IvoGomes.com

Voltar ao início

Standards na reciclagem!

Durante os últimos dias houve alguma confusão aqui no escritório por causa do ecoponto onde se devem colocar os pacotes de leite. Teoricamente, tudo indica que se devem colocar no ecoponto azul (papel/cartão) e isso está impresso nas próprias embalagens. No entanto, isso pode não ser verdade em todo o lado.

No site da Sociedade Ponto Verde, existe a seguinte informação relativamente às embalagens de produtos líquidos:

As embalagens de cartão para alimentos líquidos - ECAL - têm como principal componente o cartão, material que representa 75% do peso total da embalagem. Por esta razão, a Sociedade Ponto Verde recomenda que as embalagens de cartão para alimentos líquidos sejam colocadas no contentor azul. Existem, no entanto, algumas autarquias/sistemas multimunicipais que indicam a sua deposição no contentor amarelo, em conjunto com as embalagens de plástico e metal. Se for esse o caso da sua autarquia, siga essa indicação.

Pacote de leiteApesar de ser recomendado pela Sociedade Ponto Verde, há algumas empresas de reciclagem que não seguem essa norma e dizem que os pacotes de leite e sumos devem ser depositados no ecoponto amarelo (plástico/metal) porque contêm uma película metálica no interior da embalagem que permite manter os líquidos herméticamente fechados.

Uma dessas empresas é a ValorSul, e no seu site têm a seguinte informação:

Se reside na área de intervenção da Valorsul (Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira), deverá colocar os pacotes de bebida no Ecoponto Amarelo.
Os pacotes de bebida são os únicas embalagens que não são colocadas no mesmo contentor do Ecoponto em todo o país. No Sistema Valorsul, estas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo porque, no nosso Centro de Triagem, as embalagens serão separadas por tipo de material, enviando-se depois para reciclagem fardos contendo unicamente cartão complexo. Por outro lado garante-se que o papel/cartão colocado no contentor azul se mantém limpo e seco.
Se reside noutra área do país deverá perguntar onde colocar ao seu Município.

Pacote de sumoPorque é que não existe um standard de reciclagem em todo o país? Assim deixavam de haver dúvidas sobre em que ecoponto devo colocar o quê. Se já é difícil para nós adivinhar porque é que devemos colocar no ecoponto amarelo as embalagens quando nas mesmas está escrito que as devemos colocar nos ecopotos azuis, então imagino como será para as pessoas mais idosas ou com menos habilitações tentar perceber este modo de funcionamento... Em vez de se facilitar, está-se a complicar...

E as pessoas como eu, que no trabalho seguem uma regra e em casa têm que seguir outra só porque o município é diferente? É preciso parar para pensar de cada vez que vou deitar um pacote de leite no ecoponto... "Espera lá... onde é que eu estou? Ah, em casa! Então é no Azul..."

PS: Nos 3 sites que visitei (Sociedade Ponto Verde, ValorSul e Tratolixo), em nenhum deles foi fácil encontrar estas informações. Penso que este tipo de informação é realmente aquilo que as pessoas procuram quando acedem a estes sites. Em vez disso, somos brindados com o plano estratégicos da empresa, quem é a empresa, o que faz, etc...


20 Comentários

Comente este artigo!

  1. Romeu Figueira

    De facto é uma situação muito confusa. Tenho a sorte de ter 3 ecopontos a menos de 40 metros de casa. São todos diferentes. Num deles as embalagens (Leite, Sumos, Etc) são indicadas para o recepiente azul, nos outros são indicadas para o recepiente verde. Não há uniformidade. Eu por opção coloco no amarelo, plásticos. Penso eu que como as embalagens conteem restos de comida/liquidos podem contaminar os papeis, a mesma razão porque os guardanapos são recusados no recepiente azul.

    Outro aspecto que poderia ser melhorado é o formato dos desenhos, no recepiente dos plásticos/metais, aparecem lá dois tipos de desenho que para mim representam a mesma coisa (lata de atum) tanto na parte dos permitidos, como no dos recusados.

    É de louvar a colocação destas infraestructuras ao serviço da população, mas como já disseste, é necessário uma uniformização da sua forma de utilização.

  2. Ricardo

    Se em Portugal ja e dificil adotar um padrao para o ecoponto pela divergencia no tipo de material predominante, imagine aqui no Brasil, onde diariamente vejo lixeiras nas 4 cores da reciclagem (amarelo, azul, vermelho, branco – me corrijam se nao for isso) sem nenhum icone, ou indicativo do tipo de lixo a ser descartado naquela lata.

  3. vitorsilva

    também acho piada à forma como designam o que se deve por nos recipientes, principalmente ao termo embalagem… porque razão é que embalagem se refere ao que se poe no recipiente de papeis e afins? será que não há embalagens de plastico? ou embalagens de metal?

  4. rato da india

    A questão é simples… é verdade que os pacotes de leite são de cartão mas contêm uma fina pelicula metálica. O que acontece no nosso pais é que só apenas uma única empresa é que recicla esse tipo de embalagens (tetrapack). E o mais correcto é por as embalagens sempre no ecoponto referente ao plástico, porque assim as empresas que recolhem o lixo reciclável são obrigadas a devolvêlas à tetrapack e esta é obrigada a fazer a reciclagem das mesmas.
    O problema reside no facto da tetrapack receber uma contidade excessiva de embalagem e sai-lhes bastente caro este tipo de reciclagem.
    Então a solução encontrada foi defenir que as embalagens de leite e afins deviam ser colocadas no mesmo ecoponto que o cartão e o papel, pois assim faz-se a reciclagem toda junta e a tetrapack tem menos “trabalho”. Só que isto faz com que todos os produtos concebidos com o cartão ou papel reciclado contenham umas impurezas, o que reduz a qualidade dos mesmos.
    Conclusão, deve-se colocar as embalagens de leite, sumos, etc nos plásticos, porque assim a tetrapack é obrigada a fazer a reciclagem das mesmas.

