IvoGomes.com

Voltar ao início

Novo mapa do Metro de Madrid

Foi dado a conhecer há alguns dias o futuro mapa do Metro de Madrid. Em comparação com o mapa actual, as diferenças são muitas. Em primeiro lugar, com o crescente número de linhas e a complexidade dos cruzamentos e transbordos entre estações, o mapa actual começava a ficar demasiado confuso.

Mapa Actual:

Mapa actual do Metro de Madrid

Mapa actual do Metro de Madrid

Futuro Mapa (ainda não é a versão final):

Futuro Mapa do Metro de Madrid

Futuro mapa do Metro de Madrid
Esta ainda não é uma versão final do mapa

O Javier Cañada fez uma análise da usabilidade do novo mapa e apontou os pontos fortes e os pontos fracos, incluindo uma comparação entre os dois mapas vistos por pessoas daltónicas (o novo mapa, devido ao uso de cores mais suaves obteve piores resultados).

Resumidamente, o novo plano resolve o problema da falta de espaço e da organização da informação, mas peca em alguns aspectos simples como as cores das linhas (demasiado suaves), o texto cinza das estações secundárias (dificulta a procura no mapa de uma estação específica) e mesmo o uso de esquinas quadradas (os cantos arredondados ajudam a transmitir uma sensação de fluidez).

Outra grande diferença entre os dois mapas é que o actual mostra as estações de forma geográfica, ou seja, a localização e a distância entre estações está disposta geograficamente no mapa.
No novo, para simplificar e clarificar a informação, removeu-se essa geografia e optou-se por uma abordagem mais ortogonal. Do ponto de vista do design e da compreensão do mapa, melhorou bastante, mas muitos utilizadores estão a queixar-se que com o novo mapa perdem a orientação na cidade e sendo assim, o próprio mapa perde a sua utilidade (como por exemplo: saber qual o caminho mais curto entre o ponto A e o ponto B, uam vez que há estações mais distantes umas das outras e isso pode fazer com que o trajecto seja mais demorado).

E em Lisboa?

Em comparação com o Metro de Madrid, o de Lisboa é bastante simples e não tem complexidade quase nenhuma. Como se pode ver no diagrama em baixo, o mapa mostra as estações geograficamente e consegue-se ver a distância entre as estações (não está necessariamente à escala correcta, mas dá para perceber que entre o "Campo Grande" e "Alvalade" a distância é muito maior do que entre "Saldanha" e "Picoas".

Mapa do Metro de Lisboa

Mapa do Metro de Lisboa
Versão esquematizada do mapa

Adicionalmente, em todas as estações existe uma versão ainda mais completa que mostra mesmo um mapa completo da cidade e o percurso real das linhas, mais confuso, mas permite uma orientação excelente na cidade.

Mapa geográfico do Metro de Lisboa

Mapa geométrico do Metro de Lisboa
Mapa da cidade de Lisboa com a disposição geométrica das linhas e estações

Um dos poucos problemas que consigo apontar é o facto de não se distinguir claramente que bilhete se deve comprar para ir até às estações do "Senhor Roubado" ou da "Pontinha" uma vez que estão no limite entre Coroa 1 e Coroa L, mas é algo que já discuti aqui anteriormente.

E já agora, o Metro do Porto

Hoje foi a primeira vez que vi o diagrama do Metro do Porto. A minha primeira reacção foi: "Wow, o que é isto? Existem mais zonas que sei lá o quê"! Como é que o pessoal se consegue orientar no meio daquilo tudo?

Em relação ao diagrama em si, as linhas também não são muito complexas, mas penso que se poderia melhorar um pouco a informação e a identificação das várias zonas. O facto da linha ser muito comprida dificulta ainda mais o design do diagrama, o que provavelmente teria que levar a algo menos geográfico e mais ortogonal, para que coubesse tudo num mapa mais pequeno.

E finalmente, aqui fica o diagrama do mapa do Metro do Porto.

Mapa do Metro do Porto

Mapa do Metro do Porto
A existência de várias zonas tarifárias e as cores escuras tornam este mapa demasiado confuso.

Que recomendações sugeriam para cada um destes mapas? Qual a vossa experiência pessoal?


31 Comentários

Comente este artigo!

  1. vc

    Olá,

    Gosto muito desse tipo de mapas, principalmente o estilo dos mapas de madrid.

    Sabes-me dizer se existe algum software que faça esses traçados automaticamente?

    Ou isso é feito `manualmente’ em algum editor de imagem?
    :|

    bem, adoro os conteudos do teu website.

    keep the good job :-)

  2. Walmar Andrade

    Achas mesmo ruim? Dê uma olhada no mapa aqui do Metrô do Recife no site oficial da companhia. Na visão geral, não se vêem os detalhes. Ao ampliar, perde-se a noção do todo. Fora outros diversos problemas de usabilidade.

  3. oscar

    perdoem o off-topic mas… é estranha a coincidencia de quase todas (todas excepto uma) as lihas do metro do porto ligarem ao estadio do f.c.p.

    se calhar deviam mudar o nome de metro do porto para metro do f. c. porto

    alguem tem duvidas de quem manda nesta zona?

    valha-nos o rui rio.

