IvoGomes.com

Voltar ao início

UX Lx – Dia 2

UX Lx - Generating ideas

O dia 2 da UX Lx foi, na minha opinião, bastante melhor do que o primeiro. Aqui está um resumo do que aconteceu:

Workshop 1

O segundo dia na UX Lx começou de forma excelente com o workshop "Designing for Content-Rich Websites" apresentado por Jared Spool. Foi o melhor workshop a que assisti nesta conferência muito por culpa das excelentes capacidades de comunicação do Jared Spool e porque continha também vários exemplos (bons e maus) da vida real.

Essencialmente, neste workshop aprendemos a importância das páginas de conteúdos (e as várias formas de lá chegar). Consequentemente, a homepage é considerada como a página menos importante de um website porque serve apenas como ponto de passagem para aquilo que o utilizador realmente quer ver, os conteúdos.

Uma das frases que mais foi dita foi: "the back button is the button of doom" porque basicamente significa que a navegação do site não foi pensada da melhor maneira porque se o utilizador seguiu um link errado numa página, o facto de voltar atrás (usando o botão "back" do browser) não significa que ele vá encontrar um link melhor na página anterior, onde já tinha estado, para alcançar o seu objectivo. Há até alguns estudos que comprovam isto: se a navegação da página tiver os links correctos (com as palavras chave certas) há uma probabilidade de sucesso de 55% de alcançar o objectivo, enquanto que nos casos em que o utilizador tenta vários links e usa o botão "back" para voltar atrás, a percentagem de sucesso baixa até aos 11% (não tenho bem a certeza dos números exactos porque não os anotei, mas andam à volta destes valores).

Open Sessions

Depois do almoço fui assistir a mais duas Open Sessions e hoje foram bem mais interessantes do que as que tinha assistido ontem.

A primeira foi sobre "What you need to know about eye tracking" por Harry Brignull, em que foram salientados alguns pontos importantes para se conseguir interpretar melhor os heatmaps gerados pelos eyetrackers. Este tema é-me interessante porque costumamos fazer vários testes com um eyetracker lá no SAPO e é sempre bom saber um pouco mais sobre como devemos interpretar os resultados.

A segunda sessão foi "Make it Obvious: Affordance as a Design Tool" por Justin Davis, mais um excelente orador. A apresentação não ia muito além da explicação sobre o que significa o termo "Affordance", mas a forma como foi apresentada fez toda a diferença e acabou por ser a melhor Open Session a que assisti.

Workshop 2

O último workshop do dia foi "Making smart design decisions: Collaborative techniques for analyzing usability testing data" por Dana Chisnell. Fizémos um exercício interessante para melhorar a forma como uma equipa pode analisar rapidamente os problemas encontrados nos testes de usabilidade.

Algumas das sugestões que foram apontadas já estamos a usar no SAPO, tal como convidar os responsáveis dos projectos para assistirem aos testes e eles próprios tirarem notas dos problemas que vão sendo encontrados. Isto faz com que todos os que estejam envolvidos no projecto conheçam a forma como os utilizadores usam os seus websites e também faz com que não seja necessário fazer um relatório muito elaborado com os resultados dos testes porque toda a equipa observou o que foi acontecendo.

Outra das coisas que fazemos às vezes é juntar todos os observadores no final dos testes e discutir o que se observou ao longo do dia. Tudo isto é útil para que toda a equipa esteja em sintonia com os problemas identificados e reconheça a necessidade de os resolver rapidamente.

Em resumo, foi um segundo dia em grande.

Amanhã há mais :)


1 Comentário

Comente este artigo!

  1. Paulo Lameira

    Olá Ivo,
    O meu nome é Paulo Lameira, sou new media designer, e tambem me interesso bastante por estes assuntos(UX, Usabilidade,etc…). Infelizmente não pude estar presente no UXLx e agradeço-te o facto de partilhares a tua experiencia no evento.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>