IvoGomes.com

Voltar ao início

O que faz um Ergonomista?

Do ponto de vista do Ergonomista, tudo começa com a avaliação da tarefa. Quer seja uma tarefa de trabalho ou uma tarefa de lazer, é preciso ter um conhecimento dos requerimentos necessários para completar a tarefa.

Para explicar melhor, vou dar um exemplo de uma tarefa que quase toda a gente já executou pelo menos uma vez: mudar um pneu furado. O primeiro passo no desenvolvimento da intervenção ergonómica nesta tarefa é parti-la em vários passos distintos que possam ser convenientemente descritos. Por exemplo, vamos fazer uma lista de tarefas individuais envolvidas na mudança de um pneu. Quantas conseguimos definir?

  1. procurar o macaco
  2. remover o macaco do local onde estava armazenado
  3. colocar o macaco debaixo do carro
  4. levantar o carro com o macaco
  5. procurar a chave desaparafusadora
  6. remover a chave do local onde estava armazenada
  7. colocar a chave em posição para desapertar a porca
  8. desapertar a porca...

Podemos definir uns 50 passos individuais para completar esta simples tarefa.

Uma vez identificados todos os passos, é necessário tomar decisões relativamente a modificações que sejam necessárias efectuar. Uma questão importante para o ergonomista é: "A tarefa deve ser executada por um humano ou por uma máquina?" Se estamos a mudar o pneu do nosso carro, a resposta é obvia - vamos fazê-lo manualmente. No entanto, se estivessemos numa linha de montagem e a nossa tarefa fosse mudar pneus o dia todo, poderia haver alguns passos da tarefa que seriam executados mais rapidamente por uma máquina. Só como exemplo, um mecânico provavelmente usaria uma desaparafusadora eléctrica.

Se a tarefa é executada por um humano, a questão seguinte envolve a resposta humana. Por outras palavras, "Como é que o ser humano responde às necessidades da tarefa?" Tal como já foi dito anteriormente, realizar a tarefa uma vez (ex: mudar um pneu) está provavelmente dentro das capacidades de qualquer pessoa. No entanto, repetir essa mesma tarefa várias centenas e milhares de vezes todos os dias pode causar alguns problemas físicos. Existem requerimentos de força ou coordenação na tarefa? Se sim, o que irá acontecer ao ser humano com esta repetitividade?

Se o ser humano consegue aguentar os requisitos da tarefa facilmente, então outra questão pode ser colocada: "Será uma situação optimal?" Por outras palavras, será que algumas modificações podem tornar a tarefa mais simples ou menos stressante? Será que uma chave malhor ajudaria a remover as porcas com mais facilidade? Ou será que um tipo diferente de chave permitiria uma pessoa com artrite executar a mesma tarefa? Se for este o caso, o ergonomista pode trabalhar em conjunto com o fabricante da chave desaparafusadora para assegurar que a pega é desenhada adequadamente, que o peso da ferramenta é aceitável, e que os níveis de vibração estão dentro de limites toleráveis.

Por outro lado, se o ser humano não consegue aguentar os requisitos impostos pela tarefa, o ergonomista pode perguntar: Poderemos seleccionar e formar os trabalhadores de forma a que apenas sejam escolhidos para esta tarefa aqueles que têm capacidade para a tolerar? Que características específicas são necessárias para que alguém possa executar esta tarefa? Se a tarefa envolve a necessidade de fazer força será que alguém com artrite reumatóide nas mãos, ou com síndrome do túnel cárpico pode executar a tarefa?

Obviamente que isto poderia ser considerado discriminação. Seleccionar indivíduos que sejam capazes de efectuar determinada tarefa requer um conhecimento claro de todos os passos envolvidos. De facto, em alguns países é ilegal não contratar alguém só porque não consegue executar as "funçõs essenciais" de uma tarefa "com ou sem adaptação".

