IvoGomes.com

Voltar ao início

myTVShows 3: As Novidades

Após alguns meses de desenvolvimento da nova versão do myTVShows, chegou a hora de a disponibilizar publicamente. Esta versão já tinha sido divulgada mas apenas para alguns utilizadores, de modo a poder ter algum feedback sobre as novidades, bugs, novas funcionalidades, etc...

Esta nova versão ainda está longe de ser finalizada. Ainda há algumas funcionalidades em processo de desenvovimento, outras ainda só no papel. Uma vez que foram introduzidas muitas novas funcionalidades, é possível que ainda hajam alguns bugs (apesar de termos feito muitos testes durante a fase em que a aplicação esteve disponível apenas a um conjunto restrito de pessoas).

As Novidades

Uma das novidades principais é a mudança completa do layout da aplicação. A versão anterior tinha sido inspirada no iTunes e nesta nova versão decidi criar um layout próprio tentando aproveitar o que o layout anterior tinha de melhor.

Quanto às funcionalidades, durante estes últimos meses tenho recebido alguns pedidos e nesta nova versão já consegui aplicar a maior parte deles:

Adicionar mais do que uma temporada de cada vez

Um dos pedidos mais frequentes era o de poder adicionar mais do que uma temporada de cada vez. A partir de agora é possível adicionar quantas temporadas quisermos, desde que sejam separadas por uma vírgula. Ex: 1, 2, 3.

Infelizmente ainda não é possíve adicionar "todas" as temporadas disponíveis para uma determinada série, mas vou continuar a trabalhar para que essa funcionalidade seja implementada.

Não ter que enviar uma imagem para a série

Outro dos pedidos mais frequentes estava relacionado com o envio de uma imagem de capa para cada série que era adicionada. Muitos utilizadores pediram para que a aplicação automaticamente adicionasse uma imagem correspondente à série.

Na nova versão, o myTVShows automaticamente adiciona as imagens às séries com base nas imagens enviadas pelos outros utilizadores. Assim que uma série é adicionada, é-lhe atribuída uma das imagens já existentes e o utilizador tem a possibilidade de escolher uma nova imagem (ou enviar a sua) sempre que quiser editar a sére.

Pesquisa de novos episódios

No final da lista de episódios de cada temporada passou a haver uma opção para procurar a existência de novos episódios. Isto permite estar sempre a par das novidades da série e dos novos episódios que vão sendo transmitidos. Esta pesquisa é feita com base na data de transmissão original dos episódios nos E.U.A.

Em breve vou tentar implementar uma secção que permita verificar a existência de novidades (novas temporadas/episódios) para todas as séries que temos.

Link para download dos episódios

Esta foi sem dúvida a funcionalidade mais pedida e também a mais controversa de implementar. O objectivo principal do myTVShows é o de gerir as séries que vamos acompanhando e não o download das mesmas da Internet, mas finalmente cedi aos vários pedidos e coloquei uma secção com links para sites externos que permitem efectuar o download dos episódios via BitTorrent. Convém salientar que a disponibilização de links para sites externos não é ilegal e que no myTVShows não é feito o alojamento de qualquer tipo de ficheiros deste tipo.

Identificação do número de episódios não vistos

Na barra lateral, para cada série temos a informação do número total de episódios que nos falta ver para cada uma.

Desta forma é fácil saber em qualquer altura quais as séries em que temos episódios não vistos sem ter que entrar na página da serie.

Outras Novidades

Para além das novidades visíveis, foram feitas também alterações a quase todo o código da aplicação para a tornar mais rápida e menos pesada. Dessa forma, todas as imagens foram combinadas numa só (usando o método CSS Sprites) o que permite que o carregamento seja feito de forma muito mais rápida e de uma só vez. Este métdo teve no entanto algumas consequências para os utilizadores do Internet Explorer 6 (que não suporta imagens PNG transparentes) e como tal, oficialmente o myTVShows não é suportado em versões do IE 6 ou inferiores (não só por causa das imagens, mas também porque esta versão do IE também não suporta alguns selectores de CSS como por exemplo o :hover).

Em relação ao CSS ainda não está tudo terminado. Falta criar uma folha de estilos para dispositivos móveis (talvez uma específica também para o iPhone/iPod Touch) e outra para ecrãs mais pequenos, como por exemplo uma TV (sim, há quem use o myTVShows directamente na TV).

Futuro

Como disse no início, esta nova versão está longe de ser uma versão final. Optei por divulgá-la já porque penso que já amadureceu o suficiente e também porque ando a ler o livro "Getting Real" da 37 Signals que indica que uma aplicação web deve ser lançada para o público logo que possível. Os próprios utilizadores irão encontrar e ajudar a resolver os bugs e a seleccionar as funcionalidades que mais querem ao longo do desenvolvimento da própria aplicação :)

Sendo assim, caso encontrem alguns bugs ou queiram que sejam adicionadas ainda mais funcionalidades (lembrem-se que isto é suposto ser KISS - "Keep It Simple, Stupid"), informem-me!

Boas Séries!


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. Paulo A. Silva

    Ivo,
    parabéns pelo excelente trabalho.
    Confesso que não sou utilizador da aplicação uma vez que apenas acompanho/acompanhava uma série: House M.D – mas para quem as segue às dezenas (e conheço muitos assim) é sem dúvida uma mais valia.

    Lembro-me, que para a primeira versão tinhas umdemo disponível o que não aconteceu desta vez, o que me levou a efectuar o registo. Não sendo um efectivo utilizador e não tendo encontrado forma de me auto-remover solicito que o faças.

    Abraço e continuação.

  2. Ivo Gomes

    Olá Paulo.
    Obrigado pelo comentário. Esqueci-me que ainda me faltava adiconar essa funcionalidade ao Perfil :)
    Vou já remover.

  3. Dextro

    Uma ideia: porque não algo para marcar todos como vistos?

    O aspecto da aplicação está excelente, acabei de me registar e tens aqui um novo utilizador assiduo (andava atrás de algo como isto há algum tempo).

    BTW não sei se conheçes mas o anidb.net é um site semelhante (se bem que dedicado exclusivamente a anime), se calhar podias arranjar lá boas ideias.

  4. Ivo Gomes

    @Dextro: nas opções da temporada tens lá uma opção para “Marcar todos como Vistos”

  5. Dextro

    @Ivo Gomes Não tinha visto á primeira :oops: Anyway colocar essa opção no fundo das listas de episodios era capaz de ser bem pensado.

  6. andrezero

    excelente

Blogs que "linkam" para aqui

  1. » myTVShows: Mais Novidades – IvoGomes.com
    12 de Julho de 2008, 09:57

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>