IvoGomes.com

Voltar ao início

Codebits e Séries de TV

SAPO CodebitsJá se passou quase um mês, e ainda não falei aqui do SAPO Codebits. O Codebits foi um evento promovido pelo SAPO para programadores de todos os tipos, da web, desktop, hardware, e foi também um evento para hackers, entusiastas e empreendedores da Internet em Portugal, para evagelistas de novas tecnologias, webdesigners e estudantes. No fundo, estava lá quase toda a gente que trabalha nas TI em Portugal. Foi bom conhecer pessoalmente algumas pessoas que apenas conhecia "virtualmente" e também conhecer novas pessoas deste meio.

O evento durou 3 dias e a organização está de parabéns. Havia Wi-Fi, comida e bebida à borla, workshops, Wii's, Xbox's (prefiro sem dúvida os comandos da PlayStation), Segway's (pela primeira vez experimentei andar num Segway e é simplesmente espectacular), etc... O convívio entre todos os participantes também foi excelente. Foram 2 dias (não pude participar no terceiro dia) espectaculares e esperemos que em 2008 o evento se repita e tenha tanto ou mais sucesso que o deste ano.

O objectivo do Codebits era realizar um concurso entre todos os participantes, em que cada pessoa ou grupo de pessoas poderia apresentar um projecto desenvolvido durante o evento. Não era necessário que o projecto fosse funcional, bastava até apresentar apenas a ideia. Eu não participei no concurso, mas durante o Codebits aproveitei para terminar um projecto pessoal que tinha começado a desenvolver na altura: o TV Shows.

Basicamente, o TV Shows permite-me fazer a gestão das séries de TV que costumo ver. Através desta aplicação consigo manter um registo de todas as séries que acompanho, quais os episódios que já vi (e os que ainda me falta ver) e também se tenho (ou não) um ficheiro com as legendas para cada episódio.

TV Shows

A inspiração para esta aplicação partiu da gestão de séries efectuada pelo iTunes. No entanto, para gerir as séries via iTunes era necessário adicionar os ficheiros AVI à base de dados e tê-los disponíveis sempre no disco. Assim, a ideia de ter algo simples que me permitisse simplesmente saber quais os episódios que me faltam ver em cada série fez com que colocasse mãos à obra (uma vez que depois de muito procurar, não encontrei nenhuma aplicação que o fizesse).

E assim surgiu o TV Shows!

Uma vez que não sou programador e nunca tinha programado nada assim na vida, o código pode não ser o melhor, mas o que interessa é que funciona e satisfaz a minha necessidade inicial.
Assim, uma vez que pode haver mais gente como eu que tenha a necessidade de gerir os episódios das séries que costuma ver, disponibilizo a aplicação para quem a quiser usar, gratuitamente em https://www.ivogomes.com/tvshows/. Além do download, existe também uma versão de demonstração e instruções sobre como instalar.

O único problema (que espero resolver numa futura versão) reside na instrodução inicial dos conteúdos. Uma vez que apenas é possível adicionar uma série ou um episódio de cada vez, a introdução de 5 séries com 24 episódios cada uma, por exemplo, pode demorar o seu tempo. Em breve espero ter alguma forma de introdução em massa via XML ou CSV (mas como não sou programador, vou ter que ler como se faz ou esperar que alguma alma caridosa o faça por mim :) ).

Actualização: A partir da versão 0.6 já é possível importar os nomes dos episódios directamente do site tv.com (via epguides.com). Assim torna-se muito mais fácil a introdução inicial dos dados :)

Espero que gostem, e que seja útil na gestão das vossas séries!

https://www.ivogomes.com/tvshows/

Disclaimer

Esta aplicação deve ser usada para fazer a gestão dos episódios das séries compradas legalmente em DVD. O objectivo não é o de promover o download ilegal de filmes ou séries, mas sim, proporcionar uma gestão fácil de todos os episódios que possuimos e saber quais os que já foram vistos e quais os que nos faltam ver.


9 Comentários

Comente este artigo!

  1. José Carlos

    Está muito bom o TV Shows, parabéns! Rápido, com bom aspecto e muito intuitivo.

  2. JJ

    A necessidade que sentiste em escrever o “Disclaimer” diz muito sobre a sociedade em que vivemos e a paranoia generalizada que a todos afecta.

  3. HugoNS

    Muitos Parabéns Ivo
    Está excelente, muito funcional muito rápido e com um design simples mas apelativo.
    Muito fixe.

  4. Pedro Sousa

    Pareceu-me muito bom na conferência e agora vou ter a oportunidade de experimentar. :)

    Achei piada o disclaimer. hehe
    Bom trabalho.

  5. Paulo A. Silva

    Quanto ao Sapo Codebits já pouco mais há a dizer (julgo). Não estive presente mas acompanhei a propaganda, tive oportunidade de espreitar as câmaras colocadas no local e a transmitir para a World Wide Web assim como ler as variadas reviews que foram publicadas.

    No que diz respeito à aplicação TV Shows deixo os meus parabéns ao Ivo e a sugestão aos leitores que a testem a correr “dentro” do Prism. Para utilizadores de OS X nem se aperceberão que se trata da uma WebApp.

  6. Ivo Gomes

    Obrigado a todos :D

    @JJ: Realmente, com a paranóia actual, se não tiver um disclaimer deste tipo ainda me arrisco a ser interrogado por incentivo à pirataria!

    @Paulo A. Silva: Vou experimentar o Prism e ver como fica :) No entanto já li alguns comentários negativos sobre a versão para OS X que ainda necessita de muito trabalho para ficar com um aspecto/interacção mais Mac-like.

  7. Ivo Gomes

    Após alguns testes consegui implementar a funcionalidade que permite importar os episódios directamente do TV.com (via epguides.com). Torna-se assim muito mais fácil a introdução inicial dos dados, que passa a ser feita automaticamente (se a série existir na base de dados do epguides.com)

    A nova versão já está disponível para download e para testes em https://www.ivogomes.com/tvshows :)

  8. Ivo Gomes

    Nova versão: 0.7 :)

    Muitas novas funcionalidades.
    Mais info em https://www.ivogomes.com/tvshows

Blogs que "linkam" para aqui

  1. » TV Shows 1.0 – Aplicação de Gestão de Séries de TV – IvoGomes.com
    18 de Janeiro de 2008, 09:58

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>