IvoGomes.com

Voltar ao início

Usabilidade dos telemóveis Motorola

Três em cada quatro utilizadores de telemóveis Motorola dizem que não voltam a comprar mais nenhum telemóvel desta marca. A razão: dificuldade de uso e falta de usabilidade.

Num estudo da revista britânica Mobile foram entrevistadas 55 pessoas (com telemóveis Motorola) e 78% disseram que não comprariam mais nenhum telemóvel desta marca devido a problemas de usabilidade. Este número aumenta para 85% quando são pessoas que compraram pela primeira vez um telemóvel Motorola (nunca tinham tido nenhum Motorola antes).

A Motorola respondeu que está a alterar os seus interfaces e que alguns dos novos modelos já têm uma melhor usabilidade, mas a tarefa de convencer os seus actuais utilizadores descontentes não será fácil.

Durante este estudo, a maioria dos entrevistados usavam o modelo RAZR e 80% disseram que queriam mudar de telemóvel por estarem descontentes com o actual.

Entre as poucas pessoas que disseram que comprariam outro Motorola, algumas disseram que demoraram bastante tempo para se acostumarem ao interface indicando que a usabilidade era difícil no início, mas que, com a prática foram conseguindo ultrapassar as dificuldades.

Eu próprio tenho um Motorola e não posso dizer que seja fácil de usar. Algumas opções estão demasiado escondidas no meio dos menus e o Bluetooth inicialmente não era compatível com o iSync e durante os primeiros meses não pude sincronizar os contactos nem o calendário com o computador. Finalmente saiu uma actualização do sistema que corrigiu estas incompatibilidades.

Actualmente não estou descontente com o telemóvel mas não se pode comparar com a facilidade de uso e de personalização de um SonyEricsson. No Motorola não dá para adicionar novos temas sem ser a pagar e manualmente é necessário fazer alterações ao software para que se possa alterar o aspecto dos menus. A única coisa que acho melhor do que em qualquer outro telemóvel que experimentei é a escrita de mensagens com dicionário T9. É extremamente fácil escrever qualquer palavra, mesmo que não exista no dicionário... Mas lá está, foi necessário um período de aprendizagem para conseguir usar esta forma de escrever mensagens.

Menu MotorolaAinda por falar em falta de usabilidade, ao navegar pelo website da Motorola experimentei usar um menu para escolher o modelo de telemóvel pretendido e o botão de OK está numa localização totalmente inesperada. Em vez de ter o botão ao lado do menu, está mais acima, ao lado da imagem do telemóvel. Isto poderia fazer alguma lógica se a imagem mudasse consoante o modelo escolhido no menu, mas não... Parece que não é só nos telemóveis que a Motorola tem problemas de usabilidade...


30 Comentários

Comente este artigo!

  1. Gustavo Gawry

    Bem… o meu SonyEricsson tambem tem o T9 e funciona muito bem, acho que a maioria dos celulares tem o T9 tbm. ja tive um motorola e achei péssimo, os melhores que ja tive foram o siemens e o meu atual SonyEricsson

  2. Paulo A. Silva

    T9 nunca foi o meu forte e agora como teclado qwerty a escrita inteligente está completamente ultrapassada.

    Quanto a dispositivos móveis dessa marca só tive um e como não tinha qualquer “modernisse” não posso agora avaliar a sua usabilidade (setas para cima e para baixo é um habituê).

    Quanto ao modelo nokia que tenho agora (6822) em termos de usabilidade parece-me satisfatório. Embora se tenha que navegar dentro de menus e submenus, o principal está nas primeiras opções logo é simples e rápido…

    Parece-me um tema interessante a debater e o Roger Johansson abordou há pouco tempo outro – Best practices for the Mobile Web

  3. Ivo Gomes

    Gustavo, não foi o facto de ter T9 que me chamou a atenção no meu Motorola (todos os telemóveis que conheço já têm T9), mas sim a forma como se escrevem as palavras, que é diferente das outras marcas.

    Dizem que os Nokia são os mais usáveis, mas nunca tive nenhum e sei que há diferenças significativas entre o interface dos modelos mais baixos para os modelos mais avançados.

  4. Camilo

    Eu uso bastante o T9, desde que tinha meu antigo “tijolão”. Agora tenho um LG e não tenho a menor vontade de ter um Motorola, muito complicado, minha mãe teve um e é muito ruim de mexer. A Nokia é disparada a melhor em celulares. (Na minha opinião)
    Cara, animal esse negócio de pré-visualização do comentário!

