IvoGomes.com

Voltar ao início

Teste comparativo de símbolos de informação

Um estudo efectuado por um estudante da Universidade de Arte e Design de Budapeste, Hungria, permitiu fazer uma comparação entre vários símbolos de informação utilizados em todo o mundo e saber quais são aqueles que melhor transmitem a informação. Como base para o estudo, ele pegou num conjunto de símbolos utilizados por várias entidades (Aeroportos, Caminhos de Ferro, Portos Marítimos) ou em eventos como Jogos Olímpicos ou Exposições Mundiais.

É um estudo bastante interessante e que nos permite comparar símbolos como "Telefone", "Informações" ou "Casa de Banho" e verificar qual é o que consegue transmitir de forma mais imediata a sua função. Nos resultados é feita também a comparação entre Homens e Mulheres e entre Europa e Estados Unidos para tentar perceber as diferenças culturais e entre sexos na compreensão dos símbolos.

Teste comparativo de símbolos de informação

Comparação entre símbolos de informação
Neste teste simples consegue-se ver claramente qual o símbolo mais intuitivo para cada função

Os resultados podem ser apreciados on-line ou então podem ser descarregados para o computador:

Comparative Test of Public Signs (PDF)

Comparative Test of Public Signs (Keynote)

Foi interessante ver que os melhores resultados foram quase sempre obtidos pelos símbolos criados pelo DOT'74: Department of Transportation, 1974. The American Institute of Graphic Arts, Cook and Shanoski Associates. Curiosamente, estes mesmos símbolos foram usados pela AIGA (numa colaboração com o Deparment of Transportation) para criar um standard de comunicação universal. Os símbolos podem ser encontrados no site da AIGA (download gratuito) ou em formato stencil para o OmniGraffle.


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. Emília

    Apesar de não ser um método muito robusto, do ponto de vista da validade ecológica, é um teste muito útil para seleccionar rapidamente as melhores alternativas para o design de um pictograma. Este tipo de avaliação das preferências deve ser usado, sobretudo, nas fases iniciais do projecto. Através deste teste podemos ter uma noção, muito válida, sobre as preferências dos potenciais utilizadores. Contudo, para avaliar, de forma mais rigorosa, a qualidade dos pictogramas, ou símbolos, deve ser realizado um teste de compreensão que, naturalmente, é bem mais complexo e dispendioso de implementar e que poderá não compensar.
    Não sei qual o seguimento que este trabalho irá ter mas, para mim, o mais estimulante seria investigar as razões que levaram a que estas tendências se verificassem.
    Parabéns pela qualidade do blog. Um abraço.

  2. Ivo Gomes

    Este é um trabalho académico de um aluno, pelo que não deve ter nenhum seguimento oficial. No entanto, é um bom ponto de partida para estudos mais aprofundados.

  3. Renata Martinez

    Achei bem interessante a pesquisa de símbolos públicos!!!É um ponta-pé inicial, mas nos conduz a questões básicas do tipo que fica nitída que a questão cultural tem uma influência enorme sobre nossa percepção, e que é questão de aprendizado!

    []’s

  4. Joao Pinto

    Olá Emília,

    Bem, não se este é o local mais indicado para deixar este comentário, mas aqui vai.

    Pois é, onde poderia encontrar-te se não num site de design e usabilidade. Espero que esteja tudo bem contigo. E o doutoramento? Já começaste, não começaste?

    Olá Ivo,

    Parabéns pela página e blog. Sempre que cá venho, fico surpreendido com a qualidade. Talvez um dia te peça umas dicas para fazer a minha página.

    Abraço aos dois
    João Pinto

  5. Ivo Gomes

    Olá João. Também sou leitor assíduo do teu blog há já alguns meses. Um abraço.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Complicando o simples | Netlus
    23 de Maio de 2007, 12:44
  2. Teste comparativo de símbolos de informação « [REF]
    23 de Maio de 2007, 16:24

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>