IvoGomes.com

Voltar ao início

RoboBraille: converter textos em MP3 e Braille

Apriveitei a dica do Revolução, etc., e experimentei o RoboBraille.

O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3 e braille. O serviço está ainda em fase de testes e foi concebido por um consórcio de empresas e instituições da Dinamarca, Chipre, Portugal, Itália, Irlanda e Reino Unido. Em Portugal, a instituição que participa neste projecto é o CIDEF (Centro de Inovação para Deficientes).

O servicço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), proprietário do serviço.

O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento (ex. HTML, Word, TXT ou RTF) por e-mail e em poucos minutos os documentos são devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada. Um dos pontos positivos é que não é necessária a instalação de tecnologia adicional no computador dos utilizadores, basta qualquer computador que esteja ligado à Internet e uma conta de e-mail. Actualmente ainda não é possível enviar documentos em PDF, mas está para breve a implementação desta funcionalidade.

Para receber o documento em formato MP3, envia-se um e-mail para [email protected] com o documento em anexo. Para receber em Braille, o e-mail é [email protected]
Mais informações sobre como utilizar o serviço.

Benefícios do RoboBraille:

  • Criar independência a quem está impedido de aceder a material impresso: O RoboBraille permite o acesso à informação no formato que o indivíduo necessite (Braille/áudio).
  • Baixo custo de processamento de documentos: O RoboBraille não aumenta os custos de produção pois á baseado num sistema de conversão de email e braille existente.
  • Velocidade da conversão de documentos: O RoboBraille converte documentos para Braille ou áudio em minutos reduzindo o tempo de produção.

Alguns problemas no site

Apesar do serviço ser de extrema utilidade para utilizadores com incapacidade visual ou outras, o website em si não é completamente acessível. Pelo menos no Safari o menu aparece apenas com uns riscos. Será Braille? Duvido :)

Menu imperceptível do site RoboBraille

Menu não acessível
O menu aparece com caracteres estranhos em vez dos nomes

Teste

Para testar o sistema, enviei os conteúdos deste mesmo artigo para o RoboBraille. Aqui têm o resultado (demorou cerca de 1 minuto a converter e a enviar a resposta por e-mail):

Audio MP3

[audio:https://www.ivogomes.com/files/robobraille.mp3]

Braille

RoboBraille.txt
Apesar de parecer um simples ficheiro TXT, este documento é suposto ser aberto por uma impressora de Braille (O documento foi exportado com o filtro de exportação SB4 Export definition: 8-dot OctoBraille -> logtext v5).


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. Helder Encarnação

    O serviço é muito bom e é sem dúvida uma enorme ajuda para muitas pessoas. E a voz sintetizada do exemplo que aqui tens até está muito boa :)

  2. Ciro

    A idéia é excelente. Criar um ambiente independente de plataforma (sem precisar instalar softwares convertores).

    Cada vez mais estão investindo nesta área de conversão de textos em voz sintetizada. Já testei algumas soluções, e afirmo que o RoboBraille já está num nível muito bom.

    Bom review sobre o serviço. Abraço!

  3. Cesar Oliveira

    Olá Ivo e restantes leitores,

    Que ideia fantástica

    Talvez pudesse-mos usar esse sistema para colocar conteúdo em Audio dos posts dos nossos blogs, não é assim ?

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/
    http://www.profissionalweb.net/gestdoc/
    http://www.profissionalweb.net/cursos/

  4. Jorge Laranjo

    A sintetização e o serviço através de e-mail está porreira mas… é engraçado como é sempre a mesma voz, seja qual for o serviço que utilizes…

  5. daniel lima

    Olá,isso que as pessoas fazem para o bem do prossimo e muito interesante, porque customiza tempo e facilita as coias para quem não tem como estudar,ÓTIMO MUITO ÚTIL!!!!!!!!!!!!

Blogs que "linkam" para aqui

  1. rascunho » Blog Archive » links for 2007-05-01
    1 de Maio de 2007, 20:17
  2. RoboBraille « Lu Terceiro
    27 de Maio de 2007, 00:53

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>