IvoGomes.com

Voltar ao início

Ainda sobre a usabilidade do homebanking

A má usabilidade do serviço de homebanking de alguns sites não deixa de me surpreender.
Neste caso, o pagamento de serviços no BBVA, que teoricamente é uma operação simples em que basta dar uma entidade e uma referência, consegue ter um pequeno erro que causa uma grande irritação.

Porque é que obrigam o utilizador a inserir os valores num formato único? O sistema não deveria ser suficientemente inteligente para substituir os "," por "." aquando do envio dos dados? Pelo menos é isso que fazem os outros serviços de homebanking que conheço. O sistema deve adaptar-se ao utilizador e não o inverso.

Para piorar, pelo menos no caso dos teclados Apple, o teclado numérico tem a tecla "," e não a tecla "." como nos teclados dos PCs. O que faz com que este tipo de erros ocorra *todas* as vezes que insiro um valor no site do BBVA.


15 Comentários

Comente este artigo!

  1. André

    0.55 de spread dá para perdoar isso. :)

  2. Ivo Gomes

    Sim, ao menos isso :)

  3. Alexx

    Concordo inteiramente com a critica mas a proposito de teclados recordo que o “.” no teclado dos pcs + excel = “,” tal como acontece nos apple. Mais incomodado fico com as variações/disposições das teclas nos teclados numéricos dos terminais de pagamento multibanco. Cada um tem a sua disposição e ordem o que levanta sérios problemas a quem se socorre da memória motora para digitar o pin.

  4. Bernardo

    Podes sempre comprar um teclado como deve ser.

  5. nelmindo

    mas, por incrível que pareça, é a virgula que é usada para separação das unidades dos decimais e não o ponto que nos querem impingir. É por essas e por outras que se vêm a qualidade dos engenheiros informáticos, que nem o sistema internacional de unidades ouviram falar.

  6. João ramos

    O teclado da Apple vendido em Portugal tem a virgula ( , ) em vez do ponto por ser assim que se usa os euros. Se repararem nos teclados vendidos em Inglaterra, no mesmo local têm um ponto (.) pois as libras já se escrevem de outra forma, tenho a idea que dollars tb é com ponto. Quanto ao alerta do banco, é um erro completamente estúpido.

    Infelizmente os bancos mandam fazer os sites aos que fazem mais caro e não aos que fazem o melhor trabalho, pelo menos no front-end.

  7. Rui Cruz

    A resposta ao teu problema é simples:
    – mudas para PC
    – mudas de banco

    Uma das duas resolve-te o problema!

    Tens ainda a terceira:
    – spread the word deste artigo, e se o teu banco der valor ao social networking, vai a correr resolver o erro :)

    Rui

  8. Ivo Gomes

    @Rui Cruz:
    1. Fora de questão. Não é uma questão Mac vs. PC, é uma questão de que alguns teclados (PT) têm uma vírgula, outros têm um ponto. Na notação portuguesa, a forma correcta de separar as decimais é com vírgula, por isso o site está errado e metade dos teclados também.

    2. Também fora de questão. Duvido que outro banco em Portugal (muito menos agora) me ofereça as mesmas condições de crédito habitação que o BBVA me deu.

    3. Eles lêm o meu blog :) A sério, já vieram ter comigo e disseram que eu tenho razão, mas que o site vem assim de Espanha (casa mãe) e não podem fazer nada para o alterar.

  9. gaspar

    @ivo tens a caixagalicia.pt
    ai ao pé de vocês. Também têm um bom spread

  10. Ivo Gomes

    @gaspar por aquilo que vejo no site deles, a melhor oferta é mais do dobro do spread que eu tenho actualmente :)
    Por isso, mais uma vez, duvido que algum banco em Portugal (muito menos agora que os spreads subiram imenso) consiga competir com o meu spread actual.

  11. Ivo Gomes

    @gaspar, aliás, para os valores envolvidos, o spread do caixa galicia é mais do triplo!

  12. Patricia Carvalho

    Concordo plenamente com o que o Ivo diz:

    1. A separação portuguesa de décimais é feita com vírgula e como estamos em Portugal e os sites são portugueses, não há razão nenhuma para que esta não seja pelo menos o valor por defeito do site.

    Por exemplo o site do BES (que nem é grande exemplo de netbanking) faz a alteração de virgula para ponto, portanto tem uma alternativa. Mas ao menos evita a mensagem de aviso, caso usemos a tecla que ‘não deveriamos’.

    2. O facto do site ‘vir assim de Espanha’ não pode ser desculpa. Certamente o banco terá um departamento informático que possa tratar do assunto. Se não tem, já fico mais preocupada.

    Ivo: Não conhecia o teu site (não há desculpa, eu sei) mas foi uma agradável surpresa, especialmente porque pelo que vejo tem artigos interessantes e sobre a nossa realidade :-)

  13. dois pontos pê

    O que é nacional é bom xD, excelnte trabalho se puder dê uma vista de olhos no meu blog ;)

  14. Ivo Gomes

    @Patrícia: Já falei com alguém do departamento de informática do BBVA cá em PT, mas parece que eles não podem mesmo mexer em nada, dizem-me…

  15. Patricia Carvalho

    É sempre difícil mudar seja o que for nas instituições. E quanto mais sérias mais difícil :-/

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>