IvoGomes.com

Voltar ao início

Ergonomia, sabe o que é?

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.

Ontem, na TSF foi entrevistado o presidente da Associação Portuguesa de Ergonomia, Carlos Fujão, sobre o que é a ergonomia e o que faz um ergonomista no mercado de trabalho. São 20 minutos de conversa que todos os ergonomistas (e todas as outras pessoas interessadas, claro) deviam ouvir ;) .

[audio:https://www.ivogomes.com/files/ErgonomiaTSF.mp3]

As boas notícias são que a partir de agora já existe oficialmente a profissão de ergonomista (foi classificada pelo CNP2005 - Revisão da Classificação Nacional das Profissões).


29 Comentários

Comente este artigo!

  1. Juan Leal

    Boas notícias!!! :-)

    Parabens a toda a comunidade! Fico contente de saber que agora já temos o nosso título reconhecido oficialmente (pelo menos a nível nacional).

    Em Espanha ainda falta tempo…

  2. Pedro Henrique Aparício

    Boas novas em termos de divulgação, quanto à Classificação já sabia.

  3. Thalis Valle

    è tão bom escutar podcastings que não em inglês. rs

    Parabéns.

    Abraços

  4. dextro

    É uma pena existir apenas uma licenciatura em ergonomia :( Devia existir noutros sitios do país e até poderiam existir especializações noutros cursos que podem beneficiar desses conhecimentos como por exemplo os informaticos e outros :)

  5. Cristina

    Sou técnica de Segurança e Higiene Trabalho, e gosto muito de tudo o que é relacionado com Ergonomia… A maior parte das pessoas não sabe o que são riscos ergonómicos. Todos deviam ter noções básicas de ergonomia, pois esses conhecimentos seriam importantes quer no local de trabalho, quer no dia a dia de cada um de nós.
    Ivo Gomes, gosto muito do seu blog e já o recomendei a colegas e amigos. Obrigada pela informação e pelos conhecimentos ;)

  6. Pedro Henrique Aparício

    Oh Ivo…aqui está uma aberração comum “Riscos Ergonómicos” como se a ergonomia gera-se Riscos para o trabalhado ao invés de protege-los. Assim como é frequente pensar-se que ergonomia só trata das posturas dos trabalhadores!

    Talvez isso mereça um post por estas bandas, já em termos de divulgação da ergonomia este site tem sido das mais bem sucedidas nos últimos tempos.

    Um Abraço

  7. Ivo Gomes

    Exacto! Apesar das boas intenções, não existem riscos ergonómicos. Os riscos são: de incêndio, de queda, de afogamento, etc…

    A ergonomia e a HST servem para eliminar ou minimizar esses riscos.

    Se houvesse risco ergonómico seria necessário alguém para eliminar os ergonomistas :D

  8. José Carlos

    Ouvi e gostei. No início notou-se claramente o nervosismo, mas depois ficou muito bem.
    Concordo que todos deviam ouvir, mas em particular as pessoas com poder de decisão, para tentar alterar mentalidades. Mesmo que o trabalhador tenha noção do que pode, e deve, ser melhorado no seu local de trabalho, se a entidade patronal, entenda-se “o patrão”, não souber, nada muda. Infelizmente.

  9. Valdiney SAmpaio

    Olá Ivo Gomes!!!
    sou Brasileiro, graduando em Educação Fisica e Pós-graduado em Biomecanica e Avaliação Fisica, fui contactado para realizar um trabalho de instruções fisicas em uma grande empresa na area Quimica, onde a mesma esta passando por problemas continuos de lesões no trabalho. e me identifiquei com esse trabalho, e gostaria de aprimorar meus conhecimentos no assunto. onde o campo de trabalho no Brasil me parece um tanto vasto.
    O que vc me recomenda? vc sabe de algum programa de bolsa de estudos fora do Brasil?
    parabens pelo sit!!! praticamente completo para minhas pesquisas!!!

  10. Ivo Gomes

    Olá Valdiney. Não conheço nenhum programa de bolsas de estudos em ergonomia e como tal não sei se o poderei ajudar. Existem algumas pós-graduações e mestrados, ams em relação às bolsas terá que se informar melhor junto das instituições que leccionam os cursos ou algum consulado ou embaixada do seu país.

  11. nizete

    saber mais comentarios sobre ergonomia….

  12. junior

    ola ;sou acdemico de enfermagem e estou com vontade de fazer pós em saúde do trabalhador ,é um bom campo???
    estou em duvida

  13. Cristiane

    Olá, sou Engenheira de Segurança do trabalho e, gostaria de saber se eu posso assinar um laudo ergonomico?
    Desde já agradeço

  14. Ivo Gomes

    Não lhe sei informar sobre isso. Existem realmente alguns relatórios em que é necessário um técnico certificado para os assinar (ex: arquitecto, técnico superior de SHST, etc), mas em relação a um relatório de ergonomia não me parece que legalmente haja esse requisito. Mas também pode depender de país para país. Não sei se é do Brasil ou de Portugal e a lei de cada país pode ser diferente para estes casos.

