IvoGomes.com

Voltar ao início

Affordance


© foto: nicolasnova

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Usabilidade. O tema deste ano é "Comunicação".

Para celebrar o dia, a Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU) realiza uma conferência na qual eu vou fazer uma apresentação intitulada: "Affordance ...ou como os objectos comunicam connosco".

Caso não tenham a possibilidade de participar no evento (é grátis), deixo aqui os slides da apresentação:

Affordance (PDF - 7MB)


14 Comentários

Comente este artigo!

  1. Rosa Cunha

    Muito obrigada, Ivo, por partilhares…
    Infelizmente, não vou poder aproveitar esta oportunidade!

  2. Luís Soares

    Parabéns! Fui ao evento e gostei muito da apresentação. Trabalho em usabilidade e ainda não tinha ouvido o termo.. pareceu-me um conceito semelhante ao de uma metáfora.. mas um pouco mais atómico.

  3. Juan Leal

    Muitas imagens e conceitos familiares :)
    Parabens

  4. Luís Soares

    Onde estão os comentários? Porque estão escondidos? Apenas vejo: “3 Comentários”…

  5. Ivo Gomes

    Por motivos que ainda não consegui descobrir, os comentários não estão a aparecer no site, mas consigo aceder através do backoffice.

  6. Cátia Raquel Oliveira

    Olá Ivo…duas coisitas se me permites… :)

    Primeira:
    estou de volta de mockups e protótipos para um projecto e veio a seguinte dúvida… por algumas pesquisas feitas existe agora uma nova forma (que não me desagrada de todo) de apresentar, por exemplo, no final dos formulários os botões: Guardar, cancelar, voltar. Sendo que uma das regras a aplicar seria colocar uns desses botões como botões e outros como links, por exemplo: Guardar (botão), cancelar (link), voltar (link). Isto porque como a acção principal é “Guardar”, acção que o utilizador deve reconhecer e identificar mais rapidamente os outros “botões” seriam em forma de link para não ficarem tão destacados como o botão de acção principal se assim se pode dizer…
    Qual é a tua opinião sobre este assunto? Deve-se usar botões em qualquer circunstância ou pode-se trocar alguns botões (digamos de opções secundárias) como links para que não haja tanto ruído visual? Qual é a regra?

    Segunda:
    já coloquei outros 2 comentarios aqui no teu blog e tenho o “pisco” activo na opção “Notificar-me por email de novos comentários a este artigo”. Já detectei que num dos posts me respondes-te (porque vim directamente á pagina) mas no outro que não me lembro qual foi o que comentei não sei se recebi feedback teu ou não… não sei se é um problema do meu lado :(

  7. Luís Soares

    Olá Cátia,

    Não sou o Ivo mas vou dar o meu contributo :)

    O critério de usar links em vez de botões não tem directamente a ver com a importância da acção, mas sim com o seu tipo:

    Botões estão associados a ‘commit’ (acções modificadoras);
    Links estão associados a navegação; daí o ‘Cancelar’ e o ‘Voltar’ poderem ser links em aplicações/sites web. Possivelmente, por motivos históricos (aplicações desktop), tudo era botões… mas com o passar do tempo, penso que é seguro transitar-se para essa abordagem (até porque, por consequência, se reduz a carga visual, como referes).

    Luís

  8. Ivo Gomes

    Olá Cátia e Luís.
    Sou totalmente a favor da diferenciação clara entre a acção principal do formulário das restantes acções (secundárias ou opostas). Uma forma de o fazer é dar menos destaque às restantes opções, colocando-as como links, mas o mesmo efeito pode ser obtido com botões, desde que se perceba claramente qual é o mais importante.

    Em termos visuais, é muito mais fácil de transmitir esta mensagem com 1 botão para a acção principal e links para as restantes opções.

  9. Cátia Raquel Oliveira

    Olá Ivo e Luís,
    desde já agradeço os vossos rápidos comentários.
    Vou transmitir a ideia à restante equipa. Se tiver mais alguma dúvida sobre este assunto para algum caso particular volto a solicitar a vossa opinião :)

    Ivo, em relação a este post já recebi no email os vossos comentários… estranhamente nos outros dois post que deixei comentário não fui notificada :( (num deles sei que me respondes-te no outro não faço ideia porque já não me lembro qual comentei)… (não sei se o problema estará do meu lado ou se foi algum gap que houve no teu blog :s )

    Mais uma vez obrigada pela resposta.
    Cátia

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Affordances « Será elementar, caro Watson?
    20 de Janeiro de 2011, 14:27
  2. 8 dicas para criar um programa user-friendly (1/4) – Mais Tutoriais
    3 de Março de 2011, 16:45
  3. » 1º Encontro de Usabilidade no Porto » IvoGomes.com – IvoGomes.com
    30 de Abril de 2012, 13:56
  4. 8 dicas para interfaces user-friendly | Luís Soares
    22 de Janeiro de 2014, 17:49
  5. Interfaces user-friendly | Luís Soares
    12 de Março de 2015, 14:40

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>