IvoGomes.com

Voltar ao início

Novos sites do governo: ViaCTT

Na semana passada o Governo lançou dois novos sites que, segundo eles, irão facilitar bastante a vida dos cidadãos e eliminarão muitas burocracias. Os sites lançados foram o ViaCTT e o NetEmprego. Vou fazer aqui uma breve análise a cada um dos sites em termos de usabilidade e acessibilidade, começando pelo ViaCTT.

ViaCTT

O ViaCTT é um serviço que permite que todos os cidadãos e empresas tenham uma caixa de correio electrónica onde podem receber a correspondência. A caixa postal electrónica faz parte do programa para simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex), e está incluído no Plano Tecnológico, que foi lançado em Novembro pelo Governo.

Uma das vantagens do ViaCTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio. Através da sua caixa de email, o utilizador poderá também efectuar pagamentos.

Ao aceder ao site, a primeira impressão que se tem é a extrema lentidão de carregamento das imagens. A página inicial contém duas imagens que no total têm cerca de 160Kb. Para um site que se espera que seja acedido por todos os portugueses (cerca de 10 milhões), ter uma página que gaste tanta largura de banda vai tornar-se numa despesa mensal enorme para o estado.

Página inicial do ViaCTT

Se repararem no canto inferior direito da página, existe informação de que o site tem um nível de acessibilidade de conformidade A, ou seja, passa em todos os testes de prioridade 1. No entanto, só na página inicial existem 19 instâncias de nível 1 que não passam no teste automático e 65 que necessitam de revisão manual (teste efectuado no TAWDIS). A maior parte dos erros encontrados são a inexistência de texto alternativo nas imagens, o que é grave uma vez que as imagens usadas no site contêm texto e links.

Nem sequer o código HTML utilizado segue os web standards falhando a verificação em XHTML 1.0 (84 erros) e XHTML 1.1 (98 erros) bem como HTML 4.0 (26 erros). Nem sequer foi declarado um DOCTYPE nem o enconding do texto pelo que foi necessário definir esses valores manualmente para testar a validação do código.

Já na página de registo, o formulário usa tooltips ao lado de cada campo para dar instruções de preenchimento, no entanto estas instruções só são activadas passando o rato por cima de uma imagem. Um utilizador que use apenas o teclado ou outro dispositivo apontador não terá acesso a estas instruções.

Depois temos um teclado virtual para escrever a password. Porque é necessário um teclado virtual para escrever a password num formulário de registo? Consigo compreender o uso deste tipo de segurança quando se está a fazer o login, mas no registo não há nenhuma razão para o utilizar. Além disso, na minha opinião, os teclados virtuais são menos seguros do que um campo de password porque qualquer pessoa que esteja ao lado do computador consegue facilmente saber a minha password ao ver onde clico no teclado. Para usar este tipo de login não posso ter ninguém à volta...

Só depois de efectuar o registo, quando se tenta fazer o login, é que nos é apresentado o texto das Condições Gerais de Prestação do Serviço. Ou seja, primeiro registo-me e insiro os meus dados e depois de os ter enviado é que me perguntam se concordo com as Condições Gerais de Prestação do Serviço?

De qualquer das formas ainda não recebi nenhuma chave de confirmação para activar o registo, por isso não consigo dizer-lhes que não concordo com as condições gerais porque não quero receber publicidade. Já me chega op lixo que recebo no correio e o spam que recebo no e-mail.

3.3. Os dados pessoais fornecidos pelo TITULAR no Formulário do Pedido de Registo serão processados e armazenados informaticamente numa base de dados pertencente aos CTT e destinam-se a ser utilizados pelos CTT no âmbito da relação contratual com o TITULAR e para a comercialização de serviços e/ou produtos das empresas do Grupo CTT.

Activação do registo no ViaCTT

Tentei usar uma chave aleatória "teste" só para ver o que acontecia e o erro que aparece é o seguinte: "A password é de preenchimento obrigatório."
Pois, mas não consigo inserir a password porque o teclado virtual não funciona...

Enfim, criaram um sistema tão complicado para uma coisa que podia ser feita de forma muito mais simples e eficaz. Além de que a opinião de muitas pessoas é que o serviço é inútil e pouca gente o vai utilizar...

Mais análises sobre o ViaCTT

Artigos relacionados


8 Comentários

Comente este artigo!

  1. Tiago Azevedo Fernandes

    A chave de activação do viaCTT, juntamente com a nome de utilizador, vem em envelope ABERTO dos CTT! Não foi um erro pontual porque é daqueles emitidos automaticamente, e pura e simplesmente não está fechado numa das arestas maiores. Isto não se passou só comigo…

  2. Cláudio Franco

    Aposto que ainda aparece aqui alguém a dizer que isto são coisas de “geek” e que realmente interessa é funcionar no Browser utilizado por 90% da população mundial e no máximo pelo Safari pois vem naqueles bichos estranhos, os Macintosh.

  3. xp

    curioso os comments serem todos de utilizadores windows… pelos visto os macs têm muitos problemas… :P

  4. Ivo Gomes

    Apesar de estar a fugir do âmbito do post, o facto de haver mais comentários de utilizadores Windows deve-se ao facto de que a Microsoft detém cerca de 90% do mercado de computadores pessoais. Quanto aos problemas não sei, mas no Mac não preciso de me preocupar com vírus, spyware, adware, crashes dos sistema, etc… Simplesmente funciona.

    O problema é que muitos sites são desenvolvidos a pensar no Internet Explorer, um browser antigo, desenvolvido há 6 anos atrás e com pouco suporte para os web standards. Uma boa empresa de webdesign consegue desenvolver aplicações que funcionem em qualquer browser e em qualquer plataforma. O problema é que em Portugal a maior parte das empresas de webdesign ainda trabalha como se estivéssemos em 1999… E depois os novos sites são o que se vê…

  5. Carlos Afonso

    Os sites indicados apresentam a (falta de) qualidade habitual em quase todos os sites públicos (no sentido de do estado) portugueses. Quando a UMIC diz que há neste momento mais serviços disponíveis na net para os utilizadores portugueses do que para os de uma série de países da União Europeia esquece-se de se referir a este aspecto.

    E tem toda a razão os sites são feitos a pensar em 1999 não em 2006.

    Já agora aqui nos comentários há um erro ortográfico na legenda da segunda caixa de verificação (..ao lado do menu nome).

  6. Ivo Gomes

    Carlos, pode dizer qual é o erro. É que estive a ver e não encontro nenhum erro…

  7. celsa

    mt bom

Blogs que "linkam" para aqui

  1. ivogomes.com » Novos sites do governo: NetEmprego
    4 de Julho de 2006, 15:52

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>