IvoGomes.com

Voltar ao início

Testes de usabilidade com utilizadores idosos

Esta semana tive a oportunidade de fazer, pela primeira vez, testes de usabilidade com um grupo de utilizadores idosos (65+ anos).

Foi curioso constatar tudo aquilo que vem escrito nos livros e que é típico deste tipo de utilizadores, nomeadamente:

  • Não fazem muito scroll. A rodinha do rato é quase inexistente e nas raras ocasiões em que fazem scroll, vão com o rato "pegar" na barra de scroll para a mover;
  • A precisão de movimentos é muito baixa. Só para terem uma ideia, o acto de seleccionar uma checkbox é bastante difícil. Os próprios links em texto são difíceis de clicar. Reparei que ao clicarem, estes utilizadores movem ligeiramente o rato para baixo, o que faz com que o ponteiro se desloque do ponto inicial onde deveria ser feito o clique. Às vezes foram precisas 3 tentativas para conseguirem acertar num link (os links testados tinham 11px de altura);
  • Os "date pickers" são para esquecer. Causam mais confusão do que se tivessem que inserir a data manualmente. Houve um utilizador que tentou usar os números no "date picker" para inserir a data, por exemplo, para o dia 16 clicou no número 1 e depois no 6;
  • As janelas modais, em alguns casos, fizeram com que os utilizadores pensassem que tinham feito algo de errado. O facto de lhes aparecer uma janela à frente vinda do nada causa-lhes a sensação de que aconteceu algo que não estavam à espera;
  • Ao fechar uma janela modal, já não sabiam onde estavam na página anterior. Por exemplo, se estivessem a preencher um formulário e um dos campos abrisse uma janela modal para seleccionar uma opção, ao fechar a janela perdiam-se e já não sabiam o que fazer a seguir;

Curiosamente, e apesar de todas estas dificuldades, a taxa de conclusão das tarefas foi bastante boa. Identificámos vários problemas (que não aconteceram só com os utilizadores idosos) que necessitam de correcção, mas a experiência foi bastante agradável :)


11 Comentários

Comente este artigo!

  1. Carla Carreira

    Boa noite Ivo
    Recordo-me que ainda durante a faculdade realizei um estudo (ainda muito ligeiro) com utilizadores mais velhos e os resultados foram bastante interessantes. A taxa de conclusão das tarefas foi elevada mas com tempos de execução muito elevados em comparação com uma população jovem. Também foi observado um certo “receio de errar” o que não aconteceu na população mais jovem. Os jovens erravam mais, mas eram mais rápidos a concluir a tarefa.

  2. Rogério Pereira

    É muito importante ter um teste de usabilidade direcionado para um público tão específico.

    Esse público tem crescido bastante no Brasil.

    A inclusão digital está dando a oportunidade desses usuários estarem presentes na internet.

  3. Ivo Gomes

    @Carla: tens toda a razão, isso também aconteceu. Notou-se que estavam muito nervosos e com medo de errar. E claro, demoraram sempre muito mais tempo a concluir as tarefas.

  4. Carla Martins

    Oi, Pedro!

    Muito legal a sua experiência! Deve ter trazido aprendizados muito ricos!

    Parabéns!

  5. Renata Rainho

    Minha mãe está fazendo um curso aqui na USP pra terceira idade, está muito feliz. Tem 75 anos já.

  6. Alexandre Strube

    Só designer crêe que 11px é suficiente. Acabo de abrir esse blog, e para fazê-lo caber em minha tela de maneira decente (1440×900), tive que aumentar duas vezes o tamanho da página. As letras estão em 18px e a largura finalmente toca as bordas, não como se o site só se adaptasse a 640×480.

    As resoluções de tela cresceram – e as pessoas que usam a internet envelheceram. Mas continuam escrevendo em 11px. Não entendo.

  7. Frank Gilber

    Ivo realmente é muito interessante sabermos como esses tipos de usuários utilizam a internet e qual o grau de suas dificuldades.

  8. Renata Martinez

    Olá Ivo, tudo bem?
    Bem legal seu estudo, parabéns!
    Por aqui tive a oportunidade de trabalhar em um projeto focado para pessoas com mais de 60 anos, fiz o wireframe de Talentos da Maturidade [http://www.talentosdamaturidade.com.br] e foi um grande aprendizado.
    Acho que um dos pontos mais importantes foi a parceria com o diretor de arte e com o pessoal de tecnologia, pois foi um trabalho super cheio de cuidados e preocupações no sentido de se tornar acessivel e “usável”.
    Tem alguns numeros que assustam ao olhar para esse projeto:
    44% das inscrições foram realizadas online (até então, só existiam inscrições em bancos e correios)
    A maior parte destes usuários usam a resolução de 1024X768.. é bem interessante olhar os resultados e começar a entender qual e como é o uso que eles fazem dos sites.

    []’s

  9. Rondinelli

    Achei incrível essa pesquisa. Todas essas problemáticas foram enfrentadas por minha avó, quando estava ensinando-a a navegar na Internet e conceitos básicos sobre a utilização de um computador. Bastante interessante!

Blogs que "linkam" para aqui

  1. webd+ » usabilidade na terceira idade
    8 de Fevereiro de 2010, 10:35
  2. Arquitetura de Informação » Blog Archive » Teste de usabilidade com idosos
    8 de Fevereiro de 2010, 18:55

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>