  4. Filipe Correia

    O metro do porto também tem mapas mais compactos (e simples!), que são distribuídos nas estações. Curiosamente, não consigo encontrar nenhum desses online.

  5. Rui Moura

    Em relação ao mapa de madrid, não entendo a confusão em relação à geografia. É certo que requer alguma habituação, mas o espaço geográfico foi mantido, pelo menos no meu entendimento.

    Quanto ás cores podiam ter escolhido outras, principalmente as mais esbatidas, mas nota-se que tiveram muito cuidado em relação ao aspecto visual.

    Quanto aos mapas tanto de Lisboa e de Porto, não há muito a dizer. São tão simples (devido ao tamanho reduzido das linhas) que realmente não há muito por onde complicar.

    Nunca andei no de Lisboa, mas já andei no do Porto, e lá o grande problema não é o mapa, que é de fácil compreensão, mas sim a porcaria das máquinas dos bilhetes, que te obrigam a tirar um curso intensivo para poderes compreender aquilo (só com alguma experiência consegues mexer nas máquinas e tirar o bilhete para o sítio certo)

  6. Vitor

    Em relacao ao mapa da Madrid, acho o novo mapa mais complexo que o anterior :-), talvez pela tal falta de posicionamento geografico.
    Por momentos fiquei a pensar que o metro de Madrid era mais complexo que o de NY, porque sempre achei o de NY simples de utilizar, mas depois de comparar os mapas (http://www.med.nyu.edu/contact/map.html), acho que nao tenho razao :-)

  7. Juan Leal

    Atenção à notícia que hoje apareceu no diário elmundo.es:

    “Utilizadores do metro rejeitan o novo plano por ser confuso e ilegível”:
    http://elmundo.es/elmundo/2007/04/18/madrid/1176890540.html

    Abraço Ivo

    J.

  8. Ivo Gomes

    @Vitor: O Metro de Madrid vai passar a ser o 3º maior do mundo em Maio (quando terminarem as obras de ampliação e construção de novas estações), logo a seguir ao de Moscovo e New York, por isso a complexidade é capaz de ser quase tão grande como o de NY (o mapa que enviaste no link é bastante confuso, mas já vi vários mapas do Metro de NY e fiquei sem saber qual deles é o que se vê nas estações).

    @Juan: Gracias pelo link ;)
    As queixas que estão no El Mundo são as mesmas que começaram a aparecer nos comentários ao post do Javier.
    Um abraço.

  9. vc

    e software para fazer aquele genero de mapas???

    :S

  10. Ricardo Duarte

    Durante a viagem que fiz pela Europa no início de 2006, tive a oportunidade de conhecer as maiores cidades da Europa, inclusive Madri e Lisboa.

    O meu principal instrumento de localização nas cidades foram os mapas do metro e ônibus(comboios e auto-carros, certo?), então quanto mais próximo da geografia melhor.

    Já no caso de Londres, que morei por um tempo, no primeiro dia já estava habituado aos mapas nos pontos(paragens) de ônibus e estações de metro. Algo que não vi em outras cidades com tanta freqüência e qualidade.

  11. Romeu Figueira

    Ainda existe um 3º ou 4º tipos de mapas, os mapas presentes dentro das composições do Metro, seria bom também analisar.

    Quanto à situação do Metro do Porto é de facto um pouco confusa a sua distribuição por zonas, especialmente se tivermos em conta que o bilhete cobre anéis (contados a partir de C1 – centro do Porto), e o passe cobre “quadrados” ou seja para ir de uma zona a outra é necessário comprar o acesso a cada “quadrado”.

    Em contra partida, pessoalmente acho o sistema Andante, quer o sistema em si, quer as maquinas de carregamento, muitissimo mais fáceis de utilizar do que o 7 Colinas de Lisboa, bem como a informação disponibilizada a quando da validação ser bem mais informativa do que Válido ou Não Válido por parte do 7C.

  12. themage

    Olá Ivo,

    Em relação á questão de as estações do Sr. Roubado e da Pontinha, existe uma razão para estas estações estarem na fronteira entra a coroa L e a coroa L1. E essa razão é que quem quizer viajar para essas estações pode fazê-lo com um bilhete de uma zona. Independentemente de estar dentro ou fora da fronteira.

    Assim, se as viagens são apenas dentro da coroa L e até uma dessas estações, o passe válido apenas para a coroa L é o suficiente.

    Penso eu, claro,

    mpneves

  13. Ivo Gomes

    Olá Marco (a.k.a themage), já tinha chegado a essa conclusão aqui, mas quando olhas para o mapa pela primeira vez ficas na dúvida. A primeira vez que fui até à estação do Sr. Roubado comprei um bilhete de 2 zonas…

    @Romeu Figueira: Os mapas presentes nas carruagens são mais simples e pessoalmente gosto bastante dos do Metro de Lisboa (que conseguem incluir toda a rede de Metro num espaço curto e está bastante fácil de consultar). Infelizmente não consigo encontrar nenhum mapa desses na Internet. Depois do de Lisboa, só andei no de Londres, que me pareceu também bastante simples (depois de 1 dia já conseguia perceber o funcionamento de toda a linha e todos os transbordos).

