IvoGomes.com

Voltar ao início

Eu NÃO SOU uma agência de viagens!

Desde que, em Agosto do ano passado, escrevi um pequeno comparativo entre três sites de agências de viagens, que recebo quase todos os meses um pedido de preços de uma viagem de avião ou de um cruzeiro ou até reservas para hotéis.

Comecei a pensar porque será que as pessoas vêm parar ao meu blog quando procuram por viagens, até que fui ver a lista de referrers desta última semana e isto foi o que encontrei:

Enfim. Uma vez que a maior parte das agências de viagens não usam os webstandards nem a semântica nos seus websites, é natural que um normal blog que siga as regras básicas de escrita para a web apareça primeiro do que as próprias agências... e depois aparecem-me pedidos destes:

não entendi para que serve esse site. procurei mas não encontrei o preço da passabem aerea portugal-brasil. seria possivel obter essa informação?
obrigada

por favor gostaria de saber o preço dos cruzeiros no mediterrâneo

qual o preço da estadia no vosso hotel no funchal?

Quero dizer a todas as pessoas que me fazem estas perguntas que EU NÃO SOU uma Agência de Viagens!!!

Já agora, e uma vez que estou de férias, vou aproveitar para colocar aqui mais umas pérolas que me chegam quase diariamente ao e-mail de pedidos de pessoas que, não sei como, acham que eu sou a solução para todos os seus problemas:

preciso que me ajude encontrar uma amiga em vila real desing seu sms e 4090 o nome dela e helena lobo

meu filho faz todas as actualizações e na ultima do msn perdi meu mail. Criei um novo, mas não consigo entrar nele. Qual o procedimento?

como faço para vender mais na intenet?

Depois ainda há aqueles que me pedem para lhes enviar estudos e trabalhos já feitos para poderem usar na escola ou para poderem fazer relatórios no trabalho... Alguns deles são apenas pedidos para ajudar a resolver algumas dúvidas, às quais respondo se souber, mas a maior parte são pessoas que querem receber o trabalhinho todo feito... a esses nem respondo.

E pronto, este foi apenas um desabafo depois de meses a receber pedidos deste tipo... e nem vos falo dos que recebo no mail do Portal das Curiosidades! :D

Boas férias!


45 Comentários

Comente este artigo!

  1. ricardo

    Ivo, quem foi que disse que ter um weblog não era divertido!
    Na altura em que passaram a ser obrigatorios os coletes reflectores tambem recebi uns comentários interessantes.

  2. Dextro

    São estas pequenas coisas que animam um blog LOL :lol:

  3. José Castro

    e nem vos falo dos que recebo no mail do Portal das Curiosidades9!

    Oh… vá lá… O:-)

  4. salgadation

    Delicioso! Delicioso! ;-)
    Boas Férias!!

  5. Marco Gomes

    Agora que você vai receber mais visitas mesmo, encheu o texto com o termo “Agência de viagens” e relacionados, já era, os buscadores vão jurar de pé junto[1] que seu site é de uma agência de viagens, e eu estou repetindo o termo agência de viagens constantemente só pra lotar ainda mais sua caixa de e-mails :-)

    [1] termo bastante utilizado no Brasil, não sei se você vai entender.

  6. Francisco

    Caro Ivo,

    Antes de mais os meus parabens pelo seu website. De ha uns tempos para cá que o subscrevi e praticamente todos os artidos tem sido uma agradável surpresa.

    Visto que a maior parte do tempo leio o site por feed é sempre um prazer visita-lo pessoalmente pela estética simples e intuitiva.

    Quanto a ser ou não uma agencia de viágens, bom… isso já não sei! :)

    Abraço,
    Francisco

  7. Caparica

    Mas Ivo…
    foi vc quem alimentou os searchbots!

  8. Jose Luiz Coe

    Criou-se a cultura de que na Internet tudo é fácil e estas pessoas acomodadas acabam entrando no site, não se dão o trabalho de ler o que está escrito e, acabam atirando para tudo que é lado (enviam email, etc).

