IvoGomes.com

Voltar ao início

Novo website do Instituto de Meteorologia

Há uns meses atrás fomos convidados para apresentar uma proposta para a remodelação do novo website do Instituto de Meteorologia. Infelizmente a nossa proposta não ganhou.

Hoje vejo que já têm um novo site, mais bonito e mais "clean" que o anterior (em termos visuais). No entanto há alguns aspectos menos positivos nesta nova versão. Para começar, a previsão do tempo no mapa requer o plugin Flash. Apesar de não ser totalmente contra o uso do Flash, penso que neste caso poderia ter sido evitado uma vez que o site pode ser consultado através de dispositivos móveis que não possuem essa tecnologia ou mesmo por causa da acessibilidade (apesar de terem uma versão HTML com uma tabela com o tempo para cada cidade, o link está um pouco escondido e os dados da tabela não estão estruturados de forma acessível).

Tirando a parte visual, que gosto (exceptuando o facto do mapa estar um pouco "atarracado"), o código em si não esta grande coisa, com muitas tabelas no meio do HTML e pouca ou nenhuma semântica (não usam cabeçalhos nos titulos nem nas tabelas), isto para não falar dos inumeros erros de HTML.

Em termos de acessibilidade, nao está assim tão mau, contendo apenas alguns erros resultados do uso de código HTML inválido. Apenas o facto de usar Flash para mostrar a previsão no mapa estraga este ponto.

Só para comparação, aqui vai um screenshot da nova versão do site do Intituto de Meteorologia com a maquete desenhada por mim na altura em que fizemos a proposta.

Versão Actual

Nova versão do website do Instituto de Meteorologia

A minha maqueta

Maquete proposta para o website do Instituto de Meteorologia

De notar que a minha versão é apenas uma maquete e foi o primeiro esboço, por isso, pode não estar tão apelativa visualmente :)

Da comparação entre as duas versões, no novo website acho que é de difícil visualização o menu para escolha do dia/hora em que se quer ver a previsão. Penso que em termos de usabilidade, a versão que desenhei tornava esse menu mais visível e mais fácil de usar.

Outra funcionalidade que tambem não foi implementada é a listagem do tempo nas cidades mais importantes nos próximos dias (com a possibilidade de definir outras cidades depois do login). Na anterior versão e nesta nova, continua a ser necessário seleccionar um dia/hora em cima do mapa para ver o tempo nos próximos dias (agora com a versão em Flash é mais rápido do que na versão anterior, mas mesmo assim, podem ser cliques desnecessários). Finalmente, outra coisa que me irritava um pouco no site anterior (e neste continua na mesma) é o facto de ao clicar numa cidade não ter acesso à meteorologia para essa mesma cidade. Em vez disso, é necessário aceder ao item "tempo na cidade" que está no fundo do mapa e depois escolher um das cidades num menu dropdown. Seria muito mais fácil clicar na cidade directamente no mapa...


8 Comentários

Comente este artigo!

  1. Jorge Silva

    Na minha opinião o site melhorou e muito, a maqueta seleccionada parece-me uma boa escolha mesmo em harmonia das cores. Quanto ao mapa estar “atarrachado” penso que tem uma razão de existir visto que a terra é redonda e o mapa de portugal quando planificado não fica com o desenho “cuidado” que vemos na previsão da TV por isso para a geo-referenciação (Lat, Lon) seria necessário ter a terra planificada para que as coordenadas estejam correctas. quanto à utilização de flash na página penso que não perde muito visto que se consegue uma interactividade interessante como na sismologia. quanto a erros de acessibilidade penso que o mais importante será as pessoas conseguirem ver e aceder aos botões visto que estão de um tamanho normal não tenho nada a apontar penso que o flash tem uma reputação negra quanto a acessibilidade mas penso que o que o publico na generalidade (como eu) avalia é a facilidade de navegação (Letras e botões visiveis). Quanto à sua maquete não penso que tenha havido grande inovação pois à primeira vista parecia-me o site antigo. De qualquer maneira parabéns pela análise.

  2. Ivo Gomes

    Olá Jorge. Obrigado pelo comentário. De facto, o site melhorou (visualmente) em relação ao anterior, mas em termos de funcionalidades, mantiveram-se as mesmas (à primeira vista).
    Continuo a não conseguir clicar numa cidade para ver o tempo nessa cidade para os próximos dias e a desculpa para o mapa estar atarrachado parece-me completamente descabida. O facto da terra ser redonda não faz com que os mapas mostrados em plano fiquem atarrachados, muito menos o de Portugal que tem uma área demasiado pequena para se notar alguma diferença entre a versão plana e a versão esférica.

    Quando falo em acessibilidade refiro-me às pessoas que conseguem ver e também às pessoas que não conseguem ver (a acessibilidade de um site deve ser para todos, idependentemente da necessidade especial que tenham).

    Em relação à minha maquete, de facto pode parecer o site antigo porque usei a mesma imagem para o mapa, mas em termos de funcionalidades e usabilidade, está melhor. Obviamente que se tivesse sido aprovado, teria que ser feito um melhoramento ao nível dos detalhes porque a versão que apresentei é apenas uma maqueta e nao uma versão final.

