IvoGomes.com

Voltar ao início

Ergonomia: A ciência do conforto

"Ergonomia – A ciência do conforto" é o tema do próximo "Café Scientifique" em Braga, hoje (14 de Janeiro) às 21h30. O orador é Pedro Arezes, professor associado do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Há uma exigência cada vez maior de possuirmos objectos, equipamentos, mobiliário, etc., cada vez mais seguros e, sobretudo, mais confortáveis. Esta exigência de conforto no nosso modo de vida constitui um dos principais objectivos da Ergonomia. É, pois, indiscutível que a Ergonomia está presente no nosso dia-a-dia, do chuveiro que utilizamos quando acordamos, às almofadas que nos ajudam a adormecer no final do dia, passando pelos nossos locais de trabalho.

A Ergonomia é uma área de saber multidisciplinar e, por isso, são muitas as áreas científicas e tecnológicas que contribuem para o seu desenvolvimento, mas o objectivo da sua aplicação é sempre comum: adaptar o meio que nos envolve à percepção e capacidade humanas.
A utilização de objectos/equipamentos de forma confortável e intuitiva é, pois, uma consequência das preocupações em estudar a Ergonomia desses mesmos equipamentos.
Por isso quando tiver que viajar para a Austrália e estiver preocupado com as implicações que as 12 h de diferença horária possam ter na sua disposição e desempenho, não se preocupe…. a Ergonomia ajuda-o a minimizar esses efeitos!

O Café Scientifique é um local onde, pelo preço de uma chávena de café ou de um copo de vinho, qualquer pessoa pode assistir e explorar as mais recentes ideias sobre ciência e tecnologia. Estas reuniões têm lugar em cafés, bares, restaurantes ou até mesmo em teatros ou anfiteatros, mas sempre fora do contexto académico tradicional.

Fonte: Ciência Hoje


6 Comentários

Comente este artigo!

  1. Edson Carlos de O. Gomes

    OI IVO GOMES GOSTEI MUITO DO SITE,POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ERGONOMIA.
    -FÍSICA
    -COGNITIVA
    -ORGANIZACIONAL
    SOBRE 5 AUTORES DIFERENTES; SE VOCÊ TIVER ALGUMA, COISA MANDA PARA MIM.

    DESDE JÁ AGRADEÇO:

    EDSON

  2. Sueli

    Olá Ivo,
    Sou estudante de engenharia adorei o seu site.Estou fazendo um trabalho sobre ergonomia e segurança no trabalho se voce tiver alguma coisa, por favor mande pra mim.Desde já agradeço

  3. Diego Pontes

    Oi, sou Técnico em Segurança do Trabalho e acadêmico de Fisioterapia do 7o período.
    Gostaria de te parabenizar pelo seu site e também estou muito interessado em fazer um curso de higiene ocupacional, se puder me dar informações onde eu possa encontrar esse curso eu agradeceria muito. obrigado desde já.

  4. Ivo Gomes

    Olá Diego.
    Infelizmente não o posso ajudar nessa questão mas se contactar o centro de emprego da sua área eles podem dar-lhe uma lista de todas as instituições que fornecem esse curso.

  5. Vanda António

    Boa noite! Sou ala Vanda António irei realizar um trabalho sobre ergonomia! gostaria de receber alguns concelhos e dicas para obter uma boa nota neste trabalho!

  6. Fatima Lima

    Olá Ivo gostei dos artigos me manda algumas dicas para minha monografia desde já agradeço

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>