  5. Pakitu

    minha vida inteira de telespcelular a té a vivo eu tive motorola… tive o primeiro motorola com camera da tim, e NUNCA MAIS COMPRO MOTOROLA NA VIDA
    se tornou um lixo, falta recursos é caro e grande…
    antes quando tinha telesp antes da vivo, ele era fantástico, mas pecava em desing, hj é o inverso…
    tenho 3 SonyEricsson hj e não troco por nenhum outro..
    e sim o T9 existe no sony na noki e qqr outro aparelho… então a motorola não tem atrativos…

  6. Ciro Feitosa

    Sou um usuário real disso. Hoje, acabei de trocar um Motorola (morto) por um Nokia. É incrível a diferença de usabilidade de interface entre os dois. E o que você disse, é fato: Motorola nunca mais!

  7. Fábio Caparica de Luna

    Ja tive Siemens, Motorola e Nokia.

    Melhor que Nokia, nunca vi.

  8. Pedro

    O meu primeiro telemóvel foi um Nokia em 1999. Depois disso já tive sony erickson.
    Foi o desastre total em funcionamento, ao nível da usabilidadade nem tanto.
    Quanto aos motorolas já experimentei de amigos e não gostei nada, sempre os achei confusos.
    Embora todos as marcas tenham evoluido,penso que não hà nada como ter um nokia.

  9. dextro

    Desde que meti as mãos no meu 3330 que nunca mais mudei de marca, Nokia all the way! Já usei sony, já usei motorolas, já usei siemens mas volto sempre aos Nokias nem que seja pelo simples poderio do sistema s60…

    O problema com o S60 no entanto é que ou se odeia ou se adora. Para quem sabe de telemoveis e quer explora-los ao maximo o s60 é perfeito mas para quem quer algo mais simples o s40 (dos modelos mais baixos) é mais indicado.

  10. Leonardo Faria Coelho

    De facto Motorola são difíceis de usar. Não troco meu Nokia 1108 por nada nesse mundo!

  11. Fernando Aquino (Nandico)

    Oi Ivo! Eu sempre tive aparelhos da Nokia (tanto s40 quanto s60), mas hoje uso um Motorola V3i e acho o aparelho excelente. Vejo um avanço tremendo em relação aos aparelhos anteriores da mesma marca. Um abraço =)!!

  12. Micox

    As marcas que já possui foram apenas Nokia e Motorola (atual).

    No meu maldito Motorola (c650), além da falta de usabilidade, ainda há o problema de bugs: o celular toca sozinho (e até desligado) às vezes, etc.

    Comparando entre estes 2, não é nem preciso dizer que nokia bate de 10 a 0.

  13. João Coutinho

    Também eu já fui vitima desta marca. Na altura optei por esse telemóvel, mas rapidamente me percebi que não chegavam aos calcanhares dos Nokia. Contudo, encontrei, há 4 anos atrás funcionalidades no Motorola que faziam algum sentido. O Copy/Paste, o toque de sms como o toque da pessoa. Mas contudo, se quisesse navegar por entre os 20 nomes João, teria que o fazer apenas pela primeira letra do abecedário. Bem, coisas que não se entendem num telemóvel líder no mercado americano (será que lá eles são assim tão b….)

  14. João Coutinho

    Também eu já fui vitima desta marca. Na altura optei por esse telemóvel, mas rapidamente me percebi que não chegavam aos calcanhares dos Nokia. Contudo, encontrei, há 4 anos atrás funcionalidades no Motorola que faziam algum sentido. O Copy/Paste, o toque de sms como o toque da pessoa. Mas contudo, se quisesse navegar por entre os 20 nomes João, teria que o fazer apenas pela primeira letra do abecedário. Bem, coisas que não se entendem num telemóvel líder no mercado americano (será que lá eles são assim tão b….). Pena é que nestas marcas não aceitem sugestões dos seus melhores beta testers.

  15. Cassio

    Quando vocês usarem um aparelho que tenha categoria semelhante aos motorolas, ou seja, com a mesma quantidade de recursos que estes, me digam se são mais faceis, pois peguei um 6111 da Nokia e posso dizer com convicção que é tão ou mais complicado que os motorolas, já que tem praticamente os mesmos recursos. Talvez o que esteja ocorrendo, é que estes usuarios do RAZR utilizavam aparelhos muito mais simples, e, devido a estratégia da Motorola de popularizar esse modelo, visto que vemos muita gente utilizando esse modelo, sentem dificuldades em utilizá-lo, culpando a marca, e não a complexidade de recursos.
    Sugiro que se consulte estes usuários da Razr para saber que modelo de aparelho utilizava antes, aí sim teríamos dados medidos dentro de suas devidas categorias.

  16. carlos afonso

    Isso deve ser devido à Motorola querer poupar muito dinheiro nos últimos anos (gasta hoje menos 30 a 40% em TI do que há uma ano). O orçamento do ano passado seria da ordem dos 1,4 milhares de milhão de dólares, o actual deve andar pelos 0,9.