Partir as tarefas em pequenas funções essenciais e proporcionar adaptações razoáveis a pessoas com algum tipo de incapacidade também faz parte do trabalho do ergonomista.


72 Comentários

Comente este artigo!

  1. Luciana Cristina

    Olá Ivo!
    Pretendo fazer minha monografia em cima de uma análise comparativa de usabilidade de sites jurídicos. Lendo alguns trabalhos, mais especificamente os da Cláudia Dias, percebi que dos principais métodos de avaliação de usabilidade o método heurístico parece ser o mais aplicável quando a avaliação não será realizada nem por especialistas em usabilidade, nem através de usuários reais. O método ergonômico para avaliação da usabilidade de sites não ficou claro para mim. Por isso gostaria de ler outros trabalhos sobre este tema. Gostaria de aplicar outro método além do heurístico. Você tem alguma sugestão?
    Obrigada.

  2. Ivo Gomes

    Bem, teoricamente, o método heurístico deveria ser efectuado por um perito na área. No entanto, é possível que uma pessoa com apenas alguns conhecimentos de usabilidade possa fazer uma análise heurística, no entanto, se calhar não ficará tão completa ou tão bem feita como a faria um perito.
    Não existe um método ergonómico, existe sim uma análise caso a caso em que são seleccionadas as melhores abordagens e técnicas para resolver o problema. A ergonomia ajuda a identificar qual o melhor método a aplicar em cada situação.
    Para mais algumas informações sobre outros métodos de análise de usabilidade, sugiro que consulte o site do meu colega Juan­ Leal (www.seisdeagosto.com) onde poderá encontrar uma breve descrição de alguns métodos existentes.
    Para ver um exemplo de um teste de usabilidade com utilizadores reais, pode consultar este­ artigo https://www.ivogomes.com/index.php?p=73) aqui no meu site.

  3. Rodrigo

    olá, ivo estou a fazer um trabalho sobre ergonomia basica, e preciso de 3 ou 4 bibliografias, vc pode me ajudar, desde já agradeço. (a sua pagina e otima.)

  4. Ivo Gomes

    Sobre ergonomia básica:

    L\’Ergonomie, de Maurice Montmollin
    Applied Ergonomics
    Bodyspace
    Ergonomia no dia-a-dia, Francisco Rebelo

  5. Pedro

    Olá, eu neste momento estou a fazer um trabalho na escola sobre a ergonomia no trabalho e gostaria de saber se já n é possuidor de um trabalhado deste genero já feito. obg

  6. Ana

    Olá Ivo!

    Gosto muito de ler os seus comentários.
    Gostaria de saber mais de métodos de avaliação ergonómicos de um posto de trabalho(indústria).
    Obrigada.

  7. Ivo Gomes

    Na indústris há vários métodos bem conhecidos de avaliação de riscos, tais como o OCRA, o RULA ou a equação de NIOSH.

  8. Rute Sousa

    Agradeço que me ajude a informar sobre método Jam de avaliação de riscos laborais.
    Gosto da dinâmivca da página!

  9. Ivo Gomes

    Infelizmente não conheço esse método de avaliação de riscos. Conheço o OCRA, o RULA, a equação de NIOSH, etc, mas nunca ouvi falar do método Jam.

    Que tipo de riscos é que necessita de avaliar?

  10. claudia

    gostaria de saber como fazer uma intervenção ergonomica seguida d fotos

  11. anny Karinny

    Olá,sou estudante de design de interiores no CEFET-PB,em João Pessoa ,e estou preparando a minha monografia,que é sobre ergodesign,adorei o site,queria que vc me enviasse coisas sobre ergonomia,please.Até a próxima.

  12. Priscilla Freitas

    Olá,sou aluna de Fisioterapia, e estou a fazer um trabalho de Ergonomia com Policiais Rádio Operadores(atendente do 190) e precisava de uma idéia para nosso trabalho escrito.Introdução,objetivo,…etc.Nosso método é o RULA.
    Desde já, agradeço!

