IvoGomes.com

Voltar ao início

A importância da Ergonomia nos Sistemas de Informação

A Ergonomia tem vindo a aumentar o seu ramo de actuação ao longo dos anos. Com o enorme desenvolvimento dos Sistemas de Informação, começa também a haver uma enorme necessidade de tornar esses sistemas mais acessíveis e usáveis.

Com o crescimento substancial de informação disponível na Web, torna-se mais difícil distinguir a qualidade da informação que se retém. A informação que conta é aquela que satisfaz a necessidade de quem a pretende. Mas nem sempre o resultado que se obtém é qualitativamente, fiável, ainda que o utilizador julgue que o seja.

São inúmeros factores que condicionam a fiabilidade da informação: desde o tipo de publicidade à ausência de elementos de contexto, tudo pode concorrer para que o utilizador julgue estar de posse de dados correctos, formulando a partir deles uma opinião quando de facto não o são, e o resultado pode ser mais ou menos desastroso.

A página web de uma empresa ou organização é a porta de entrada para a sua informação, produtos e serviços. Como tal, deveria reflectir as necessidades dos seus utilizadores. Infelizmente, a concepção e o design de websites é normalmente centrado na tecnologia, na estrutura organizacional da empresa, ou nos objectivos de negócio, em vez de estar centrado nas necessidades reais do utilizador.

A Internet é cada vez mais utilizada para transacções comerciais, quer no Business-to-Consumer quer no Business-to-Business. Lojas e centros comerciais on-line, portais, home bankings, correctoras on-line, sites institucionais, todos estes, para ser bem sucedidos, têm de ser concebidos e estar organizados de forma a não fazer perder tempo ao utilizador: dar-lhe o que ele quer, e fazê-lo da forma mais simples e intuitiva possível. A simplicidade pode não bastar para o tornar bem sucedido, mas é sem dúvida necessária. Porque caso contrário, com mais de mil milhões de páginas na Internet, e mais de 2 milhões só em Portugal, alguém vai fazer back no browser - e sem intenções de voltar.

Usabilidade, Factores Humanos, Ergonomia Cognitiva, Interacção Homem-Computador. Todos estes termos provêm da mesma disciplina, a Ergonomia. A Usabilidade é apenas mais uma área de actuação da ergonomia aplicada ao produto. A usabilidade pode ser aplicada tanto a objectos físicos como a sistemas de informação.

Se pegarmos numa faca, por exemplo, o seu design mostra-nos automaticamente como ela deve ser usada. A lâmina é afiada e pontiaguda, isto diz-nos que não devemos pegá-la por este lado porque poderíamos aleijar-nos. O cabo, por outro lado, parece ser mais amigável, e somos tentados a pegar na faca por este lado. E ainda mais, o cabo tem uma forma que se adapta melhor à mão quando a faca tem a lâmina para baixo. Desta forma, conseguimos distinguir a posição em que devemos usar a faca. Todos estes itens foram pensados durante a fase de concepção da faca de modo a prevenir cortes acidentais, e também para que o seu uso fosse o mais simples possível.

A usabilidade aplicada aos sistemas de informação não é muito diferente do exemplo mencionado em cima. Deve-se criar um sistema que seja intuitivo e fácil de utilizar. O objectivo é criar um sistema tão simples e inteligível, que seja "impossível" haver erros por parte dos utilizadores.

A usabilidade depende de um grande número de factores, incluindo o facto da funcionalidade ir ou não de encontro com as necessidades do utilizador, os passos dados durante o uso do sistema servem ou não para realizar as tarefas do utilizador, e as respostas dadas pelo sistema são compatíveis ou não com as expectativas do utilizador.

Podemos aprender a criar melhores interfaces aprendendo os princípios do design ou as regras do design. Mas nem mesmo o melhor designer do mundo seria capaz de construir um sistema perfeitamente usável sem a ajuda das pessoas que realmente o usam. É necessário recolher informações dos utilizadores, porque são eles que vão utilizar o produto e são eles que vão identificar quais as dificuldades que sentem ao utilizá-lo.


37 Comentários

Comente este artigo!

  1. Pedro

    Olá, eu neste momento estou a fazer um trabalho na escola sobre a ergonomia no trabalho e gostaria de saber se já n é possuidor de um trabalhado deste genero já feito. obg

  2. Diogo Silva

    Boas.. acho que o seu site é muito util a muitos jovens como eu que estejam nas areas da informatica e que precisem por vezes de fazer trabalhos em k tenham estes temas, respectivamente a ergonomia.
    Ja agr gostaria de saber se por acaso tambem tem algum documento ou algum link em k se possa tirar informação sobre a higiene na informatica! se sim agradeica k me mandasse um email ou entao que me responda mesmo aki no site.
    Cumps.

