IvoGomes.com

Voltar ao início

A mosca no urinol

Mosca nos urinói do aeroportoJá quase toda a gente ouviu falar da famosa mosca pintada nos urinóis das casas de banho do aeroporto de Amsterdam. Em cada urinol existe uma mosca pintada ligeiramente acima do ralo e que tem como objectivo tornar as casas de banho mais limpas.

Quem de nós (homens) nunca fez pontaria para as bolas de naftalina, ou para outra coisa qualquer que esteja dentro do urinol? Pois bem, as "moscas" estão lá para isso mesmo. Os homens têm tendência para fazer pontaria para a mosca, e dessa forma os salpicos para o exterior são menores.

Se, em vez da mosca, tivessem colocado um alvo coma instrução: "aponte para aqui" de certeza que isso iria fazer com que muita gente apontasse para o lado oposto de propósito. A "mosca" é uma forma subtil e amigável de fazer com que se aponte para esse local. É psicológico!

Para grande surpresa minha, não é só em Amsterdam que existem estas "moscas". Recentemente tive a oportunidade de visitar a Ilha da Madeira para assistir ao Congresso de Ergonomia. Quando cheguei ao aeroporto, resolvi ir à casa de banho. Qual não foi o meu espanto, os urinóis da Madeira também têm a "mosca"!!

No entanto, acho que a mosca do aeroporto da Madeira estava do lado direito, enquanto que as do aeroporto de Amsterdam estão do lado esquerdo. (Se algum dia forem à Madeira, por favor verifiquem de que lado está a mosca porque eu já não me lembro e na altura não tinha a máquina fotográfica comigo...)

No aeroporto de Amsterdam, a mosca está do lado esquerdo porque a maioria dos homens são destros, e dessa forma, apontam para a esquerda (quem fez este estudo?).

A razão para que a mosca não esteja no centro é simples: estando de um dos lados, os salpicos são menores.

Aqui está uma boa solução ergonómica para tornar as casas de banho públicas mais asseadas!


0 Comentários

Comente este artigo!

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>