IvoGomes.com

Voltar ao início

Mais pausas no trabalho

Já aqui escrevi mais do que uma vez sobre os benefícios de fazer pequenas pausas ou micropausas durante o trabalho, especialmente para quem trabalha com computadores o dia inteiro. No entanto, é como se diz: "em casa de ferreiro, espeto de pau". Apesar de recomendar que se façam pausas, eu próprio não as fiz durante muito tempo.

Durante os últimos meses de trabalho intensivo em frente ao computador, notei que ao final do dia começava a ficar com a vista bastante cansada, e como uso lentes de contacto, o cansaço intensifica-se. Eram muitas horas sem descanso em frente ao computador. No final do dia, o cansaço era tanto que por vezes tinha que fechar os olhos durante um bom bocado para que deixassem de arder tanto... Nas últimas semanas estava com os olhos tão vermelhos que até os meus colegas me disseram que eu estava "todo lixado" (não exactamente com estas palavras, mas com outra começada por "f" :))...

Sendo assim, e depois de uma visita ao oftalmologista que me recomendou usar óculos durante algum tempo para descansar das lentes de contacto, resolvi por em prática aquilo que escrevi há algum tempo atrás: fazer pausas e micro-pausas durante o dia de trabalho.

Nestas últimas 3 semanas tenho cumprido rigorosamente todos os momentos de pausa que o meu computador me "obriga" a fazer: uma pausa de 8 minutos no final de cada hora de trabalho e mini-pausas de 10 segundos (para fechar os olhos) a cada 10 minutos de trabalho.

Pausas no trabalho com computadores

Noto melhoras a cada dia que passa! Já não chego a casa com a vista cansada e os olhos já não me ardem. Ainda estão um bocadinho vermelhos, mas está a passar aos poucos...

Além disso, estas pausas servem também para descontrair e relaxar os músculos. Aqui no escritório temos uma bola de futebol que dá para dar "uns toques" durante o tempo das pausas :)

Qual é o software que uso?

As pausas são controladas pela aplicação AntiRSI (só para Mac OS X) que permite definir a duração das pausas e micro-pausas e com que frequência elas devem ocorrer.

Para Windows e Linux também existe uma aplicação semelhante chamada WorkRave e esta tem a particulariedade de propor alguns exercícios durante as pausas maiores:

Exercícios propostos pelo WorkRave

Ambas as aplicações são grátis. Existem outras (umas melhores, outras piores) mas não são grátis...

Adiar as pausas?

Por vezes estamos tão empenhados no nosso trabalho que os ecrãs a dizer que temos que fazer uma pausa irritam um bocado. Isso já me aconteceu várias vezes: estou empenhado em terminar alguma coisa e aparece-me a informação a dizer para descansar 10 minutos. Às vezes a vontade é clicar em "Postpone" e adiar a pausa durante mais 10 minutos para poder acabar aquilo que estou a fazer, no entanto esse é o pior caminho a tomar... Se demorar apenas mais 1 minuto ou 2 para terminar o trabalho, então posso adiar a pausa, mas mais do que isso não.

O facto de fazer pausas de 10 minutos por cada 1 hora não significa que possa trabalhar 2 horas e fazer uma pausa de 20 minutos... Não, as pausas não são acumuláveis. O cansaço acumulado ao longo do dobro do tempo de trabalho não é recuperável no dobro do tempo das pausas, caso contrário a pausa não serve de nada...

É preciso alguma força de vontade para não nos deixarmos irritar pelas pausas e é o que tenho feito nas últimas 3 semanas e espero continuar a fazer daqui para a frente :)


20 Comentários

Comente este artigo!

  1. Dextro

    É uma excelente ideia e a aplicação no mac continua a ser sexy… Pareçe aqueles ecrãs do DVD de pausa hehe :D

  2. Romeu Figueira

    Para quem estiver a usar Ubuntu 5.10 e quiser usar o Workrave aconselho a usar a versão do repositório e não o ficheiro deb indicado na página do programa devido a problemas de dependências.

    Um simples “sudo apt-get install workrave” é suficiente.

  3. Francisco Cabrita

    :) só para ser ranhoso…
    Quem quiser instalar esta aplicação em FreeBSD.

