IvoGomes.com

Voltar ao início

O que é a Ergonomia?

A palavra "Ergonomia" vem de duas palavras Gregas: "ergon" que significa trabalho, e "nomos" que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de "conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa". Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.

Alguns exemplos das áreas de actuação da ergonomia:

  • No desenho de equipamentos e sistemas computorizados, de modo a que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrência de erros durante a sua operação - particularmente importante nas salas de controlo, onde existe uma elevada carga de stress.
  • Na definição de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em conta as necessidades humanas, tais como, pausas para descanso e turnos de trabalho sensíveis, bem como outros factores, tais como recompensas intrínsecas do trabalho em si.
  • No desenho de equipamentos e organização do trabalho de modo a melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo, reduzindo assim as Lesões Músculo-Esqueléticas do Membro Superior e as Lesões resultantes de Trabalho Repetitivo.
  • Na arquitectura da informação, de modo a que a interpretação e uso de guias, sinais, e ecrãs seja mais fácil e sem ocorrência de erros.
  • Na criação de acções de formação para que todos os aspectos do trabalho sejam compreendidos pelos trabalhadores.
  • No desenho de equipamento militar e espacial - casos extremos de resistência do corpo humano.
  • Na concepção de ambientes de trabalho, incluindo a iluminação e a temperatura ambiente, de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores e das tarefas executadas. Onde seja necessário, na concepção de equipamentos de protecção individual para o trabalho em ambientes hostis.
  • Nos países em desenvolvimento, a aceitação e eficiência do uso de tecnologia básica pode ser melhorado significativamente.

É uma ciência multi-disciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc...

A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.


48 Comentários

  1. Monize

    Olá. Sou estudante de Sistemas de Informação (VI Semestre/ FEHH/SC)e hj inicio a disciplina “Ergonomia em Informática”. Pesquisando, encontrei seu site e li seus artigos, que são muito bons. E confesso que achei uma área muito interessante. Não me identifico muito com a programação; gosto muito de trabalhar com o ser humano.

  2. Ivo Gomes

    Ainda bem que gostou do site. Estou a pensar publicar um artigo sobre a relação entre Ergonomia e os Sistemas de Informação, ou seja, como é que a ergonomia pode melhorar o nosso uso da Internet…

  3. Hermelina

    Olá amigo. Vou fazer minha monografia de conclusão de curso sobre ergonomia, mas estou um pouco perdida. Será que seria possível vc me enviar algum artigo ou trabalho pelo meu e-mail. Por enquanto OBRIGADA!!!!

  4. manoel leopoldino

    Ao ler no Diário do Nordeste datado de 30.08.2004 que realizar-se-á o XIII Congresso Brasileiro de Ergonomia, II Fórum Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ergonomia aqui no ceará. Consultei este site e dirimiu minhas dúvidas a respeito de que se tratava pois nao sabia o que era ergonomia fiquei interessado e li algumas coisas. Fica aqui meus agradecimentos. obrigado.

  5. Patricia da Silva de Souza

    Olá,
    Sou fisioterapeuta, estou iniciando um curso para consultoria em ergonomia e nesta semana fui convidada a apresentar uma palestra em uma empresa de informática sobre os conceitos básicos de ergonomia e orientações básicas para saúde do trabalhador. Como sou iniciante estou pesquisando muito em sites, tenho algumas referências bibliográficas, mas gostaria de algumas dicas sobre assuntos de maior importância a serem abordados. Você poderia me ajudar com essas dicas ???
    Fico no aguardo de um retorno.
    Grata,
    Patricia

  6. Ivo Gomes

    Eu também vou fazer uma apresentação para a log na próxima semana sobre a ergonomia no escritório. Ainda tenho que fazer um documento sobre os temas a abordar de modo a implementar medidas para aliviar o stress do trabalho em computador. Talvez depois possa disponibilizar uma cópia…

  7. Robson

    estou cursando técnico em segurança do trabalho e tenho que dar uma aula de ergonomia como trabalho de ergonomia . gostaira que me mandasse algum conteudo se posivel agradeço desde j

  8. Celso

    Ola Sr. Ivo !

    Sr. Ivo meu nome e Celso sou estudante de engenharia e estou fazendo um trabalho sobre ergonomia no transporte público e o meu enfoque e no passageiro sendo assim gostaria de saber se você obtem algo sobre este assunto. E se estiver gostaria de receber se fosse possível.

    Grato pela atenção dispensada.

  9. Ivo Gomes

    Celso: Não tenho nada sobre passageiros nos transportes públicos. A única coisa relacionada que tenho com isso é um terminal rodoviário desenhado por mim e por mais dois colegas meus, mas não está directamente relacionado com o passageiro dentro do transporte, mas sim o fluxo de passageiros e veículos dentro do terminal…

    Robson: Tem que dar uma aula sobre ergonomia? Isso é muito vasto. Se for uma aula genérica sobre o que é a ergonomia, há na net muitos sites com bastante informação. Se for algo mais específico, também há na net, mas é preciso procurar bem…

    PS: O objectivo deste site não é fornecer documentos, artigos, trabalhos, etc. Não me peçam para enviar documentos.