    @Ricardo Duarte: Eu também já usei os mapas dos autocarros para me orientar em algumas cidades :) Realmente para quem está de passagem pela cidade é uma forma excelente de orientação.

  14. vc

    …software….tware…ware…re…?

  15. Ivo Gomes

    VC, duvido que haja software específico para fazer mapas de metro. Não seria rentável desenhar um software tão específico para fazer uma coisa que não se faz todos os dias (quantas vezes os Metros mudam os seus diagramas completamente?).

    Provavelmente é feito num editor de imagem e/ou então é feito um software específico para ser usado pela própria empresa do metro (para gestão da linha).

    Existe um site (http://www.urbanrail.net/index.html) em que o autor fez os esquemas de centenas de Metros em todo o mundo. Podes-lhe perguntar qual o software que usa…

  16. Suka

    Tenho a dizer que nunca andei no metro do Porto nem de Madrid.

    Mas duvido que algum seja mais confuso que o de NY:
    http://www.nycsubway.org/maps/route.html

    Ivo, o mapa que está afixado por lá é mais semelhante ao que pus aqui e a este:
    http://www.mopocket.com/graphics/nyc-subway-map-thumb.jpg

    É muito bom em termos de horários, pois estão sempre a passar metros. Mas o mapa é terrível pois nem indica que existem metros a certas horas que não param em todas as estações. Aliás, nem sei bem onde vejo isso lá.

    A última viagem a NY que fiz, lembro-me de ter apanhado o metro em Wall Street e querer ir para o Central Park…
    Fui parar ao Bronx! eheheh

    Uma confusão…

  17. João Pereira

    V.C.
    Os mapas são normalmente desenhados à unha com software de desenho vectorial tipo Corel Draw, Illustrator ou Freehand.

  18. Paulo A. Silva

    Quanto ao software, qualquer aplicação para desenhar grafos o faz (porque os mapas não passam disso: grafos). Existem N aplicações, a maioria em Java, que o fazem sem qualquer problema.

  19. Gabriel

    é que vc ainda nao viu o mapa do metro do Rio de Janeiro.
    Benza Deus!!!

  20. Andreia Santos

    Oi, td bem? Desculpa incomodar mas eu viver para Fuenlabrada em Setembro e preciso de uma ajudita:P
    Consegues explicar-me como vou do aeroporto de madrid para a saída de “Parque Europa” ou “Fuenlabrada Central”? Eu encontro estas saídas no mapa de Madrid, mas no do Metro não. E acho aquilo um bocado confuso. Desculpa estar a incomodar mas precisava mm d ajuda. Se não souberes, podes ao menos dizer-me qual é a linha que me deixa nestes sítios. É que assim já me facilitavas muito. Ah, e parabéns pelo Blog;)
    Bjokas***

  21. Ivo Gomes

    Se eu morasse em Madrid, poderia responder-te. Mas como não moro também não sei a resposta.

  22. nunomdc

    lol metro do porto, como o outro diz: fácil, rápido e sem porquês.
    ok talvez nao seja facil à primeira mas depois de se entender até nem é difícil.

  23. Filipa Lima

    Olá!Boa noite!
    Vou pasar uns dias a Madrid depois do Natal.
    Será que me podias dra umas dicas ou os pontos principais?
    Como me safo no Metro?
    E já agora será que dava para me arranjar uma imagem da planta do metro de Madrid mas em tamanho maior para poder imprimir?

    Obrigado!

  24. Márcio

    gostava de saber se há algum programa para construir estes mapas. Já fiz o metro do porto em Microsoft Office Visio mas não fica lá muitobem

  25. mapas

    o site da revista transportes em revista tem os mapas de todas as cidades do mundo com metro

  26. Jammer

    Usando o MS Visio pode-se fazer mapas de metrô.

    http://office.microsoft.com/pt-br/visio/HP010306151046.aspx

  27. Jana Peres

    Hola caros leitores,cheguei de Madrid semana passada achei fantastico o plano de metro que é esse novo andava la como aqui em mh cidade sem falar um a em espanhol,e o que mais me chamou a atençao a preocupaçao que eles tem com o meio ambiente.la sim é um metro sustentavel o Brasil poderia copiar essas ideias se cada fizer sua parte o planeta agradece.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Petitpois » Breadcrumbs em abas
    19 de Abril de 2007, 19:17
  2. Urls Sinistras » Blog Archive » del.icio.us entre 18/04/2007 e 20/04/2007
    21 de Abril de 2007, 02:25
  3. Você está aqui « Lu Terceiro
    27 de Maio de 2007, 00:35
  4. del.icio.us entre 18/04/2007 e 20/04/2007 – Fábio Caparica
    18 de Janeiro de 2017, 05:11

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>