IvoGomes.com

Voltar ao início

Post-It’s para cegos

Postits sonorosChama-se VoiSec, e foi desenvolvido pela empresa sueca Libego. É um botão que permite gravar, guardar e reproduzir pequenas mensagens faladas. Este "Post-It falante" foi concebido especificamente para pessoas com deficiência visual, disléxicos ou pessoas com dificuldades de leitura (incluindo analfabetos).

Colado ou junto a qualquer textura ou objecto, o VoiSec pode conter as instruções para trabalhar com um determinado aparelho, fornecer informações sobre um medicamento, conter mensagens de familiares, notas, lista de compras, etc...

Via We Make Money Not Art

Update: Depois de escrever este pequeno artigo, fui contactado pela Anditec, representante em Portugal da Libego que me enviou simpaticamente a seguinte mensagem:

Através da Empresa sueca Libego que representamos em Portugal, recebemos a informação que teria feito referência ao Voisec no seu blog. Depois de o visitar vejo que se interessa pela área da Usabilidade e Acessibilidade, pelo que lhe envio o endereço do nosso site onde poderá encontrar muitos produtos em diversas áreas da acessibilidade para pessoas com deficiência, nomeadamende a nível de interfaces especializadas para utilização de equipamentos informáticos em pessoas com disfunções neuromotoras graves. Poderemos enviar-lhe um Cd com demo dos produtos e/ou panfletos. Chamo a atenção para o facto do nosso site estar em remodelação profundo, estando disponível a nova versão a partir de maio. De qualquer forma julgo que no actual poderá encontrar informação que lhe interesse.

Não conhecia esta empresa, mas pelo que vi no site até têm produtos interessantes. Vou recomendá-la aos meus colegas ergonomistas (e não só) sempre que necessitarem de equipamento de apoio para pessoas com deficiência.

Agradeço também o contacto do Engº Luís Azevedo, director da Anditec, pela apresentação da sua empresa à qual desejo o maior sucesso!


2 Comentários

Comente este artigo!

  1. Pedro Custódio

    Ao ler este teu post, lembrei-me do almoço de hoje e ocorreu-me outros usos possíveis: um certo tipo de meninas com instruções. ;)

    Fora de brincadeira, a ideia parece-me interessante, mas como é que os cegos chegam ao dito? É tão pequeno! Como, e onde é que é suposto eles procurarem por esse dispositivo?

    É caso para dizer que é preciso ver para ouvir!

  2. Ivo Gomes

    Hmmm, meninas com instruções… :D

    Bem, supostamente este dispositivo cola-se nos objectos que eles usam diariamente (caixas de medicamentos; micro-ondas, etc…) Se eles encontrarem o objecto, encontram o “botão”.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>