  13. Sandra Loureiro

    Oi Ivo,

    Curso especializacao em Ergonomia, sou Fisioterapeuta.
    Nao conheco o metodo Jam. Gostaria de saber algo sobre ele
    e aonde pesquisar. Gostei de seus comentarios.Desculpe os erros meu teclado nao esta bom.
    Grata,

    Sandra

  14. carolina lacerda moreira

    parabens Ivo! Estou fazendo pos grad em ergonomia e estou um pouco perdida sobre o tema.gostaria q voce me desseuma idéia e se possivel orientaçao bibliografica.Grata

  15. Cláudia m

    boa tarde!
    eu gostava que me esclarece-se um pouco mais sobre ergonomia… já percebi um pouco, mas eu estou a avaliar todos os cursos e interesei-m por este gostava por exemplo, se tirar o curso onde será que posso trabalhar, que tipo de empresas ou hospitais ( tou um pouco a toa)

  16. Renato

    Parabéns Ivo!
    Agradeço que me ajude a informar sobre métodos de avaliação de riscos biológicos.Grato,
    Renato

  17. mario

    eu estou a fazer um trabalho sobre ergonomia no local de trabalho, e gostaria que me ajudasse a desenvolve-lo.
    Eu admiro muito este site,porque esta muito bom.
    mas nao sei muito sobre este tema decidi pedir ajuda.desde já agradeço

  18. Juliana

    A monografia que estou fazendo é de um novo pneu e gostaria de saber quais são os itens de ergonômia que o pneu deve apresentar?

  19. Kleber

    Olá eu gostaria de um modelo com tabela pois estou cursando Tec.Seg. trabalho e gostataria de ver uma Obrigado

  20. Antonio Carlos Rabello unior

    Bom dia!

    Estou fazendo meu trabalho de conclusão de estágio sobre a ergonomia, alteração de sistemática de uma máquina para eliminar problema de ergonomia, gostaria de saber se você tem algum artigo que possa me enviar para ajudar a fazer o trabalho.

    Deste já agradeço.

  21. sílvia

    oi Ivo, td bem? eu estou em estágio numa empresa de fabrico de cablagens de automóveis e tanho k fazer uma analise/ avaliação de riscos numa linha de montagem, gostaria que me enviasses algum material que diga respeito a ergonomia, visto que ainda estou muito verde nesta matéria. mt obrigado!

  22. Filipe

    Olá! Tou a fazer um trabalho sobre Ergonomia na artrite reumatóide e respectivos problemas na vida diária. Será que me consegue arranjar algo do genero que me possa ajudar? Abraço e obrigado

  23. Andrea R. Oliveira

    Olá, gostei muito do seu artigo e sua forma didática de concetuar ergonomia. Estou trabalhando com esta área e gostaria de me manter informada.Obrigada.

  24. Andresa Reis de Oliveira

    Gostaria de saber qual curso deve se fazer para depois poder fazer ergonomia, estou interessada em fazer ergonomia mas não sei qual me habilita, educação física?fisioterapia, qual será??
    Além da dúvida gostaria de ficar por dentro das noticias relacionadas a Ergonimia.

    Obrigada,

    Andresa Reis

  25. Ivo Gomes

  26. Débora Kühl Campos

    Olá Ivo,

    Sou Fisioterapeuta e tenho uma Empresa que presta Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional, trabalho hoje com empresas de informática, porém, estou iniciando com um trabalho em indústria. os métodos de avaliação que tenho utilizado são: check list couto e critério semi quantitativo de moore-garg, além das avaliações antropométricas entre outros protocolos que utilizo,estive lendo sobre o Método Rula estou com literaturas da autora Lia Buarque de Macedo Guimarães, mas ainda não consegui chegar à forma de aplicação do protocolo, talvez possa me orientar quanto a aplicação do mesmo. obrigada!!