    Costumo colocar fotos no meu site e muita gente chega lá com pesquisas do tipo “foto+mulher+nua”… conteudo que não existe por lá… dá para imaginar os emails que recebo, né?

    Boas férias :)

  9. Arti

    LOL … é uma boa altura para ganhares uns trocos com o tráfego ;P.

    Se não os quiseres direcciona-os para mim que eu cá me entendo.
    … brincadeira

  10. André Barcellos

    Olá! Também recebo muitos pedidos diferentes devido aos sites criados para meus clientes.

    Recebo pedidos de custos de viagem, informações sobre aluguel de roupa, informações sobre o HONDA XPT1 …

    O que faço é encaminhar os pedidos aos meus clientes mais próximos ao pedido.

    Abraços!!

  11. Filipe Miguel Tavares

    Já agora, precisava de preços para alojamento perto do Festival Celta… mi podi facultarr? :-)

  12. renato cruz

    Alimentou os searchboots e o fez novamente agora!

    Agora ninguém segura, se eu fosse você estudaria uma forma de atender estes deslocados virtuais e ganhar uma boa grana! ;)

    Abraços

  13. Sérgio Rebelo

    E que tal colocares um link afiliado para uma qualquer agência de viagens para redireccionar as pessoas. Dessa forma estás a prestar um serviço e também a tirar uns cobres. ;)

    Mas já agora, há assim algum destino que me aconselhes especialmente?

  14. Ivo Gomes

    Ok, então vou abrir uma agência de viagens :D Tenho que mudar o título do artigo então :)

  15. Himler

    Todo aluno ou aluna de curso de computação faz isso invariavelmente. Recebo no mínimo umas 5 consultas por e-mail de como é que se faz um MSN. Respondo sempre da maneira correta: Filho liga prum tal de Bill G. e pergunta pra ele.

    Fiz alguns sites para agências de viagem, acabei removendo os créditos do rodapé das páginas, acho que o Brasil inteiro está viajando, com qual dinheiro é que não sei…

  16. Adriano Frazao

    Se já recebia muitos, só irá receber mais com este artigo e o rank para o termo agência de viagens só vai subir. :)

  17. Ivo Gomes

    Sim, mas ao menos agora posso responder aos pedidos com um link para este artigo :)

    Hoje recebi este:

    Gostava de ser informado relativamente a passeios de balão, quanto:
    – nº de pessoas/balão;
    – preço/pessoa ou total/passeio;
    – época de utilização;
    – duração do passeio.

    Agradeço antecipadamente a resposta às questões colocadas.

  18. himler

    Aqui em Minas consulte a Ana Stela no site da criatur turismo: [link removido]

  19. Ana Stella

    Liga não, eu tenho uma agência de turismo e vez ou outra alguém manda e-mail para pedir conselhos matrimoniais. Nunca entendi como é que chegaram ao meu site, e como é que perguntam tal coisa. Isso sem falar nos milhares que perguntam sobre lugares e dicas para fazer compras no Paraguai, e olhe, eu nem vendo pacotes para o paraguai

  20. Rodrigo

    É realmente impressionante a quantidade de pessoas pedem informação sem verificar o conteúdo do site.
    Creio que muita gente acredita que basta informar um termo de busca preciso e todos resultados da pesquisa do Sapo, Terra, etc., serão 100% relevantes…

  21. henrique guedes

    verdade seja dita tu vez um excelente comparativo sobre agencia ,sobre serviço
    seu fosse um diretor de uam agencia te chamava pra trabalhar comigo
    valeu excelente agora faz de carros
    ok um

  22. Eduardo Salvador

    Penso que para os buscadores, agora sim o seu site é um verdadeiro site de uma agência de viagens, pois este termo está em todo lugar! Vejo que tens um negócio batendo a sua porta…só falta querer abrir (risos). Parabéns pela página…

  23. Eva

    e ja agora como é que se abre uma agencia de viagem?