  3. mariana

    ola,estou a fazer trabalho sobre Ergonomia,gostava da vossa ajuda atendendo a todos os conceitos,noções.
    obrigada

  4. elsa garcia

    estou a concluir a licenciatura em artes gráficas e tenho uma disciplina de ergonomia da informação, gostava de saber se tem algum material.

    atenciosamente
    agradeço desde já, elsa garcia

  5. Sarah

    Olá, me chamo Sarah e estou a fazer um trabalho sobre ergonomia e novas tecnologias, será que poderias me dar alguns tópicos para exemplos! Eu devo apresentar este trabalho em forma d seminário e expor exemplos de como as novas tecnologias ergonomicas são aplicadas no nosso cotidiano.

    Muito obrigada
    Carinhosamente
    Sarah

  6. Paulo Nogueira

    Muitos parabéns pela informação que disponobiliza!!
    Gostaria da sua ajuda para encontrar informação – bibliográfica, sites, artigos -, sobre fontes e o seu carácter ou significado.

  7. Rafael Tavares de Lira

    Estou cursando o 5.º período de Administração de Empresas, gostaria de receber material para realizar trabalho de “Ergonomia” ou talves algumas dicas onde poderei encontar, quro agradecer desde já. Rafael

  8. mirian

    estou fasendo um trabalho sobre a importancia da ergonomia numa impresa gostaria de saber se ja existe algum trabalho sobre .

  9. ludmila

    parabensssssssssss estou na aula e ate a prof esta a elogiar o teu trbalho …. mt obrigado

  10. Claudiana

    Parabéns pelo seu trabalho! Estou pensando em fazer meu trabalho de conclusão de curso( Adminstração/Marketing) sobre a importância da ergonomia para as empresas, gostaria se vc puder é claro que me mandasse algo sabre e me aconselhar se é um bom tema para um trabalho de conclusão de curso. Desde já agradeço.

  11. luis fernando

    Eu estou fazendo um trabalho voltado para aplicação da ergonomia no meu trabalho e gostaria se possivel de algum material.

  12. Cláudio

    Gostaria de saber se tem algum contacto de uma pessoa incapacitada ou com algum tipo de deficiencia para entrar em contacto com ela. O objectivo é o desenvolvimento de um projecto relacionado com a acessibilidade e ergonomia na web. Obrigado,Cláudio

  13. nuno

    gostaria de obter material para um trabalho sobre qualidade na organização num escritório.
    Obrigado
    Aguardo uma resposta

  14. Ricardo

    Ola, estou criando um trabalho sobre segurança e higiene no contesto de trabalho e vinha pedir a voça ajuda…

    Obrigado desde ja…

  15. Carlos

    Antes de mais quero felicitar pelo website.

    Gostaria agora de saber, se é possivel fornecer-me mais alguma informaçao, sobre Ergonomia nos Sistemas de Informação, para a realizaçao de um trabalho.

    obrigado!!!

  16. Telma

    Bom dia,o seu site está muito bem concebido, parebens!
    Gostaria de saber se me poderia fornecer material sobre ergonomia no trabalho pois tenho um trabalho a fazer sobre isso. Bom dia Obrigado.

  17. ndsignasd

    OBRIGADO

    Acabei de plagiar seu artigo

  18. Ivo Gomes

    E eu acabei de obter o teu IP: adsl.es-moita.edu.pt

    Será Escola Secundária da Moita :)

  19. susana

    parabens adorei este sit..estou a faser um trabalho sobre a ergonomia na informatica e este site ajudou imenso…gostaria que me ajudassem a encontrar imagens porqui é a unica coisa que me falta para completar o meu trabalho

  20. Mario

    Parabéns pelo seu artigo. E sem duvida um artigo com qualidade :)

    Estou neste momento a realizar um trabalho sobre ergonomia. (pos graduação em Marketign aplicado às Novas tecnologias – Paris, Fr)

    Mario

    P.S. Peço desculpa pela falta de acentuação mas tenho um teclado em AZERTY

  21. Osny Santos Netto

    Tenho uma duvida Ivo, você disponibiliza seus textos para serem colocados em outros sites, dcolocando seus devidos creditos? Ou você primeiramente tem que ver qual é o site, sobre o que ele fala e etc?

    Como seria?

  22. Ivo Gomes

    @Osny Santos Netto: Todos os conteúdos do site (excepto as imagens que não forem da minha autoria) são distribuidos segundo uma licença Creative Commons que pode consultar no fundo de todas as páginas no link: Alguns direitos reservados.

    Através dessa licença, você pode copiar, distribuir, exibir, executar a obra e criar obras derivadas sob as seguintes condições:
    Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
    Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
    Compartilhamento pela mesma Licença. Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
    Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
    Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor.