  27. Ivo Gomes

    A aplicação do método RULA é bastante simples. Existe até uma aplicação web que pode ser utilizada para fazer o cálculo em: http://www.rula.co.uk/

    Alternativamente podem descarregar o PDF para preencher à mão.

  28. Eduardo de F. Aranha

    Ivo, muito interessante sua página e contém muitas informações valiosas, sou Fisioterapeuta e Téc. De Seg. Do Trabalho, estou cursando pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho com ênfase em Ergonomia,gostaria de informações sobre aplicativos (sotware) que contenham avaliações posturais, se você conhece alguns e onde conseguilos?
    Agradeço antecipadamente.

  29. Ivo Gomes

    Na net existe o RULA – Rapid Upper Limb Assessment (http://www.rula.co.uk/) que permite fazer a avaliação de posturas.

    Depois existem outros métodos tais como o OCRA ou a equação de NIOSH mas não creio que tenham aplicações online.

  30. lUCIANA

    OLÁ IVO
    ESTOU ENTRANDO NA AREA DE ERGONOMIA,SOU FISIOTERAPEUTA,TEM JEITO DE VC ME DÁ UMAS ORIENTAÇÕES SOBRE método de avaliação de riscos. OCRA, o RULA, a equação de NIOSH, etc…
    DESDE JA AGRADEÇO

  31. Cláudia

    Oi Ivo! Tudo bem? gostari que vc me enviasse algumas orientações e bibliogafias sobre laudo ergonomico.
    Agradeço desde já.

  32. kleverton menezes

    Olá ivo, como vai? Bem, eu sou acadêmico de fisioterapia e estou realizando um trabalho, monografia, com acadêmicos de odontologia e irei aplicar o método rula para as posturas de membros superiores, e gostaria de saber como realizar e como posso ter mais acesso a este método, vc poderia me ajudar obrigado.

  33. Alexandre

    Tudo bem ivo?! Estou interessado em fazer um básico de ergonomia voltado para a área de Segurança do Trabalho. Porém o curso que tenho dúvidas em fazer é o: “Ergonomia do Ambiente Construído”. A minha pergunta é: “será interessante fazê-lo para o aperfeiçoamento em minha área?? Obrigado.

  34. Ivo Gomes

    Olá Alexandre. Não faço ideia o que será “Ergonomia do Ambiente Construído”. Que tal fazer um curso de HST (nível V)? Esse penso que será o mais indicado para essa área.

  35. Luis Carlos

    Caro Ivo.
    Muito tenho aprendido com o confronto de perguntas e respostas que tem vindo a ser feitas por aqui.
    Aproveito entretanto para colocar uma questao que se prende com uma tese de final de pos graduação que me é solicitado que apresente.
    Agradecia que me propusesse um metodo de avaliação de riscos ergonomicos relacionados com actividades administrativas (secretaria; ecrans de dados; cadeiras; ambiente ao redor do posto de trabalho;etc)e se não for abusar da sua amabilidade a indicação de uma check list adequada a esse proposito.
    Apresento desde ja os meus agradecimentos
    Luis

  36. Ivo Gomes

    Não existem riscos ergonómicos. Existem sim situações de risco que podem ser eliminadas ou minimizadas através de uma intervenção ergonómica.

    No site da OSHA encontra bastante informação sobre a envolvente de um trabalho com computadores:
    http://www.osha.gov/SLTC/etools/computerworkstations/index.html
    (também contém uma checklist)

  37. Luis Carlos

    Caro Ivo Gomes
    De facto reconheco que a minha pergunta foi mal colocada e agradeço a sua correcção.De facto nao se pode falar de riscos ergonomicos, mas pergunto se na abordagem ergonomica, faz sentido fazer uma analise, por exemplo pelo metodo das matrizes,das situaçoes abservaveis e quantificar e qualificar o risco em face da sua probabilidade e gravidade.
    De facto é esse o procedimento que habitualmente realizo em materia de riscos gerais.
    Mais uma vez agradeço a sua dedicada ajuda no esclarecimento destes temas.

