IvoGomes.com

Voltar ao início

Testes de Usabilidade no Meo Interactivo

Há cerca de 2 meses atrás foi lançado o Meo Interactivo. Foi um projecto que foi acompanhado pela equipa de UX do SAPO (da qual faço parte) e que podem saber mais detalhes sobre todo o processo aqui.

Apesar de ter sido um projecto que foi acompanhado desde o início por nós, não houve a possibilidade de fazer testes com utilizadores na fase inicial. Os interfaces foram concebidos com base em regras de usabilidade, boas práticas, heurísticas e também pela nossa experiência de observação de centenas de testes de usabilidade em várias plataformas.

O resultado final, segundo os relatos de vários utilizadores, foi excelente. E a facilidade de utilização, bem como os conteúdos fornecidos, são um dos principais factores da satisfação dos utilizadores.

No entanto, sem uma observação da forma como os utilizadores usam o nosso produto, não é possível saber se o interface que por nós foi pensado se adequa à utilização de um utilizador normal sentado no sofá de sua casa. E como tal, esta semana fizémos um conjunto de testes de usabilidade com vários participantes. Uns já eram clientes Meo, outros nunca viram um comando do Meo à frente na vida.

Testes de Usabilidade ao Meo

Alguns dos resultados retirados dos testes foram:

A navegação pelos vários menus e a execução de acções como abrir as aplicações, adicionar e remover dos favoritos e ordenar os favoritos foram todas executadas com sucesso, mesmo pelos utilizadores que nunca tinham mexido num comando do Meo. O facto de tudo poder ser feito usando apenas as setas de direcção e a tecla de OK faz com que seja muito simples de usar o interface :)

Ordenação dos favoritos

Um dos principais problemas encontrados foi a dificuldade que os utilizadores que navegam pela primeira vez associarem que os ícones na Doca (acessível através da tecla azul) são as aplicações que adicionaram aos Favoritos. Só após alguma exploração é que associaram as duas coisas. Já temos algumas sugestões para tornar esta associação mais óbvia e em breve irão ser implementadas.

Um outro problema da Doca é que o item que dá acesso às restantes aplicações também não é totalmente perceptível. Vamos alterar a iconografia e a nomenclatura para o tornar mais fácil de perceber.

Gravação dos testes

Foram ainda testados alguns novos ecrãs que estamos a pensar introduzir e os resultados foram bastante positivos. Todos os problemas encontrados estão já a ser resolvidos mas alegra-nos que todos os utilizadores tenham conseguido executar com sucesso as tarefas que lhes foram dadas.

No final, cada participante levou para casa uma caixa com uma temporada completa de uma série :)

Prémios para os participantes

Se forem utilizadores regulares do Meo Interactivo e tiverem alguma sugestão de melhoria ou tenham um problema que costumam encontrar frequentemente, podem comentar aqui neste artigo e iremos tentar encontrar uma forma de o resolver.

NOTA: Este artigo foi escrito também no blog SAPO UX


2 Comentários

Comente este artigo!

  1. Rui Barbosa

    Boas,

    Aproveitando o repto, a função “Localizar-me automaticamente” não funciona. Estou a usar Meo Fibra no centro do Porto e sou localizado em Lisboa…

  2. filmeskeuvi

    A grande chatice é por exemplo sempre que vou à aplicação do facebook e volto para a tv tenho de voltar a fazer os passos todos para voltar ao facebook, o que faz com que… não use a aplicação.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>