IvoGomes.com

Voltar ao início

Usabilidade: Chinese Portrait

Para identificar melhor as espectativas dos utilizadores em relação aos conteúdos de determinado sistema, por vezes é necessário recorrer a técnicas mais arrojadas. O Chinese Portrait é utilizado frequentemente quando se quer fazer uma pesquisa de informação.

Basicamente, com o Chinese Portrait, utilizamos algumas imagens que funcionam como metáforas para os futuros conteúdos do sistema de informação (website, intranet, etc). As imagens são fornecidas aos participantes no estudo e é-lhes pedido que façam a associação entre uma imagem e uma funcionalidade que gostariam de ter no sistema.

Por exemplo, podemos mostrar um grupo de imagens (canivete, caixa de ferramentas, jornal, bloco de notas, caneta, cadeado, biblioteca, centro comercial, etc) e pedir que o utilizador nos indique 4 delas (sempre baseado nos conteúdos do sistema).

Com base nas escolhas dos utilizadores podemos ter uma ideia daquilo que eles esperam que o sistema tenha. Exemplo: se os utilizadores deram mais importância à imagem de uma biblioteca, isso significa que o sistema deve funcionar como uma base de dados de documentos úteis que o utilizador necessita para trabalhar. Ou se deram mais importância à imagem de um jornal, significa que os utilizadores esperam que o sistema seja uma fonte de informação importante... E por aí adiante...

No fundo, os utilizadores fazem um processo de associação entre as funcionalidades do sistema e um conjunto de objectos do dia-a-dia. Este método revela várias opiniões e emoções de que os utilizadores não têm consciênciia, e é mais fácil exprimir as suas emoções ao atribuir características "ridículas" ao objecto que se está a estudar. Este processo também permite que os utilizadores exprimam emoções que seriam difíceis de descrever por eles próprios.


3 Comentários

Comente este artigo!

  1. Fernando Lima

    Ivo,

    Excelente técnica. Acredito que ela possa ajudar bastante no processo de pesquisa e planejamento para o projeto a ser desenvolvido.

    Ao que parece, pode até quebrar um pouco a formalidade excessiva e discontrair os participantes por seu lado lúdico.

    Você já utilizou este método? Como você pré selecionaria essas imagens? Em que fase específica do projeto seria melhor empregado?

    Gostei do artigo, mas exemplificá-lo com situações reais (como no caso do artigo sobre prototipagem em papel) seria muito interessante.

    []´s

  2. Ivo Gomes

    Não usei este método directamente, mas durante o meu estágio na IconMedialab foi usado o Chinese Portrait num workshop com o cliente. A fase em que este método foi implementado foi na análise de requisitos para uma Intranet e serviu para compreender as expectativas dos responsáveis e dos utilizadores sobre o que seria e para que serviria a nova Intranet.

    Como não fui eu que o apliquei directamente, não posso exemplificar o seu uso numa situação real, mais do que já expliquei neste artigo, mas assim que tiver a oportunidade de voltar a aplicá-lo, com certeza irei escrever aqui como correu.

  3. Cátia Raquel Oliveira

    Ivo apesar deste post já ter uns aninhos, achei mesmo assim interessante este método que não conhecia.
    É sem dúvida uma abordagem informal de perceber quais as orientações a seguir num projecto através de, provavelmente, um feedback mais facilitador (se assim se pode dizer).

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>