  10. denise

    estou fazendo um estágio na área de ergonomia do trabalho voltado para desenho, gostaria que vocês me fornecesse alguns livros para pesquisa.

    agradeço pela atenção

    Denise

  11. patricia pereira

    pode me enviar informações ou fotos sobre a ergonomia nos transportes.
    obrigado pela sua atenção
    PS:pedia q fosse o mais rapido possivel

    patricia pereira

  12. Rafael Franco

    Ivo Gomes …primeiramente, gostei muito do seu site pois é de carater bastante informativo, sou estudante no curso Tecnico em Segurança do Trabalho e pretendo me formar tambem em Sistemas de Informação , gostaria que voce me passe algumas referencias bibliograficas ….agradeço desde já ….

    Rafael

  13. Adriana

    Olá Ivo,

    Sou estudante do 4º ano de administração de empresas com enfâse em Recursos Humanos das Faculdades Oswaldo Cruz, e estou desenvolvenfo um projeto para uma Indústria Metalúrgica e gostaria de saber se você teria algo de ergonomia nesta área.

    Agradeço Antecipadamente a Atenção,

    Adriana

  14. Ivo Gomes

    A minha experiência é apenas em Ergonomia Industrial no ramo automóvel e em Sistemas de Informação (Usabilidade). Como tal só posso ajudar nestas duas áreas.

    Aqui vão alguns livros sobre Usabilidade de Sistemas de Informação:

    – NIELSEN, J. – Designing Web Usability: The Practice of Simplicity
    – KRUG, S.; BLACK, R. – Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability
    – ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. – Information Architecture for the World Wide Web
    – RUBIN, J. – Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests

    Existem mais alguns livros que tenho mas agora não me lembro dos nomes… :)

  15. Andreas feringer soares

    ola amigo tudo bem? sou estudante do segundo ano de sistemas de informação da faculdade drummond.
    tenho que entregar uma monografia sobre usabilidade… se vc pudesse me arrumar um material eu lhe agradeceria…

  16. Karla Costa de Almeida

    Olá! Meu nome é Karla e sou estudante de fisioterapia. Vou fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre o operador de telemarketing e ergonomia. Seria possível vocês me enviarem alguns artigos ou trabalho pelo meu e-mail([email protected]).
    Obrigada!!!!!!1
    Karla Costa

  17. Ana Raquel Pereira

    Venho por este meio requisitar, se possivel a V.Exc.ª alguns trabalhos/ dados relativos a ergonomia no escritório. Pois concluo este ano o meu Curso e necessitava destes dados para a elaboração de uma Prova de Aptidão Profissional.

    Sem mais de momento
    Atentamente
    Ana Raquel

  18. tânia

    bom dia!
    estou a fazer um trabalho básico sobre a ergonomia e gostaria que me referissem livros de pesquisa.

    desde ja agradeco a vossa atenção

    p.s. gostei muito do vosso site!!

  19. Geovana Marcondes Duarte

    Ola para todos meu nome é geovana sou estudante do ultimo ciclo de seguranca do trabalho .tenho que apresentar minha monografia sobre ergonomia amanhã e me deu branco por mais que eu tente nao sai….Será que voces podem me ajudar,desde ja muito obrigada…..

  20. Bruno

    Oi Ivo, meu nome é Bruno , percisa fazer um trabalho sobre a ergonomia na internet.
    O Sr. pode me ajudar??

  21. Ivo Gomes

    Apenas posso dar a minha opinião sobre algum trabalho ou artigo, não posso ajudar na realização de trabalhos ou monografias. Isso depende da formação e do trabalho de cada um. Desta forma não posso enviar trabalhos já feitos nem ajudar a fazer outros trabalhos.

  22. Liliane

    Sou estudante do último período de fisioterapia e gostaria de saber informações sobre os lugares (no Sul do país) que possuem pós-graduação na área de ergonomia, estou pretendendo fazer assim que me formar. Agradeço desde já.

    Liliane

  23. Ivo Gomes

    Não conheço os cursos no Brasil, só em Portugal…

  24. Yve Anne Sa

    eu vou fazer o meu mcc para concluir meu curso de administração, e estou pesquisando sobre ergonomia e estou visitando sites para recolher material e repassar material, que estiver interressado. vamos trocar email e trocar materiais.

  25. floriza

    Estou formando em administração em agronegócios e vou fazer meu tcc em recursos humanos. você poderia me oferecer algum material sobre o tema. desde já obrigada.

  26. Vilson Filippe

    Bom dia,
    Gostaria se possivel q me enviasse mais algum materia sobre ergonomia. Preciso fazer um trabalho super importante!
    Aguardo resposta.
    Obrigado.

