IvoGomes.com

Voltar ao início

Redesign de website de agência de viagens aumentou vendas em 20%

Depois de ter feito um comparativo da usabilidade de alguns websites de agências de viagens e de ter concluído que nenhuma delas consegue chamar muitos dos seus potenciais clientes, li hoje a notícia de que a remodelação do website de uma agência britânica, com base em testes e comparativos de usabilidade, fez com que as vendas aumentassem significativamente.

O website da agência de viagens MyTravel, uma das maiores do Reino Unido, está em processo de remodelação e o número de reservas efectuadas no site já aumentou 20%.

Este redesign está a ser efectuado em três fases. As duas primeiras já estão terminadas e como resultado, as vendas através do site aumentaram significativamente. A terceira fase irá arrancar ainda este mês.

A primeira fase, lançada em Dezembro de 2005 reduziu o tempo de realização das tarefas em 40% simplificando o número de passos necessários para efectuar uma reserva (de 8 para 5 passos). Só aqui já se verificou um aumento de 10% nas vendas através do site.

A segunda fase, que foi lançada em Junho de 2006, envolveu um redesign completo das páginas através da inserção de uma estrutura de navegação mais intuitiva e de um melhor uso do espaço na página. Mais uma vez, esta fase resultou num novo aumento de 10% nas vendas.

Segundo o director de Marketing da empresa, Russell Gould, em 2004 o negócio apenas cresceu 5% enquanto que, depois do redesign do site, o crescimento foi de 20%.

O trabalho desenvolvido no website do MyTravel, que começou em 2005 e irá prolongar-se até ao final de 2006, envolveu vários testes com utilizadores. Foram também feitas análises às funcionalidades do próprio site e dos sites da concorrência. Esta metodologia chama-se Análise da Matriz de Competidores e consiste na comparação dos pontos fortes e fracos dos sites concorrentes para desenvolver um website que contenha todos os pontos fortes e que não cometa os mesmos erros do que os outros.
Adicionalmente, foram também efectuados inquéritos aos clientes do MyTravel para perceber quais as suas expectativas e necessidades ao utilizarem este website.

Além da análise aos sites de agências de viagens concorrentes, os investigadores também fizeram uma recolha de informação de vários sites líderes de mercado em outras áreas, tais como o Yahoo, Amazon, John Lewis e a BBC.

Finalmente, a terceira fase será para melhorar os conteúdos e as informações disponibilizadas através de mais imagens, visitas virtuais de 360º aos hotéis e outros alojamentos disponíveis no site, mapas, condições meteorológicas e mais informação sobre as actividades e instalações de cada alojamento.

Como se vê, uma aposta na usabilidade e na melhoria do serviço prestado aos utilizadores dá resultados a curto/médio prazo. E o investimento paga-se a si próprio em pouco tempo. Porque é que insitem em complicar as coisas?


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. dextro

    É a prova de que aquela “treta da usuabilidade” que nós andamos para aqui a falar não é só paleio e tem mesmo resultados praticos. Isto é uma grande arma para quem aposta na qualidade do seu trabalho pois é a prova que é realmente util o pouco tempo extra que se perde a tornar um site acessivel :)

  2. carlos afonso

    Como é óbvio usabilidade é para wimps. Os outros tratam é de dificultar o uso e acesso aos respectivos sítios em especial aqueles em que não haja concorrência.

  3. Megtur

    Muito bacana o artigo!

  4. Zé Melo

    Sendo administrador de uma agência de viagens 100% via Internet achei seu artigo bem interessante.

    Quem sabe na próxima a Traveler.com.br entra na disputa.

    Um grande abraço,
    Zé Melo

  5. wellington luziano

    meu site clicviagem.com.br ta indo pro ar em breve, e achei muito interessante esse artigo, realmente precisamos aprender com os mais experientes.
    forte abraço
    wellington luziano

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>