  24. Nomada

    Eu tambem nao sou uma agência de viagens, mas pelo meu site compreendo que as pessoas possam até pensar que sou…

  25. Tio_Wlad

    Recebo consultas sobre viagens, viajar de balão, Safari , excurções ecológicas na Siberia , e por ai vai. É inacreditável como alguém entra numa página web e vê o que deseja, ou o que sua mente formatou. E pedem preço, rota, passagens , zilhões de coisas, e pasmem, alguns fazem isso usando formulário do website.

  26. Margarida Lencastre

    LOL. Até que tem piada :P

  27. Vitor

    Você poderia escrever em algum lugar bem visível, tipo abaixo do logo, sobre o que se trata o site.

    Na primeira olhada não há como saber que seu site trata de acessibilidade, usabilidade e etc…
    Parece um site de notícia normal.
    É preciso navegar por ele para perceber o assunto central.
    Fica como sugestão…
    Abraço!

  28. Ivo Gomes

    @Vitor: Este site é um blog, e mesmo podendo ter o aspecto de artigo noticioso (a intenção é mesmo a de dar o aspecto de “artigo”) não sei como há pessoas que lendo um artigo pensam que estão num site de uma agência de viagens. Normalmente um site de viagens deve ter as várias viagens/ofertas acompanhadas pelos preços. Num site noticioso ou num blog, existem textos ou artigos, que apesar de falarem sobre uma viagem específica feita pelo autor, não significa que estejam a vender essa mesma viagem. É o mesmo que entrar num café para comprar cadeiras (só porque elas lá estão visíveis da montra).

    O problema é que as pessoas não lêem. Mesmo que eu colocasse o tema do site (está no título: Ergonomia e Sistemas de Informação) as pessoas vindas dos motores de busca não o iriam ler e continuariam a ir directamente para a página de contactos. Felizmente, já há alguns meses que não recebo nenhum pedido do género.

    E não sou o único a ter este problema. Uma vez um amigo meu escreveu um artigo no seu blog sobre uma máquina de fazer pão que tinha comprado, e passou 6 meses a receber e-mails de pessoas que lhe pediam receitas, peças para a máquina, etc…

    Como ergonomista (e consultor de usabilidade) tento fazer as coisas de modo a serem o mais óbvias possível, no entanto ainda há pessoas que não percebem o que é um site noticioso, o que é um blog, ou o que é o site de uma agência de viagens ou de um supermercado on-line. Infelizmente ainda é assim, mas espero que os sites se tornem cada vez mais amigáveis do utilizador (tento fazer isso nos que desenvolvo) e também que as pessoas ganhem mais conhecimentos e experiência no uso da Internet para poderem usufruir de todas as suas capacidades. Ainda há muitas pessoas que são “analfabetas” nesta área, mas penso que a maior parte da culpa é dos maus sites a que estão habituadas a navegar.

  29. Vitor

    Concordo com o que você falou… E acrescento ainda que acho isso um problema dos motores de busca… Eles deveriam avaliar a relevância de cada tópico no contexto do site todo.

    Só quis dar uma sugestão, pois até mesmo eu, sendo um web designer e possuindo um conhecimento um pouco(bem pouco) maior do que a maioria dos usuários, tive dificuldades para dizer qual era o tema principal do blog.

    Abraços e parabéns pelo blog. Leio quase todo dia aqui do Brasil…
    Muito bom seu conteúdo.

  30. Portal das Viagens

    Recebo com muita frequência pedidos de propostas para viagens, pois muitas pessoas entram no Portal das Viagens e julgam tratar-se de uma agência. No meu caso até têm desculpa!

  31. Leda Pestana

    Olá!!
    É apenas para dizer-lhe que AMEI o seu desabafo…hihihi…enfim haja pachorra para aturar este povo…lol

    P.S. Também cheguei até ao seu blog fazendo uma busca por “blogs viagens” hihihi….