  23. Magda

    Achei o site muito interessante, principalmente os artigos sobre ergonomia, estou fazendo um trabalho sobre ergonomia e gostaria de receber alguma informação sobre o assunto, será que vc pode me enviar???

    Obrigada

  24. Lucília Piloto

    Parabens… Andava completamente perdida sem sequer saber o que era ergonomia. (como todos os outros, tambem estou a fazer um trabalho escolar!) Tens uma linguagem bastante acessível, e ajudaste imenso.

    Obrigada

  25. joseline

    olá estou fazendo um curso de pós-gaduação em Ergonomia e gostaria que respondesse o que é interface e qual a sua importância para a Ergonomia. Aguardo resposta e desde já agradeço.

  26. HecKeL

    Boas tou a fazer um trabalho sobre ergonomia informatica agradecia que me podecem forncer um link onde mostra-se alguma coisa sobre ergonomia ou as principais causas da ergonomia informatica aguardo respostas brevemente atenciosamente HecKeL

  27. corey correia

    Boas,
    Estou a fazer um trabalho sobre ergonomia. baseia-se na importancia de ergonomia num bar. agradecia tuds as ajudas que podias me dar. tipo qual e a importancia de ergonomia no local do trabalho. etc ja fiz pesquisas mas nao consigo arranjar material. se saberes de algo agradecia…..
    obrigado,
    Corey

  28. Ivo Gomes

    Bom, a importância da ergonomia no local de trabalho prende-se com muitos factores: prevenção de acidentes, melhoria das condições de trabalho, aumento de produtividade, etc… Recomendo a leitura do livro “A Ergonomia” de Maurice Montmollin ou a consulta da biblioteca da FMH onde poderá encontrar vários livros sobre temas variados do uso da ergonomia em vários locais de trabalho.

  29. Hamilton de Oliveira

    Boa Noite

    Ivo Gomes

    Estava vendo seus coméntários e achei muito interessante o que estou lendo, inclusive estou fazendo um trabalho sobre Ergonomia Administrativa, mais voltado para uma Instituição de Ensino, gostaria de saber se tem algum outro site ou livro possa me indicar. Desde já agradeço a sua compreensão e colaboração. Boa noite. Hamilton

  30. Djavan Fagundes

    Muito interessante o assunto, tenho pensado bastante em fazer uma pós-graduação em arquitetura da informação, voltada para a usabilidade e erngonomia em sistemas web.

  31. Jedson Lima

    Ola Ivo…..
    Seus Artigos tem me ajudado muito em um trabalho q estou fazendo sobre Ergonomia, entretanto vc usa uma frase q pelo q me parece nao ser sua, preciso saber quem foi o autor. Ficaria muito grato se pudesse me ajudar! A frase é:“conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Escrita em seu artigo: O que é a Ergonomia? Sexta-feira,16 de Julho de 2004.
    Jedson……..

  32. Ivo Gomes

    Olá Jedson. A frase é minha, mas é possível que tenha sido dita antes por alguém “mais importante”. No entanto, no meu curso de Ergonomia passei 4 anos a ouvir este tipo de frases: “o que deve mudar é a tarefa/sistema e não o Homem”, pelo que é normal que leia isso em vários posts no meu blog.

  33. Karina Bruni

    Sou Analista de Sistemas há 09 anos, e agora, num curso de Administração de Empresas, por vontade própria, escolhi como tema de trabalho “As Empresas e os problemas de saúde de quem trabalha no computador”. Imaginei não conseguir encontrar muita coisa, mas depois de ver seu site, seu cv, confesso que estou com muita vontade de entrar nesta área. Sua página está impecável, e vou citr você e seu site na minha pesquisa, tudo bem?

  34. Ivo Gomes

    Olá Karina. Ainda bem que pude ajudar em algo para o seu trabalho. Obrigado pela citação :)

  35. Amancio Nhantumbo

    Estao de parabens pelo serviço, estou muito feliz por ter acessado vosso endereço.

    Estou a fezer um trabalho que tem como titulo:Ergonomia na actualidade: ciência ou instrumento administrativo? Relevância, subdivisões e limitacões. Neste contexto peço vossos comentarios e sugestoes,

    obrigado pela atençao.

  36. tiago

    Boas neste momento estou a faxer um trabalho para a faculdade e gostaria de receber mais informação sobre ergonomia informacional e ergonimia antropometrica se tiver alguma informação que me possa disponibilizar agradecia.
    abraço
    Tiago

  37. felipe avancini

    sou estudante do curso de informaçao de sistemas e temos uma cadeira de ergonomia na info. e axei este dominio de grande auxilio , tem reports mto boas , mesmo espero que continue assim ,cai na info por acaso e estou adorando essa area

    .. vlw aee mesmoo

    Att, FELIPE AVANCIN
    RS..

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>