    Um simples “pkg_add -r workrave” é suficiente.

    (em menos linhas :) )

  4. Visitante X

    Vais no bom caminho :D

  5. João Ramos

    Ivo, já somos dois com o mesmo problema, alias, acho que qualquer um de nós que trabalhe o dia todo em frente ao computador sofre do mesmo.
    Este post a mim espero que venha mesmo a fazer efeito, está perfeito, software para o meu mac e para pc da empresa e ainda por cima free. excelente.
    É algo mt importante termos cuidado com o que fazemos no trabalho para não comprometer a nossa vida fora dele.

  6. Fábio Caparica de Luna

    Oi Ivo…
    Minha grande preocupação é com a dificuldade de retomar o raciocínío que foi interrompido. É preciso ter muito “foco” para não se perder pelo caminho.

  7. Walmar Andrade

    Na empresa onde trabalho, tivemos justamente no dia que você publicou este post uma palestra sobre maneiras de evitar lesões por esforço repetitivo, indicando pausas e alongamentos durante a jornada de trabalho.

    E eu não pude ir porque não podia parar um minuto sequer um projeto que estamos fazendo para o Senado Federal e cujo prazo está no limite :P

  8. Osny Santos Netto

    Seu site está nota 10, artigos muito bons, vou começar a visitar direto.
    Abraços

  9. Levy

    Grande Ivo!

    Concordo que devemos dar pausas no trabalho, tanto pq benefecia nosso raciocinio e aos nossos orgãos, mas uma coisa devemos ter o nosso foco total sobre um trabalho, uma hora passa muito rapido, por isso oq eu recomendo é sempre cuidarmos para lubrificar nossos olhos e o alongamento dos nossos braços e sim ai o coffee-break. Outra dica o colirio tb ajuda hehe.

  10. Ivo Gomes

    Estas pausas não significam necessariamente deixar de trabalhar… Durante os 10 minutos de pausa podemos fazer outras tarefas tais como ler um documento em papel, tomar notas sobre alguma coisa e não perder os raciocínios… A pausa serve sobretudo para descansar a vista e relaxar os músculos, mas serve também para desempenhar outras tarefas que não estejam relacionadas com o computador.

  11. Monthiel

    Cara, eu preciso muito disso também, fico em frente ao micro pelo menos umas 9 horas por dia.. e com olha fixo..rs.r.s
    Quando chega a noite estou só o pó, parece que passei o dia enchendo laje, cansadíssimo…
    vou começar a praticar, e sair um pouco…
    fui

  12. Jorge Oliveira

    Comecei a usar hoje o WorkRave… No início atrapalhou um pouco, mas estou em crer que este é o caminho :)

    É um bocado bizarro fazermos os exercícios de relaxamento nas paragens de 10 minutos, mas sempre dá pra rir um bocado!

  13. Ivo Gomes

    Já consegui convencer algumas pessoas aqui da log para instalarem estas aplicações nos seus computadores. Há quem cumpra as pausas e há quem as cancele ao fim de alguns minutos porque, segundo eles: “Eu não consigo deixar de olhar para o monitor por mais de 5 minutos” :D

  14. José Luís Silva

    Este artigo veio mesmo a calhar. Por estes dias tenho trabalhado imenso, e a minha vista está neste momento a demonstrar sintomas de cansaço. A tal ponto que mal consigo abrir a vista do lado direito.

    Vou ver se consigo habituar-me à pausas. O pior é se começo a gostar das pausas… :D

  15. José Luís Agapito

    E mais uma coisa: A-vite (vende-se nas farmácias e toma-se uma cápsula por dia… é vitamina A) :)

  16. Ivo Gomes

    Nice ;)

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Olhos, ecrãs e afins » O Aviador
    7 de Abril de 2006, 12:10
  2. asasnegras » Arquivo do Blogue » Pausas no trabalho…
    15 de Abril de 2006, 16:37
  3. RSI e o computador ‹ lâmpada azul
    4 de Dezembro de 2006, 20:28
  4. Urls Sinistras » Blog Archive » Pausas no trabalho
    8 de Janeiro de 2007, 05:00

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>