  38. Marcelo

    Sobre os comentários a respeito do Método NIOSH, sei que tem uma empresa que possui um aplicativo sobre ele. O site é http://www.fbfsistemas.com

  39. Ivo Gomes

    @Luis Carlos: Existem vários tipos de análises. Uma delas pode ser através do uso de uma matriz, algo sobre o qual já escrevi aqui no blog:
    Matriz de Avaliação

  40. Cristiane

    Olá, sou Engenheira de Segurança do trabalho, gostaria de saber se eu posso assinar uma avaliação ergonômica pormenorizada? Desde já agradeço

  41. Ivo Gomes

    Não lhe sei informar sobre isso. Existem realmente alguns relatórios em que é necessário um técnico certificado para os assinar (ex: arquitecto, técnico superior de SHST, etc), mas em relação a um relatório de ergonomia não me parece que legalmente haja esse requisito. Mas também pode depender de país para país. Não sei se é do Brasil ou de Portugal e a lei de cada país pode ser diferente para estes casos.

  42. Naelka Fernandes

    Caro Ivo, sou acadêmica de Fisioterapia e estou fazendo uma pesquisa sobre “Ergonomia Escolar e o papel da Fisioterapia”. Já pesquisei alguns trabalhos, porém,se puder me ajudar com alguma outra informação sobre este assunto,ficarei muito agradecida.

  43. Ivo Gomes

    Penso que existe uma base de dados antropométrica da população infantil portuguesa que poderá ser bastante útil nesse contexto. Infelizmente só não sei onde a encontrar, talvez contactando o Dep. de Ergonomia da FMH

  44. Valeska

    Ivo,

    para uma pessoa se tornar um ergonomista esta necessita de uma especialização em ergonomia? Certo?
    A pessoa que já possui uma graduação como eu (Educação Física), deve fazer uma especialização para que possua o certificado de Ergonomista atorizado pela ABERGO?
    É isso?
    E, aproveito para parabenizar pela pagina que contribui com informações claras e de grande relevância.

    Obrigada
    Valeska

  45. angela

    Olá Ivo,
    Sobre este tema da avaliação de riscos encontrei à dias um programa muito util em http://ruipinho.wordpress.com/ que permite avaliar os riscos nos postos de trabalho. Parabens pelo site

  46. Ivo Gomes

    Olá Valeska.
    Em Portugal, para se tornar ergonomista é necessário ter uma Licenciatura em Ergonomia. A Ergonomia não está directamente relacionada com a Educação Física mas mais com as ciências do trabalho e da psicologia (se bem que aplique um pouco de fisionomia do esforço e alguns conhecimentos sobre o corpo humano também).
    Assim, sugiro que procure uma pós-graduação e também que contacte a ABERGO para saber que cursos existem no Brasil e como pode ser reconhecida como Ergonomista.

  47. Ivo Gomes

    Olá Angela.

    Obrigado pelo link.

  48. Celio

    Gostaria de saber se em Portugal há normas estatais que tratam de segurança e saúde do trabalhador, inclusive Ergonomia.

  49. Ivo Gomes

    Olá Célio.

    Em Portugal seguem-se as Normas e Directivas Europeias que depois são transformadas em leis e decretos-lei.

    A segurança, saúde e higiene nos locais de trabalho é regulada pelo Decreto-Lei n.º 441/91 de 14 de Novembro:

    Aprova o regime jurídico do enquadramento da segurança, higiene e saúde no trabalho.
    No pressuposto de que todos os trabalhadores têm direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e protecção da saúde, devendo ainda o desenvolvimento económico visar a promoção da humanização do trabalho nas referidas condições, são estabelecidas diversas regras, com o intuito de desenvolver estes princípios gerais enunciados.
    Desta forma, são fixadas diversas obrigações não só da entidade patronal como dos trabalhadores. Permite-se a criação de comissões de higiene e de segurança no trabalho, atribuem-se competências de fiscalização do cumprimento da legislação relativa a segurança, higiene e saúde no trabalho, entre outras entidades, à Inspecção-Geral do Trabalho, e disciplinam-se os processos de
    licenciamento e autorização de laboração.

