IvoGomes.com

Voltar ao início

Novos sites do governo: NetEmprego

Continuando a análise iniciada no artigo anterior sobre os dois novos sites do governo, o ViaCTT e o NetEmprego, vou agora fazer uma breve análise sobre este último que tem como objectivo ser um ponto de partida para os cidadãos à procura de emprego.

NetEmprego

A página inicial do NetEmprego parece bastante simples e com o formulário de login bem visível mais ou menos no centro da página, no entanto não se percebe a escolhe entre candidato ou entidade empregadora no login. Essa informação não está já definida no nome de utilizador? Porque é necessário escolher essa opção se no registo já é feita essa separação?

Página inicial do NetEmprego

Ao navegar pelas várias áreas do site, o menu está sempre seleccionado na Página Inicial, ou seja, mesmo estando a ver a página das Oportunidades de Emprego, no menu, o que está seleccionado é a página inicial.

O menu mantém-se seleccionado na página inicial

Ainda na página de procura de ofertas de emprego muitas acções não funcionam no meu browser (Safari) incluindo a pesquisa em si. Mudando para o Firefox já foi possível efectuar pesquisas e activar a pesquisa avançada.
Na pesquisa simples, a escolha da área profissional não é tarefa fácil dada a quantidade de informação existente na lista foi dificil encontrar empregos relacionados com informática. Inicialmente procurei por Informática, mas após muito procurar lá encontrei a área "Especialistas da Informática"...

Escolha da área profissional

Finalmente, há algumas opções que estão disponíveis no site mas em que só é possível aceder estando registado. Nesse caso essas opções não deveriam estar visíveis evitando-se assim que os utilizadores cheguem a determinado sítio e lhes seja barrado o acesso porque não estão registados.

Em termos de acessibilidade, o NetEmprego está melhor do que o ViaCTT. No teste do TAWDIS apenas existem 2 instâncias de nível 1 que não passam no teste e ambas são relativas a imagens sem texto alternativo. Existem ainda 65 instâncias que requerem revisão manual mas com um pouco mais de esforço podia-se melhorar bastante este aspecto.
Quanto ao código em si, mais uma vez não são usados os web standards e no validador de XHTML 1.0 aparecem 60 erros (ao contrário do ViaCTT, o NetEmprego tem um DOCTYPE e o encoding bem definidos no HTML).

Na área pessoal existe a possibilidade de aumentar ligeiramente o tamanho do texto, mas apenas os títulos e algumas frases são ligeiramente aumentados de tamanho (a diferença não é muita) enquanto que a maior parte do texto e dos formulários mantém o tamanho de letra original. De que serve então esta opção que está escondida na área pessoal em vez de estar em todas as páginas?

Em baixo podemos ver a diferença entre a mesma página com o texto normal e com o texto aumentado:
Tamanho do texto: normal vs. aumentado

Tal como diz e bem o Karlus:

O Governo até é bem intencionado, mas porque raio insistem eles em entrar na Internet em áreas em que os privados já se encontram a fazer um bom trabalho?[...]A título de exemplo, a procura por ofertas para "Técnicos de informática" na região do Porto retorna 2 ofertas. Uma especifica um salário de €750 brutos e ambas são para trabalho temporário. No ITJobs hoje, só para o Porto conto mais de 20. E se for aos sites de emprego do costume, mais devo encontrar noutras áreas.

Ou seja, para quê usar o NetEmprego quando nos sites privados que já existiam antes, as ofertas de emprego são bem melhores? É apenas mais um desperdício de dinheiro do estado numa coisa mal feita e que funciona mal...

Artigos relacionados


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. Fabrício Marchezini

    Pois é, Ivo. Vejo que não são só os brasileiros que sofrem com a má qualidade dos sites do governo. Eu mesmo já escrevi dois posts sobre isso no meu blog. Por ser uma instituição muito lenta e burocrática, o governo é sempre o último a adotar as técnicas e práticas modernas. Já estou conformado com isso.

    Eu gostaria de conhecer sites governamentais realmente bem feitos. Acho que nunca vi nenhum.

  2. Belmira Maria M. pereira

    O nosso 1º ministro,tem feito algumas coisas a nível da educação,nomeadamente na formação profissional.Mas,que adianta isso?Tenho um curso na área da estética,mas por razões de saúde,deixei de exercer,Agora,queria muito arranjar outra ocupação,mas as pessoas na casa dos 50 anos,não interessa aos patrões.Os jovens são importantes,mas os mais velhos são muito mais responsáveis,aprendem com facilidade e estão mais disponiveis.

  3. Carlos Manuel Francisco lima

    Procuro um emprego por estou desemprego a muito tempo, embora sendo um trabalhador esemplar.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. ivogomes.com » Novos sites do governo: ViaCTT
    4 de Julho de 2006, 15:51
  2. Code Meets Design » Blog Archive » Oferta de Emprego Online
    6 de Julho de 2006, 13:32

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>