar ao início

Um ano de SAPO

Na semana passada fez 1 ano que estou a trabalhar aqui no SAPO!
Esta é normalmente a altura em que se faz o balanço de tudo o que se passou durante esse tempo, e este post não será excepção :)

Nas primeiras semanas custou-me um bocado a habituar-me ao modo como se trabalha aqui no SAPO. Vim de uma empresa pequena (+/- 25 pessoas) e no dia seguinte estava aqui a trabalhar com cerca de 150 pessoas.

Uma vez que o departamento para onde vim trabalhar (qualidade, usabilidade, acessibilidade, etc...) é transversal a todo o SAPO, não tardaram a chover dezenas de pedidos de análises, testes e aprovações de serviços e sites logo nos primeiros dias.
Mais tarde apercebi-me da verdadeira dimensão do SAPO, em que todos os dias temos centenas de pessoas a trabalhar em n coisas diferentes, e é necessário que tudo seja aprovado pelo departamento de qualidade.

Os primeiros dois meses foram duros, mas consegui acompanhar o ritmo e adaptar-me às metodologias que se usavam por cá. Felizmente não estive sozinho nesta aventura. O André Luís, que já trabalhava aqui no SAPO, mas noutro departamento, juntou-se à equipa e como ele já conhecia toda a gente foi mais fácil fazer a adaptação.

Ao mesmo tempo que me tentava adaptar, uma das tarefas principais que tinha era criar um documento com regras e recomendações de Usabilidade e Acessibilidade. Curiosamente, essa foi também a minha primeira tarefa quando entrei para a log há 6 anos atrás. O documento não era o mesmo, porque para a log fiz um com técnicas e metodologias de usabilidade, enquanto que no SAPO o objectivo seria o de ter um documento com regras, recomendações e boas práticas de usabilidade que pudessem ser facilmente seguidas pelos designers e developers da casa.

No final do primeiro mês o documento estava pronto e foi um sucesso. Durante os meses seguintes foram feitas algumas revisões e fomos dando várias formações (uma por capítulo). As formações acabaram por ser algo que fazíamos praticamente todos os meses (às vezes mais do que uma por mês) e isso ajudou bastante na minha integração e a passar a mensagem que queríamos.

Inicialmente, o departamento de qualidade era visto por algumas pessoas como algo que é obrigatório para o site poder ser aprovado ou não antes de ir para o ar, mas o nosso objectivo não era sermos o obstáculo final, mas sim a equipa que ajuda a ter um melhor produto final. Assim, nas nossas análises, em vez de apontarmos apenas os erros de usabilidade a corrigir, começámos a dar sugestões de correcção e a disponibilizarmo-nos para ajudar in loco quem quer que necessitasse de ajuda ou de tirar algumas dúvidas.
Ao final de alguns meses conseguimos mudar a maior parte das mentalidades e hoje somos abordados todos os dias para ajudar nos vários projectos que estão a decorrer :)

Em suma, nestes últimos 12 meses fizemos dezenas de avaliações heurísticas, vários testes de usabilidade (incluindo testes com crianças; com idosos; e com eyetracker), avaliações de acessibilidade, brainstormings, focus groups, sessões de card sorting, várias formações internas (e também algumas SAPO Sessions abertas a quem quisesse assistir), muitos wireframes, muitas especificações funcionais para vários produtos e serviços (não só para o SAPO, mas também para outras empresas do grupo PT como a TMN e o MEO), ajudámos a lançar dezenas de sites e serviços, incluindo a nova homepage do SAPO e mais uma quantidade infindável de outras coisas...
Se quiserem saber mais, aqui está uma lista de tudo o que fizemos em 2009 (não inclui ainda os primeiros 2 meses de 2010 onde muito já aconteceu).

Agora, venha mais um ano :D


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. Carlos Martins

    É bom ver que tudo tem corrido sobre rodas, e que graças à tua participação o SAPO possa oferecer serviços cada vez mais “usáveis”! :)

  2. Salgado

    Não tive dúvidas que ia ser um ano em cheio!

    Keep up!

  3. Rô(Rosangela)

    Olá, Ivo!
    Hoje tive conhecimento do “seu” trabalho e num estudo para encontrar uma pós graduação que esteja de acordo com a minha vontade de adequá-la ao que já estudei e ao mesmo tempo mudar-me um pouco da área, falei com uma amiga sobre os Sistemas de Informação etc, ela falou-me em usabilidade e comecei a pesquisa. Falou das suas capacidades e vim “espreitar”, mas acabei por passar horas a ler sobre o tema.
    Estou a construir um blog para diversos temas e desejo saber se pode participar com um pequeno post sobre usabilidade, o que lhe parece? Algo que leve as pessoas a incorporarem mais certos “conceitos”, pensar sobre eles.
    Muito obrigada.

  4. Ivo Gomes

    Olá Rosângela. Como pode ver pelo meu próprio blog, não tenho tido muito tempo para publicar artigos por aqui, por isso vai ser muito difícil participar em outros blogues.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. 2 anos de SAPO: Retrospectiva | IvoGomes.com
    4 de Março de 2011, 17:24

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>