  3. Mário Andrade

    Realmente em termos visuais o site actual é bastante mais apelativo.

    Em termos de funcionalidades visto que recorreram a flash poderiam ter melhorado a interactividade com o utilizador.

    Era curioso ouvir/ler algumas palavras da empresa responsável em relação ao desenvolvimento do site.

  4. Nelson

    Olá Ivo,

    Realmente este novo design ao site está muito melhor. Como sabes para ganhar projectos temos de mostrar o melhor que podemos fazer. Os acertos vêm depois.. O que interessa é ganhar; e uma boa imagem vale mil palavras, em tudo “mesmo com um mapa atarraxado  ”.

    Pessoalmente gosto muito, foge totalmente aos padrões de design que vemos em sites do género. (http://www.iol.pt/tempo/index.php; http://www.meteoaeronautica.com/; http://www.meteoalarm.eu/?lang=PT; http://tempopt.com/ )

    A nível de usabilidade, está muito acessível e achei que está bem estruturado. As áreas e os links estão facilmente legíveis, temos uma percepção imediata de onde está o que procuramos, sem aquelas grandes listagens de links, que são muito desagradáveis de ver numa hp de um site.

    Sei que quando se muda, deve-se mudar tudo, mas desta forma encontro rapidamente o que sempre procurei no site. Também não demorei muito tempo a achar os conteúdos que procurei, o que quer dizer que a navegabilidade está muito intuitiva no meu ver.

    A ideia que fiquei da tua maquete, é que esta não tinha qualquer inovação e perdoa-me, algo pobrezita.. Sobre o Flash, hoje em dia este permite fazer quase de tudo, tornado assim a interactividade ao site muito enriquecedora e apelativa, esta poderá ter sido também uma das razões porque não ganharam.. Por exemplo eles só com o flash que utilizaram, ganharam muitos pontos.. está com pormenores excelentes. A possibilidade de ver versão do flash em html, está impecável.

    Fiz também uns testes ao HTML do site e penso que aqui, também estiveram bem.
    A nível de acessibilidade A, não encontrei qualquer erro, em nenhuma página (ultrapassou as 2500, very nice). Sobre os erros do w3c é como dizes, não são muitos (35 na hp) mas parecem serem fáceis de corrigir, penso até, que a maioria dos erros são devidos à plataforma de gestão, que provavelmente deve estar a fabricar na publicação dos conteúdos. Há outros que são provenientes dos alinhamentos que fizeram às imagens, que no w3c não passam. Também não encontrei assim tantas tabelas, pelo que percebi, até têm é muito div´s. no Mozilla está impéc.

    No final acho que está muito bom, atrevo-me a dizer que o IM é o site de eleição, para procurarmos rapidamente as informações que pretendemos aliadas a um design mt harmonioso.

    Os meus parabéns ao IM pelo investimento, pois estavam mesmo a precisar.. permite-me a ousadia de deixar aqui, felicitações pelo excelente trabalho a todos que participaram no desenvolvimento do novo site IM.

    Ivo um incentivo “Onde existe fé, sempre brilha a esperança”!

    Já agora, o que diz o pessoal.
    http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/novo-site-do-im-2346.html

  5. Semedo

    Concordo plenamente com o Ivo. Em termos de funcionalidades a nova versão não acrescenta muito em relação à anterior e em termos de usabilidade está também muito fraquinha!!! E já a agora, será que é apenas no meu browser (Firefox 3 a correr em ubuntu 8.04) que o submenu “ambiente atmosférico” fica sobreposto pelo flash da previsão para os próximos dias?

  6. Roberto Ornelas

    Não é fácil implementar num site destes todos os princípios de usabilidade e acessibilidade que, por crença ou moda, apregoamos.

    O site tem alguma dimensão, um número considerável de funcionalidades, e provavelmente envolve aplicações de terceiros, cuja qualidade poderá influenciar o trabalho da empresa que desenvolve o site.

    No entanto, julgo estas condicionantes não justificam todos os aspectos menos positivos do site.

    Visualizando o site no Firefox 2, são poucas as secções que permanecem intactas. Julgo que tal deve-se, em parte, à fraca qualidade do código HTML.

    Com o YSlow noto alguns redireccionamentos que aparentemente fazem com que alguns conteúdos sejam carregados repetidamente.

    Com o emulador do leitor de ecrã é que a coisa complica: a compreensão do conteúdo é dificultada pelo uso excessivo de tabelas, e a navegação através dos cabeçalhos não é possível (não existem cabeçalhos em todo o site).

    Depois existem algumas questões mais subjectivas: as fontes em alguns textos estão demasiado pequenas, em algumas secções a informação não está hierarquizada visualmente e a estrutura de URLs do site não é muito consistente.

    Visualmente, o site está apelativo e agradável, mas exige-se mais do que isso de um site, especialmente do sector público. E sinceramente, julgo que no caso é relativamente simples cumprir o mínimo exigido para além do visual.
    É uma opinião.

    Cumprimentos.

  7. Rui Cruz

    Olá.

    Subscrevo tudo o que disseste, e aproveitei a tua ideia para um post meu. Espero que não te importes.

    Rui

Blogs que "linkam" para aqui

  1. diga cultura
    13 de Julho de 2008, 22:51

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>