  17. Antonio Moniz de Sousa

    Lamentavelmente adquiri, em novembro de 2005, um motorola razv3 que não era portador de software nem cabo de ligação a PC. Por mais que tente contactar com a firma representante ( tecniluz)não sabem quando virao a ter disponível. Por último nem atendem. Como tal sou possuidor de algo que não funciona na plenitude que nos é anunciado. Lamento ter adquirido este ou que a firma se diga representante em portugal da motorola…………………………………..

  18. paulo

    ola gostaria ke me disesem como posso mudar o sftware dum motorola e keria por em portugues . obrigados

  19. sousa

    ola tenho um motorola v3 e agora nao aceita kuelker tipo de musicas faz a traferencia e diz ao fim ficheiro danificado mas antes dava como faco para corregir este problema????

  20. boundlles

    eu acho que até agora nao encontrei melhor do ke o meu antigo motorola E770v…

  21. Xavier

    comprei no domingo a noite um motorola E1000 usado por 20€….e amanha ja tenho o negocio agendado..vou trocalo…por um nokia é claro…

  22. António

    Já tive dois motorolas e fiquei bastante desiludido pois não são grande coisa isto é a minha opinião, agora que fiquei sem o segundo estou a pensar em comprar um novo no entanto não sei se hei-de adquirir um nokia ou um sony ericsson pois não sei qual será melhor. Já informei-me e tive quem me dissesse que é a nokia outros já me dizem que é a sony ericsson eu noto é que cada um puxa a brasa á sua sardinha pois defendem a marca do telemóvel que possuem. Sinceramente não sei qual das duas hei-de escolher.

  23. Ivo Gomes

    Recomendo os Sony-Ericsson. Da Nokia não posso falar porque nunca tive nenhum, ams dos que já experimentei não gostei muito do interface do teclado (aquela tecla esquisita e mal colocada para aceder ao menu…)

  24. Júlio

    PESSOAL SE QUEREM UMA OPINIÃO NUNCA COMPREM MOTOROLA E PASSEM ESTA MENSAGEM A MAIS PESSOAS POSSIVEIS EU COMPREI UM MOTOROLA E1000 SÓ TEM DADO PROBLEMAS NÃO LIGA AQUECE PROBLEMAS DE SOFTUWERE ESTE TLM JÁ VEIO PARA O MERCADO COM DIFICIENCIA DE FABRICO POR ISO SE DEVEM REPARAR NÃO O ENCONTRAM Á VENDA EM LADO NENHUM O MEU VAI Á TECNILUZ VEM CHEGO A CASA O PROBLEMA PRESISTE EU JÁ EXEGI QUE O TROCASSEM POR UM NOVO A LOJA ONDE O ADQUIRI JÁ TEM FEITO O MESMO PEDIDO E ELES ENVIAM SEMPRE O MESMO ISTO JÁ DURA HÁ 2 ANOS A ASSISTENCIA É PÉSSIMA AGORA VOU PARTICIPAR Á DECO E VAI PARA JURIDIÇÃO E SEJA O QUE FOR E VOU POR O ASSUNTO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL (SIC ) NÓS POR CÁ NÃO COMPREM MOTOROLAS A ASSISTENCIA É MUITO MÁ. PASSEM ESTA NOTICIA OBRIGADO

  25. gilberto rfeis

    já tive vários nokias e agora ofereceram-me um motorola V220 . Acho que vou ter muitos problemas para me adaptar .não consigo aceder fácilmente aos menus , há muita coisa que não consigo fazer .E se não conseguir fazer downlouds de toques , acho que vou á loja onde vão ter que resolver problemas senão que fiquem com ele . A pessoa que mo deu não tem culpa e ainda por cima já me disseram na loja que não aceitam devoluções . Acho que vou levar um martelo e esborracho o tlm . Abaixo a motorola ,tlm bonitinhos mas… Peço desculpa pela minha irritação mas acho que a motorola tem que resolver estas coisas . Obrigado

  26. gauxa

    oi..
    bah estou com um problema no meu motorola v3, rosa!
    ele transferia musik via usb e agora nao aceita e diz q o ficheiro esta danificado…
    como posso fazer pra arrumar???

    por favor qm sabe m fale…

    valeu…

    gauxa

  27. cassia

    gente pelo amor de Deus m ajudem!!!
    como faço pra resolver o problema de ficheiro daniicado?alguem ai sabe?????pode mandar para meu e-mail a resposta
    ou será q não tem soluçao…..???

  28. cassia

    ivo gomes
    me ajude com meu ficheiro danificado do motorola v3…espero resposta!!!!

  29. jorge

    oi
    gostava de saber ate kuanto e ke o motorola e1000 aguenta de cartao de memoria??
    tenho um de 2 gigas
    e nao abre nada…

    ha e tambem gostava de saber se dava para actualizar “o mesmu” pela net ou um progrma…
    aguardo resposta

    abraco

Blogs que "linkam" para aqui

  1. » Comparativo de Usabilidade entre 2 telemóveis – IvoGomes.com
    15 de Janeiro de 2008, 12:39

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>