IvoGomes.com

Voltar ao início

CNN prestes a lançar novo website

Ao olhar para as páginas da versão beta do novo site da CNN fico admirado e maravilhado com a simplicidade das mesmas. Nesta futura versão o site deixa de ser uma pilha de informação e passa a ser muito mais fácil de olhar para a página e preceber claramente o que se passa no mundo.

CNN Beta - Página de notícia

A página de notícia é do mais simples que pode haver e no canto superior direito passa a existir um conjunto de tópicos (highlights) sobre o artigo em si, e que vão sendo actualizados à medida que a notícia também vai sendo actualizada. A publicidade existe, mas está colocada de forma excelente na página (1 banner bem localizado em vez de 10 banners a piscar por todos os lados).

A página inicial e as páginas de secção também estão muito mais fáceis de ler. Mais conteúdos, mas menos elementos distractores tornam o site fácil de ler e ao mesmo tempo agradável à vista, como se pode comprovar na imagem abaixo com o "antes e depois":

CNN Beta - Página de secção

Página de secção "World": Antes e Depois
Na nova versão o menu passou a estar no topo e libertou espaço para os conteúdos que passaram a estar melhor organizados na página. Tudo o que atrapalhava a navegação foi retirado, sobrando apenas o mais importante, a informação.

Cada vez mais os websites noticiosos estão a centrar-se mais na informação e conteúdos e menos nos outros elementos irrelevantes (animações, gráficos, imagens, etc). Ao memso tempo consegue-se ter um website funcional e agradável à vista.

Em Portugal ainda se dá mais atenção aos acessórios, ou seja, à "beleza estética" do site, às imagens e ao impacto visual do mesmo. Felizmente não tive esse problema no redesign do Jornal Meios&Publicidade (à excepção do abuso de banners publicitários), mas o mesmo não aconteceu com outros projectos que ainda estão em cima da mesa e que, apesar de termos apresentado um layout bastante clean, o cliente queria era que as páginas tivessem no canto a imagem das folhas de um jornal (assim como este) e que se pudesse navegar como se se folheasse o mesmo "porque os utilizadores gostam de folhear o jornal"...


8 Comentários

Comente este artigo!

  1. Walmar Andrade

    Ivo, estás ficando especialista em análise de sites de redes de televisão, não?

    Eu particularmente gosto muito do novo estilo da CNN, com bom uso dos espaços em branco. Fica melhor de acompanhar as informações pela página.

  2. Tiago Celestino

    Também achei a nova versão muito show de bola. Espero que eles disponibilizem vídeos também em alta resolução, pq os atuais tem uma qualidade lá embaixo. :D

    Abraços.

  3. Jorge Laranjo

    Está bastante melhor mas agora usa 7 frames?

    E ainda por cima tem para cima de uma centena de warnings.

    Pelo menos não tem erros…

    Mas não deixa de ser engraçado como certos forms não funcionam sem Javascript.

  4. Ivo Gomes

    Exactamente por ser uma versão beta, nem me preocupei em ir olhar para o código. Têm mais algum tempo para melhorar e corrigir os bugs.

  5. João Antunes

    Não sendo um site, fica uma referência para a versão em papel do Le Monde Diplomatique que é bastante clean – distinguindo-se das linhas gráficas que vemos usualmente em jornais.

  6. Jorge Laranjo

    @João Antunes:
    E o melhor é que tem um código 100% válido. Nem warnings tem.
    Só é pena que sem Javascript a escolha das imagem não funcione.

  7. ultra

    sou desa boy band antiga o ultra que já fez e faz muito suceso na california sucesos como rescue-me say it once up and under e outros sucesos eu nacionalizei o ultra nos estados unidos não mudando de asunto eu quero ir logo no programa do larry king live qualque noite desas tchau pra todos mesmo

  8. ultra

    sou eu outra vez querendo ir no seu programa o programa larry king live moro na california tem muitos anos nos estados unidos por cauza do email eu não presizo falar quem sou eu tchau pra todos da ir

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>