IvoGomes.com

Voltar ao início

Entender um diagrama

Já há algum tempo que queria escrever sobre o diagrama da rede do Metropolitano de Lisboa.

A partir do momento que que a rede se estendeu para fora da cidade de Lisboa, passaram a existir dois tipos de zonas: Coroa L (todas as estações dentro de Lisboa) e Coroa 1 (todas as estações fora de Lisboa). Com esta separação passaram também a haver dois tipos de bilhetes: bilhete de 1 zona (permite viajar pelas estações dentro de uma zona) e bilhete de 2 zonas (permite viajar na rede completa do metro).

Diagrama da rede do Metro de Lisboa

Por exemplo, se eu quiser ir da estação da Cidade Universitária para a estação da Ameixoeira, só preciso de comprar o bilhete de 1 zona. Até aqui não há grandes complicações.

O pior é se eu quiser ir até à estação do Senhor Roubado. Qual o bilhete que devo comprar? 1 zona ou 2 zonas? A estação do Senhor Roubado está na Coroa L ou na Coroa 1?

E a estação da Pontinha?

Para um utente que queira viajar até uma dessas estações, a dúvida permanece: qual dos bilhetes devo comprar?

Entender o Diagrama

Não é fácil saber qual dos bilhetes comprar e uma solução fácil seria afastar um pouco a divisória das zonas para uma área mais à frente da estação. Ou seja, em vez de se fazer a divisão por cima da estação, fazia-se um pouco depois. Dessa forma seria fácil de saber que só preciso de comprar o bilhete de 1 zona para ir até à estação do Senhor Roubado.

Mas não é assim tão simples!

Imaginem que estão na estação de Odivelas e querem ir para a estação do Senhor Roubado. Supostamente nesta viagem também só precisam de um bilhete de 1 zona e se tivéssemos alterado o diagrama para afastar a divisória das zonas teríamos que comprar um bilhete de 2 zonas para ir de Odivelas até ao Senhor Roubado.

Sendo assim compreende-se o porquê da colocação das estações no meio da linha divisória das zonas. A estação funciona como meio transitório entre uma zona e outra.

Agora só falta explicar aos utentes que só é necessário um bilhete de 2 zonas caso se queira atravessar essa linha divisória. Entretanto a dúvida irá manter-se e continuará a haver pessoas a comprar bilhetes de 2 zonas para irem até ao Senhor Roubado...


4 Comentários

Comente este artigo!

  1. d3x7r0

    Pois mas quem anda de autocarro já sabe essas coisas todas! Estes finos que andam de metro não percebem nada disto LOL Just Kidding ;)

    Mas a verdade é que o sistema é identico ao da carris sem qualquer excepção mas não entendo porque é que na carris Moscavide (Loures) dispõe de excepção a este sistema de zonas (conta como zona L) e o Metro não fez o mesmo para esta unica estação nem que fosse como medida temporaria… Poupava dinheiro aos utentes e muito possivelmente tornava o uso daquela estação muito mais atraente… :(

  2. Ni

    como vou para o INP(Instituto de Novas Profissões) pelo Metro. vou de Corroios e como chego ao Metro da Ameixoeira. e para voltar para corroios como é? da ameixoeira até corroios vice-versa.
    espero que me ajudem.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. » Novo mapa do Metro de Madrid – IvoGomes.com
    18 de Abril de 2007, 11:17
  2. Anónimo
    17 de Março de 2011, 23:55

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>