  5. Guida Bastos

    O papel/cartão destinado ao contentor azul deve ser LIMPO! Então qual a dúvida relativamente ao destino das embalagens de leite?

    Guida Bastos

  6. Ivo Gomes

    A dúvida é que as embalagens de leite/sumos têm a indicação para serem depositadas no contentor Azul (papel/cartão), no entanto, como essas embalagens têm uma película metálica, algumas empresas de reciclagem recomendam que sejam colocados no contentor Amarelo (plástico/metal).

    A dúvida é: porque não foi criado um standard e o contentor muda consoante a empresa/município que faz a reciclagem?

  7. catarina

    ola!tmb axo piada bem..
    max axo k tdx nox deve rexiklar:)

  8. fred

    com a breca..lol

  9. oscar

    esta um bom site

  10. Bruno

    Eu gosto muito dos ecopontos e gosto muito de reciclar e das cores dos ecopontos eu acho que esta campanha está a ser muito boa beijos para todos

  11. marta duarte

    eu gostava de saber mais sobre o ecoponto vermelho pois em nenhum lado se encontra informaçoes sobre tal acho mal nao aver porque isiste muitas fotos mas nao isiste informaçao pois acho que a imformaçao devia de haver.

  12. Ivo Gomes

    Não existe ecoponto vermelho. Os que existem são:
    – Verde: vidro
    – Azul: cartão e papel
    – Amarelo: plástico e metal
    – Pilhão: pilhas

  13. Silvia

    No Brasil , onde a população pobre nem sabe jogar lixo em lixeira seria melhor simplificar. Onde resido, BH, existem os containers mas há sempre mistura. Além disto, é dito que quando recolhem misturam para separarem em esteiras.
    Os vidros sempre tiveram um container especial.
    Segundo alguns especialistas seria melhor uma separação inicial entre lixo úmido e o seco e investir na limpeza do que é posto para reciclar.

    Em BH há associações de catadores de lixo e hábitos de reciclagem.

    A propósito da Tetrapack, tive oportunidade de ver um vídeo que patrocinaram. Trata-se de uma peça onde Dom Quixote com a ajuda do Sancho Pança luta contra um capeta que quer manter o lixão e o xerume. Muito bom, encenado por atores do Sul do Brasil.

  14. pedro garcia

    Ponto Verde congratula-se com consenso nas regras de deposição

    Lisboa, 28 de Fevereiro de 2007 – A regra de deposição das ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos), vulgarmente conhecidas como pacotes/embalagens de leite e sumos, passa a ser a mesma para todo o País: o contentor amarelo do ecoponto.

    Até agora, existiam divergências quanto ao contentor do ecoponto onde colocar estas embalagens, já que em alguns municípios a indicação era o contentor amarelo do ecoponto – destinado aos plásticos e metais -, noutros o contentor azul – destinado ao papel/cartão.

    Esta discrepância persistiu ao longo dos anos de existência do sistema de reciclagem em que os argumentos de ambas as partes se foram mantendo válidos e não parecia possível um consenso. Levando a situações até bizarras como as de consumidores que tinham seguir uma regra na sua zona de residência e outra diferente no seu local de trabalho.

  15. Silvia Silva

    é td mt verdade o qu foi dito!
    além de não serem explicitas nem as figuras nem as regras pelas quais nos devemos reger aquando da reciclagem, há ainda outro problema a salientar:se é tão premente a reciclagem, porque estão sempre os ecopontos a abarrotar de resíduos?posso mm afirmar que não fui uma vez que fosse aos três ecopontos onde resido que não estivessem cheios. e vivo numa aldeia…
    será mais uma manha para sacarem multas às pessoas?é vergonhoso!
    vamos fazer isto como deve ser, se há regars a cumprir para uns, há para todos!

  16. rafael

    ta bue fixe ta

  17. Gisela Gonçalves

    Existem algumas afirmações que me levam a pensar que a informação de base não esta a circular correctamente.
    Inicialmente a Sociedade Ponto Verde passou a informação de que as embalagens ECAL deveriam ser colocadas no ecoponto azul uma vez que eram constituídas, na sua maioria, por cartão, no entanto, esta decisão sempre foi contestada por muitos dos serviços municipais que alegavam, e com razão, que a colocação destas embalagens no ecoponto azul iria danificar o papel limpo que era depositado neste ecoponto.
    Actualmente ja se chegou a um concenso no que respeita a este assunto.
    A Sociedade Ponto Verde já passou a informação que as embalagens de bebidas, leite, etc devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Embora ainda apareça a sinaléctica de colocação destes resíduos no ecoponto azul, as empresas já estao a mudar para a sinalectica do ecoponto amarelo ficando estabelecido para todos os serviços municipais e entidades gestoras de resíduos de embalagens o mesmo critério de separação.
    O importante é separar e mantermo-nos informados sobre estas temáticas!
    Não custa nada…..

  18. ANA GONÇALVES

    OLÁA ADORO RECICLAR E VOÇES TB??’???

    POR FAVOR AJUDEM O PLANETAA

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Reciclar | ebServer
    5 de Fevereiro de 2008, 01:54
  2. Reciclar | E. Balsa
    17 de Agosto de 2014, 19:50

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>