IvoGomes.com

Voltar ao início

Guia para desenvolvimento de aplicações web em dispositivos móveis

Cada vez mais, o desenvolvimento de novas aplicações web tem de ter em conta as várias formas como o utilizador chega à informação. Hoje em dia estamos a assistir ao crescimento cada vez maior do acesso à informação através de dispositivos móveis com ecrãs reduzidos. Isto coloca alguns problemas à maioria dos sites que não estão preparados para serem visualizados a resoluções tão baixas. Além disso, é também importante ter em conta os tamanhos cada vez maiores dos ecrãs de computador.

Sendo assim, como desenvolver uma aplicação que possa ser vista normalmente num ecrã de 1280x960 pixels ou num telemóvel/PDA com um ecrã de 200x250 pixels?
Não é fácil, mas é possível, se tivermos folhas de estilo (CSS) diferentes para ecrã e para dispositivos móveis (que nem todos suportam). Mas depois temos também a diferença de ecrãs dos vários dispositivos. Não existe um standard. Mesmo em modelos da mesma marca é frequente encontrar vários tamanhos de ecrã diferentes.

Tamanhos de ecrã dos dispositivos móveis

Tamanhos de ecrãs em dispositivos móveis
Com base neste gráfico podemos ver a variedade de tamanhos disponíveis, pelo que se recomenda o uso de um tamanho máximo de 200x250 pixels.

Com base nestas dificuldades, e na sua experiência no trabalho com aplicações web e dispositivos móveis, Brian Fling desenvolveu um guia que tem como objectivo ajudar a perceber como podemos desenvolver aplicações web para este tipo de dispositivos.

Este guia está disponível gratuitamente em PDF e em breve terá uma versão em HTML.


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. Ricardo

    Com excessão da larguraXaltura das imagens presentes em uma página, que seriam escalonadas para caber lateralmente no ecrã, há outro fator relativo à visualização com que devemos nos preocupar?

    Digo isso pois o texto (p, h1,h2,ul…) sem estilo CSS corre naturalmente pela tela estreita, ou estou errado?

    obrigado!

  2. Dextro

    Mas quando eu me preocupei com estas coisas chamaram-me doido e que estava a ser picuinhas! :p

  3. André Luís

    O guia está soberbo. E quem quiser seguir estas coisas de perto, subscrevam a Mailing List :

    http://tech.groups.yahoo.com/group/mobiledesign/

    Só mais uma coisa… não tentem sempre o approach da One-web e mostrar o mesmo site para varias plataformas. Há casos em que mais vale desenvolver um portal para mobiles.

    O CSS esconde muita coisa, mas a markup vai à mesma ser transferida por completo. Se usarem detecção do lado do servidor até se podem safar, mas vão estar a martelar. :P Não acham? hehe

  4. Ivo Gomes

    Também concordo com a criação de conteúdos específicos para estas plataformas em vez do uso do CSS (que nem sempre é entendido por todos os dispositivos) devido à informação a mais que é transferida.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Guia para desenvolvimento de aplicações web em dispositivos móveis « [REF]
    21 de Março de 2007, 18:58

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>