IvoGomes.com

Voltar ao início

Card Sorting

Este fim-de-semana tive uma agradável surpresa! O Gustavo Pimenta, fundador da REPUX (Rede Portuguesa de User Experience) ofereceu-me uma licenca do software xSort, uma aplicação que permite realizar um Card Sorting virtual.

iPragma xSortO xSort é um projecto desenvolvido em Portugal pelo Miguel Arroz e pelo Gustavo Pimenta. Esta aplicação, desenvolvida para Mac OS X, tem como objectivo ajudar os profissionais de User Experience a conceber e realizar testes de Card Sorting.

O que é o Card Sorting?

O Card Sorting é um método para identificar a estrutura ou arquitectura de informação de uma lista não ordenada de ideias ou de outros itens. Cada ideia ou item é escrita num pequeno cartão e é pedido a um grupo de utilizadores para ordenar os cartões por grupos.

Se o grupo de participantes for representativo da população alvo, então os resultados do Card Sorting podem ser usados para definir a estrutura de navegação do website, uma vez que reflectem a estrutura que os utilizadores esperam encontrar quando esses itens lhes são apresentados.

No fundo, esta técnica permite identificar e delinear a arquitectura de informação e a navegação de uma aplicação ou website.

Como se faz?

Inicialmente, faz-se a recolha dos dados que queremos analisar. Escreve-se cada item num cartão separadamente e numeram-se os cartões nas costas. Devemos assegurar-nos que temos uma mesa ampla para que os participantes possam ordenar os cartões.

Os participantes devem ter características semelhantes às da população alvo. Devemos ter pelo menos 6 participantes.

Os cartões devem ser baralhados de modo a que cada participante não receba a mesma sequência do participante anterior. De seguida, cada participante deve organizar os cartões por grupos. Pode ser dada aos participantes uma breve indicação da quantidade de grupos que queremos no final.
Devemos explicar também que pode existir um grupo de cartões "sem nome"?, ou seja, cartões que o participante ache que não pertencem a nenhum grupo em especial, no entanto terão de ser colocados o maior número de cartões possível em grupos e dar um nome a cada um desses grupos.

xSort Card Sorting

Por vezes os participantes podem tentar associar dois ou mais grupos entre si através da proximidade entre eles em cima da mesa; estas informações devem ser anotadas.
No final, devemos anotar os grupos criados pelo participante usando os números nas costas de cada cartão.

Análise dos Dados

Se os resultados obtidos forem muito semelhantes entre participantes, pode ser feito um resumo dos cartões que aparecem em cada grupo e dar um nome global a cada um dos grupos. No entanto, os resultados do Card Sorting raramente são assim tão semelhantes.

O método mais comum de análise de dados complexos do Card Sorting é um método estatístico chamado "cluster analysis". No entanto, a aplicação deste método implica conhecimentos avançados de estatística e álgebra.

xSort Cluster Analysis

O xSort permite fazer tudo isto automaticamente, incluindo todos os cálculos :)

Para Windows também existe um software de Card Sorting, chamado CardZort, mas ainda não experimentei...
É possível que hajam outras aplicações que permitam fazer Card Sorting e calcular os resultados finais. Basta procurar...

Eu pessoalmente prefiro usar os cartõezinhos em cima da mesa em vez de usar o software, mas quando temos bastantes utilizadores, torna-se útil usar este tipo de software para realizar os cálculos de forma mais rápida e eficiente.

Opcionalmente, quem quiser também pode testar este método de análise de Card Sorting usando uma simples folha de Excel.

Métodos Alternativos

Em alternativa ao Card Sorting, pode ser feito um Diagrama de Afinidades em que um grupo de participantes é convidado a ordenar uma série de cartões até se chegar a um consenso geral. Desta forma elimina-se a necessidade de efectuar cálculos matemáticos para identificar qual a ordenação final dos cartões.


12 Comentários

Comente este artigo!

  1. Mario

    É sem dúvida interessante mas fugindo ao do programa em si e falando de Card Sorting apenas, se a amostra da população for um número elevado, não poderá causar grandes demoras até atingirem um consenso geral?

  2. Ivo Gomes

    Quanto maior a amostra, maior é a tendência de se encontrar um padrão…

  3. Gustavo Gawryszewski

    Eu achei um legal tambem… http://www.cardsort.net é opensource e multiplataforma, mas ele não faz a analise dos dados…
    :-)

  4. Gustavo

    Obrigado pelo post!

    Quando às aplicações de card sorting existentes no mercado, a Donna Maurer, que está a escrever um livro sobre card sorting, mantém uma lista actualizada em http://tinyurl.com/mautf

  5. Frederico Costa

    Sinceramente nao era muito apologista desta técnica de cartões, mas após de ter a honra de ser leccionado pelo guru da usabilidade Larry Constantine, lá me convenceu e desde entao tem sido uma constante usar a técnica. E esta ferramenta parece ser muito interessante e desde ja cativou-me e tenciono testa-la.
    Obrigado pelo post. ;)

  6. Cris Rocha

    Estava exatamente procurando um software para aplicação de Card Sort e icon sort, se vcs souberem de mais alguma coisa, por gentileza me avise.

    Grata,

  7. RaymonWazerri

    Hey,
    I love what you’e doing!
    Don’t ever change and best of luck.

    Raymon W.

  8. JoeyBurns

    Wow, there is some really nice info here.
    I’ll definitely come back soon to see everything.
    Way to go! ;-)

    Joey

  9. Hélio Costa

    Existe essa ferramenta também:

    http://websort.net/

    Porém ela não dá suporte a sub-grupos e também limita-se a 10 usuários por projeto.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. ivogomes.com » Soluções web centradas no utilizador
    14 de Julho de 2006, 09:10
  2. » I Encontro de Design Multimédia – IvoGomes.com
    10 de Agosto de 2007, 09:44
  3. Um ano de SAPO | IvoGomes.com
    8 de Março de 2010, 11:19

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>