  50. Samanta

    gostaria de saber se para realizar um laudo ergonômico é necessário alguma especialização, pois sou fisioterapeuta

    obrigada

    Samanta

  51. Carlos Alberto Bruno Westermanann

    Caro amigo:
    Estou fazendo um trabalho sobre ergonômetria para laboratorio de prótese dentaria, pois estu me formando em tecnico de prótese dentaria e na diciplina Bio-segurança tenho que apresentar tudo sobre ergonômetria se tiver algum videos ou qualquer coisa que possa me ajudar a esplicar sobre o estudo da ergonometria no laboratorio de protese dentaria.
    desde já agradeso a sua atenção
    Obrigado Carlos Alberto.

  52. Paula

    Olá Ivo.Estou cursando o ultimo ano de fisioterapia e gostaria de saber se existe um curso bom de especialização em ergonomia em Portugal.E se essa area tem um bom mercado de trabalho?
    Obrigada

  53. Ivo Gomes

    Olá Paula. Em Portugal existe uma licenciatura em Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana. Quanto ao mercado, penso que não é muito difícil encontrar trabalho uma vez que a ergonomia trabalha com várias áreas (SHST, indústria, usabilidade, etc) e de todos os meus colegas de curso, todos estão a trabalhar como ergonomistas.

  54. Roseli da Silva Cesar

    Terminei o curso técnico de Segurança do Trabalho agora dia 18/12/2008.Já assisti algumas palestras sobre ergnonomia e me interessei por ergonomia, o que precisa para fazer o curso ou me especializar na área? No meu curso segurança do trabalho eu tive essa diciplina. Para me especializar na área preciso do que? Por favor Ivo me manda o material po e-mail. abrigado.

  55. Ivo Gomes

    Olá Roseli.
    Pode tirar uma licenciatura em Ergonomia ou fazer uma Pós-Graduação

  56. Tamires

    nossa! realmente adorei estes seus ensinamentos sobre ergonomia. Me ajudará muito em meu trabalho de sinalização, obrigada por compartilhar o que sabe com outras pessoas.
    Abraços.

  57. Jean Jarrier Medeiros Souto

    Sou Educador Físico e Fisioterapeuta. Fiz a especialização em Ergonomia na PUC-Rio e estou indo estudar a língua inglesa antes de entrar no Mestrado. Inclusive me interessei muito no da FMH.
    Tenho interesse na gestão de riscos e da qualidade na formaçao de atleta profissional de futebol, então penso em tema que aborde Perfil Epidemiológico em determinada tarefa com os fundamentos mais utilizados (goleiro, atacante…)e relacionar a legislação trabalhista.
    Considero muito novo o tema por não encontrar referências.
    Então venho lhe pedir opinião relacionada ao melhor caminho para esta formação. E se a considera a ideal para quem quer inovar e atuar em clubes formadores.

    Grato,

    Jean

  58. Dulciléia

    Olá, Ivo!
    Pretendo fazer um trabalho em cooperativa de material recliclável, abordando a parte ergonômica, principalmente na triagem dos materiais.Gostaria de saber mais a respeito do método Rula.
    Abço.

  59. Ivo Gomes

    Olá Jean. Eu não sou a melhor pessoa para aconselhar sobre desporto ou fisioterapia. No entanto, a FMH poderá ser o melhor local para fazer a sua investigação porque permite ter lado a lado os laboratórios de ergonomia, biomecânica e os cursos e equipamentos para a prática de desporto, tudo no mesmo edifício/faculdade

  60. Ivo Gomes

    Olá Dulciléia.