    Valeu a pena….
    Jinhos

    Leda Pestana ;)

  32. Marcio

    Oi amigo, sei que teu blog não é de viagens..rs…mas acabei caindo aqui!!! Então aproveito pra te convidar pra conhecer nosso portal, o falaturista.com.br…trata-se de um portal de resenhas onde os usuários avaliam hotéis, restaurantes e destinos, seria muito legal pra gente se vc pudesse contribuir com algumas histórias. Mais detalhes só pedir…abração e boas viagens!!!

  33. Artur

    Ivo,

    Isso vem confirmar que SEO é assunto que ainda não faz parte do vocabulário das empresas que têm presença na net portuguesa.

    AINDA BEM …

    Não faças muito alarido, deixa estar, que os paraquedistas vão caindo (clicando nos ads).

    Abraços,

  34. Hudson

    he-he-he muito bom seu texto. Agora com tantas palavras sobre viagens aí é que o povo vai te atazanar mesmo! mas olha se quiseres manda todo mundo para o nosso sítio o http://www.viajandomelhor.com, este sim um site sobre viagens.

    Abraços e bom trabalho.

    Hudson

  35. philipe

    Já eu trabalho com viagens e posso responder essas perguntas. Como? Entre em http://www.mochileiro.net e terei prazer em responder :)

  36. Maria

    Há pessoas que estão a dar os primeiros passos na Internet (especialmente mais velhos) e estão tão desesperados às vezes que nos perguntam o Cabo e a Trindade sobre TUDO na net. Temos de ser pacientes, acho eu. Se alguém estiver interessado em férias num tour de moto em Cuba, visite http://www.worldmototour.com (também devem responder a questões de índole matrimonial se quiserem lol)

  37. VidaDeTurista

    Poxa.. E eu com um blog de viagens e turismo brigando com técnicas SEO para aparecer bem posicionado.. =)
    Abraço,
    Thiago

  38. Isabel Pereira

    Meu amigo, parabens se conseguiu por todos a entrar no seu site sem ser agencia de viagens
    eu sou operador turistico em Franca e passo a vida a pagar publicidades e nao consego ter o
    exito que voce tem, meus parabens.

    Se quizer pode indicar a n/ agencia e tera boa comissao
    melhores cumprimentos
    Feliz Natal e prospero ano novo
    A direcao
    Ebrair tour – Paris
    departamentode grupos

  39. Marcos Vans Recife

    Aconteceu algo parecido com a minha esposa que tem uma empresa de festa infantil em recife que se chama A fantasia , como o dominio dela é composto por este nome . O google acabou indicando ela para as buscas como por exemplo aluguel de fantasia recife. :) Apareceu um monte de gente querendo fantasia de tarzan , marinheiro . hehehe Ja to pensando em abrir uma empresa dessas …

  40. Miguel

    Falando de viagens:

    Acho que este é o sítio mais “louco” onde todos deviam tentar ir um dia, sobretudo correndo a célebre “Ruta 40”:

    http://classemedia.biz/blog/lifestyle/viagens/destinos/patagonia/

  41. Kris

    Olá Ivo. Pode não ser um agente de viagens, mas é uma fonte segura e isso confere-lhe toda a credibilidade necessária. Também há muitos agentes de viagens que nunca foram ao terreno e nem sabem o que estão a vender. Shame on them!
    Se tiver dicas para quem viaja por terras do Oriente, let me know! Bjinho

  42. voos Barcelona

    Porque é que não rentabilizas esse trafego , com alguma publicidade?

Blogs que "linkam" para aqui

  1. doispontocinco » SEO em Portugal
    10 de Agosto de 2006, 20:54
  2. Eu não sou a Manuela Ferreira Leite! | rcdesigner.net
    31 de Janeiro de 2010, 00:08
  3. De volta às agências de viagens… – IvoGomes.com
    17 de Junho de 2016, 09:06

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>