  15. ARNOLDO

    Ola Ivo.Sou graduando em enfermagem, tec em segurança do trabalho, tec em enfermagem, e minha professora de ergonomia disse que significa a adaptaçao do trabalho ao homem, logo eu descordei pela logica, acaso o trabalho existiu primeiro que o homem? Na minha opiniao e a adaptaçao do homem ao trabalho. Estou errado?

  16. Ivo Gomes

    Olá Arnoldo.
    Do ponto de vista da Ergonomia, nunca deve ser o Homem a adaptar-se ao trabalho, mas sim o contrário. O trabalho deve ser adaptado ao Homem para lhe fornecer mais segurança, conforto e evitar possíveis acidentes de trabalho.

    A eliminação ou minimização dos riscos do trabalho é feita no trabalho em si e não no Homem. Por vezes são adicionados equipamentos de protecção individual (EPI) aos trabalhadores, mas isso não significa adaptar o Homem ao trabalho, mas sim adicionar mais um factor de segurança ao trabalho em si.

    O único factor de adaptação do Homem ao trabalho acontece quando o trabalho requer conhecimentos específicos. Nesses casos, a formação do trabalhador é uma forma de adaptação do Homem ao trabalho, mas ao mesmo tempo, o trabalho em si deve ser alvo de uma intervenção ergonómica para o tornar mais simples de desempenhar. Dessa forma podem evitar-se possíveis “erros humanos” no futuro devido à complexidade das tarefas.

  17. Vânia Fernandes

    Ola..
    Gostaria de saber em que consiste este curso e as saidas proficionais…

  18. mauricio

    oi tudo bem ivo,sou tec de segurança do trabalho,mais ainda ñ estou atuando na área,fiz meu estágio na empresa que trabalho.minha função atual é cobrador mais sempre procuro interagir com os técnicos e ajudando em determinadas tarefas quando solicitado.Emfim gostaria que, se possivel enviace imformações sobre ergomonia no transporte,ou seja a empresa é de transporte coletivo urbano um abraço Mauricio.

  19. Ivo Gomes

    Pode obter mais informações sobre o curso na página do departamento de ergonomia da FMH/UTL em:
    http://www.fmh.utl.pt/ergonomia/

  20. Miriam Rodrigues

    Estou concluindo a pós-graduação gostei bastante da disciplina Qualidade de Vida, esou preparando o meu projeto em Ergonomia, gostaria se possível enviasse para o meu e-mail assuntos referentes a adaptação com trabalho no computador. O meu tema será: “Organização na matrícula do curso de Graduação de Engª Civil e postura no trabalho”.

  21. Alesçandro

    Ivo sou aluno do curso de ciências aeronaúticas da ITE de Bauru SP, vou fazer uma monografia sobre, ergonomia na aviaçao, será que você pode me ajudar? ou aonde encontro livros com essaas teoria,aguardo.Obrigado.

  22. Ivo Gomes

    Olá Alesçandro.
    Infelizmente penso que esse tipo de informação é demasiado específica e não conheço nenhum livro que fale dela especificamente.
    Pode no entanto dar uma visão geral sobre o que é a ergonomia e a forma como os elementos da consola dos aviões estão estruturados para serem mais fáceis de usar (uma vez que são bastantes botões).

  23. Helena Silva

    Estou neste momento a tirar o curso de TSHT gostei da forma como esta entrevista foi dada, uma vez que estou a realizar um trabalho em Ergonomia, ou seja adaptar o trabalho ao homem isto foi-me muito útil.

  24. celmo leão

    Alesçandro existe uma tese de mestrado na UFPE que fala sobre a ergonomia na aviação veja no departamento de designer espero ter ajudado

  25. cacau

    Sou estudante de design de moda e estou estudando a ergonomia no meu curso.Acho muito importante e interessante.A ergonomia é muito útil,pra vida como um todo,pq tudo envolve ergonomia!E a idéia da ergonomia na moda,só tem a beneficiar a sociedade,em geral!

  26. Claudio Costa

    Quando uma empresa preenche a PPP, e coloca que funcionarios
    estão classificados como Ergonomico, isto significa que os mesmos não sofrem a insalubridade, mesmo que a empresa seja insalubre, no aspecto de que se trata de insdustria quimica, com gases de varios tipos evaporando-se no ar?

  27. anonimo

    eu nao compreendo nada desta materia :(

    Por favor me ajudaa :( :( :(

  28. cauana

    estou fazendo um curso em pedagogia empresarial e estou estudando ergonomia pela primeira vez,e gostaria de entender um pouco mais sobre esse assunto,pois gostaria de trabalhar no meu trabalho.

  29. Carlota Lobato

    Bom dia! Gostaria de saber se alguém tem documentação ou de alguma forma de pode ajudar numa formação para operadores de câmera. Agradecia-vos imenso toda e qualquer ajuda.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>