  27. Ivo Gomes

    Esta mensagem só serve para deixar bem claro que não irei fornecer material para nenhum trabalho de escola, faculdade, tese, etc…

    Apenas posso dar a minha opinião sobre algum trabalho ou artigo, não posso ajudar na realização de trabalhos ou monografias. Isso depende da formação e do trabalho de cada um. Desta forma não posso enviar trabalhos já feitos nem ajudar a fazer outros trabalhos.

  28. michelle

    sou fonoaudióloga , vou dar uma palestra para trabalhadores de uma madereira sobre ergonomia. Voces poderiam me indicar uma materia,pagina ou livro obrigada

  29. Paulo

    ola, amigos estou fazendo meu TCC e procuro algumas informações sobre ERGONAMIA ESCOLA, se vocês tiverem ai porfavor me mandem, qualquer coisa, obrigado.

  30. claudio da silva albino

    por favor gostaria que me mandassem conteudos sobre ergonomia para eu poder palestrar sobre o assunto em SIPAT

  31. claudio da silva albino

    por favor gostaria que me mandassem conteudos sobre ergonomia para eu poder palestrar sobre o assunto em SIPAT

  32. cleber

    Bom dia!
    Estou cursando o curso em Téc. em Informática, e começamos Ergonomia, e preciso fazer um trabalho sobre:

    -> O conforto Térmico em escritórios,
    -> Até onde o conforto térmico pode influenciar no ambiente de trabalho, em termos de produção,
    -> Quais formas de se manter um conforto térmico adequado,
    quais os níveis recomendados p/ ambientes informatizados;

    Se alguem puder me ajudar
    pode ser tbém no e-mail [email protected]

    obrigado

  33. Lauro Eduardo Toledo de Vargas

    Olá. Sou estudante de Ciências da Computação 5º Semestre – UNisantos) e estou fazendo um Trabalho de IHM, Pesquisando, encontrei seu site e li seus artigos, que são muito bons.
    O tema é “Usabilidade, Ernogomia e Software Livre”
    se você tiver ai porfavor me mandem, qualquer coisa, obrigado.

  34. Ivo Gomes

    Por favor leiam o comentário número 27.

    Abraços

  35. MARIANA

    Olá Ivo. Comecarei no 2 semestre Técnico em Segurança do Trabalho e gostaria de algumas dicas . Acho um curso interessante mas gostaria de saber mais a respeito.Gostei do seu site de regonomia.e acho que terei um bom desempenho. Então te peco encarecidamente que me de alguams dicas…
    Obrigada.

  36. Oscar Souza

    Caro Sr. Ivo, venho través desta pedir algumas fontes de pesquisas e/ou título de livros, pois atuo na área de Adm. em R.H., e gostaria de dar acessoria em ergonomia para empresas do setor de confeções. Ficarei muito grato, se puderes me ajudar. Paz profunda!

  37. RAQUEL SOARES

    Sr. Ivo,
    Sou estudante de fisioterapia,gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo seu trabalho.Vou fazer minha monografia de conclusão de curso sobre ergonomia e uma possível especialização também,pois me interesso muito por essa área.Porém estou meio perdida,gostaria que o senhor me enviasse materias,artigos,ou dicas de livros em que eu posso me basear para conclusão desse trabalho.Desde já fico muito grata pela colaboração.
    Raquel Soares

  38. Rosalina L.Vargas

    Caro Ivo. em primeiro lugar parabéns pelo site. Estou fazendo uma mono sobre Ergonomia em ambiente hospitalar, tem sido um trabalho muito difícil, pois moro no interior e não disponho de uma biblioteca com grande acervo. Sirmo-me de sites e de alguns livros que consegui, mas acho muito pouco. Gostaria que vc. me indicasse uma literatura específica.

  39. suely

    preciso saber mais sobre ergonomia ,poderia enviar para o meu e-mail?

  40. Ivo Gomes

    Como já mencionei aqui várias vezes, não vou enviar documentos nem trabalhos por e-mail. Os comentários servem para comentar algo que se escreve e não para pedir coisas. Como tal, vou encerrar os comentários para este artigo.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Câmera Zx1 Kodak | Eletro e Informática – Shop Tour Blogs
    8 de Dezembro de 2009, 13:21
  2. Hellow Mundo!!!
    18 de Junho de 2010, 00:07
  3. Hellow World!!! | desenvolvendoWeb
    23 de Junho de 2010, 20:03
  4. Tome nota. | Metamorfoses
    17 de Março de 2011, 23:43
  5. Ergonomia na lavoura | Mexido de Ideias
    28 de Dezembro de 2011, 15:12
  6. A importante relação da ergonomia em seu trabalho «
    28 de Abril de 2012, 18:33
  7. Teclas, pra que te quero. | geekado
    5 de Setembro de 2012, 14:11
  8. Ergonomia e Design | Render Blog
    4 de Março de 2013, 13:20

Comente!

Os comentários a este artigo foram desativados.