    A aplicação do método RULA é bastante simples. Existe até uma aplicação web que pode ser utilizada para fazer o cálculo em: http://www.rula.co.uk/

    Alternativamente pode descarregar o PDF para preencher à mão.

  61. Bruno

    Ivo, sou aluno do curso de Engenharia de Produção da UFES e estou fazendo um trabalho em uma fabrica de tijolos ecológicos voltado para a área de ergônomia, mais precisamente no setor de produção da massa e sua prensagem, mas não sei que indicador pode ser usado para medir a necessidade de melhoria do processo de carregamento do balde com a massa (23kg por balde) até um silo onde a massa é colocada afim de ser prensada, esse silo fica a uma altura de 1,67m de altura e para chegar até ele o funcionário sobe em uma escada e coloca o balde acima da cabeça para poder abastecer o mesmo, preciso disso para provar a importância de sua modifição.
    Desde já agradeço pela atenção.

  62. Ivo Gomes

    Olá Bruno, para a movimentação manual de cargas podes usar a equação de NIOSH (mais info aqui: http://www.cdc.gov/niosh/docs/94-110)

  63. maria

    ola ivo tenho que entregar um trabalho segunda feira,preciso de um processo e nele fazer uma analise de um so posto pois com o estudo desse posto tenho que preencher o formulario de moore e garg e o formulario do reba me ajude,tenho que ter todo o o processo p´ra eu chegar nas respostas dos formularios acho que vc ja preencheu esswes formularios obrigado se vc me atender sou estudante de segurança no trabalho

  64. valdirene de santana santos

    óla amigo! Estou fazendo uma pesquisa e gostaria muito da sua ajuda, pode me ajudar? Meu professor da faculdade é muito observador e detalhista.Resuma para mim. O que vem a ser ergonomia?Como eu posso começar a minha pesquisa? Espero a resposta viu um grande abraço sucesso.

  65. Silas Botelho

    Olá, sou professor de Educação Física e Fisiologista do exercício, trabalho com ginástica Laboral e penso em me especializar em ergonomia, mas tenho uma dúvida, poderei executar todas atividades prerrogativas a um ergonomista perante uma empresa? pois a minha formação básica não é em engenharia!

  66. Ivo Gomes

    Olá.
    Não existe nenhuma lei/regra que diga que não possa executar determinada função por não ser ergonomista.
    Há muitos profissionais de outras áreas que trabalham no ramo da ergonomia, desde que tenham alguma especialização sobre a área em que estão a trabalhar.

  67. joana

    ola! gostava de saber se algum dessas metodos aqui falados (RULA,OCRA…) estao validados para Portugal e se sim onde poderei encontrei isso

  68. Yuri

    Ivo por favor me envie o seu e-mail particular.

    abraço

    Yuri

  69. Murilo Gonçalves

    Boa tarde IVO,

    Estou querendo fazer a especialização em Ergonomia. Gostaria de saber se com esta especialização eu posso aplicar Ginástica Laboral nas empresas?
    Ou na verdade é só pessoas formadas em Educação Física ou Fisoterapeuta?

    Obrigado

  70. Sabrina

    Vocês poderiam me dar algum exemplo de empresas químicas que praticam a ergonomia?

  71. Paty

    Olá, Ivo!
    Show o seu blog … Parabéns!
    Estou me formando em técnica de segurança do trabalho. E meu penúltimo módulo está sendo ergonomia e me identifiquei muito.
    Quero fazer um curso para se especializar na área, só posso cursar fisioterapia ou educação física para fazer a pós em ergonomia ou exemplo se eu fizesse uma graduação tecnológica de segurança do trabalho mesmo, poderia fazer a pós e exercer a actividade de uma ergonomista? 😨😂😊

  72. Ivo Gomes

    Paty, não creio que seja necessário ter certificação para exercera atividade de ergonomista, no entanto a graduação apenas em segurança no trabalho apenas serve para exercer segurança no trabalho. Ergonomia é muito mais do que isso e engolba muitas outras áreas.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>