IvoGomes.com

Voltar ao início

Pós-Graduação em Ergonomia no Design de Sistemas de Informação e Comunicação

Estão abertas as pré-inscrições para a Pós-Graduação em Ergonomia no Design de Sistemas de Informação e Comunicação.

É reconhecido que o desenvolvimento de interfaces para sistemas de informação e comunicação deve partir das necessidades, experiências, capacidades e limitações dos utilizadores. Esta filosofia chamada de "design centrado no utilizador", coloca o Homem, em vez do sistema, no centro do processo de desenvolvimento de qualquer produto. Esta filosofia visa dotar os "sistemas de informação e comunicação" de boa acessibilidade e usabilidade, de acordo com os seguintes princípios:

  • Potenciar a eficiência dos sistemas;
  • Facilitar a aprendizagem do utilizador;
  • Promover o conforto dos utilizadores;
  • Diminuir os erros do utilizador;
  • Aumentar a segurança dos utilizadores e dos sistemas;
  • Promover a satisfação do utilizador.

Apesar de em Portugal existirem profissionais (como eu) que perseguem a aplicação destes princípios, a formação pós-graduada nesta área tem sido praticamente nula. É neste contexto que surge este curso de pós-graduação, objectivando o seu campo de acção na adequação de interfaces de "sistemas de informação e comunicação" ao Homem.

Assim, o objectivo principal desta pós-graduação é dotar os profissionais de competências e instrumentos para desenvolvimento de sistemas com boa acessibilidade e usabilidade.

Tendo em conta que nos últimos anos não houve nenhuma edição desta pós-graduação, penso que agora poderá ser a altura certa para os interessados se registarem porque não sabemos se para o ano haverá mais uma edição. Eu já me inscrevi :)

No entanto, há um factor que não me agrada: o horário às sextas-feiras é das 14h às 18h! Que tal fazerem um horário pós-laboral para não obrigarem a malta a faltar ao emprego?


23 Comentários

Comente este artigo!

  1. dextro

    Muito interessante mesmo :D É importante ver este tipo de oferta surgir nas universidades nacionais :)

  2. Bruno

    Eu estou/estava interessado, mas com esse horário à Sexta… é praticamente impossível. :(

  3. Vilalão

    É sempre bom reparar que continuam a existir (como tu) excelentes vendedores de banha da cobra ou vaporware da melhor casta.

    Bem haja!

  4. Walmar Andrade

    Muito interessante mesmo o conteúdo da pós. Para ser perfeita só faltou ser no Brasil hehehe

  5. Hugo Batista

    Olá Ivo,

    informa-te bem, porque se a experiência nas pós graduações da FMH não me engana, vão existir outras dificuldades para quem trabalha…

    O horário poderá ser à sexta, mas tb facilmente alterado por um docente, no caso de algumas aulas em que, principalmente, tenham que vir oradores de fora.

    Por vezes pode até ser o dia inteiro, no caso de ser um orador internacional que cá esteja propositadamente.

    Esse é um dos pontos fracos das PG na FMH, e embora a malta se queixe, e se fale várias vezes disso, é praticamente impossivel alguém que tenha um “trabalho” (e não emprego), com uma relativa ocupação, e que principalmente ocupe uma posição essencial, frequentar estas iniciativas.

    Por outro lado, quem não tem esse trabalho, não sei como as frequenta (parece o anuncio da Bia: ou tem pais ricos, ou foi ao …)

    de qq das maneiras, o programa parece-me bastante interessante!

  6. Ivo Gomes

    Sim, o facto de haver aulas em horário de trabalho é muito mau. Pessoalmente tive a sorte de ter os chefes que tenho e que preferem apostar no formação dos seus empregados e se este horário se mantiver tenho as tardes de sexta-feira para poder ir às aulas. No entanto, aposto que 99% do pessoal que está empregado não vai poder assistir às aulas neste horário.

    Já falei com o responsável do curso e perguntei-lhe se esse horário se mantinha, mas penso que até Setembro não teremos novidades porque a faculdade está de férias.

  7. Me

    Vilalão: Ainda bem que há pessoas como tu, porque se fossemos todos inteligentes seria uma seca do caraças!!

    Acho que o Ivo faz bem em divulgar tudo o que se relaciona com a sua área e pelos vistos há mais pessoas interessadas.

  8. Katja Aquino

    Olá a todos,

    Vi o comentário do Walmar e gostaria de aproveitar para falar que sim temos um ótimo curso no Brasil (Rio de Janeiro).

    Os professores são qualificadíssimos e tratam os assuntos de a arquitetura de informação, design, layout aos métodos de aferição.

    Pós-Graduação em Ergodesign, Usabilidade e Avaliação de Interdaces – na PUC-RIO

    O horário do curso é as sextas à noite e sábados durante o dia (as vezes não percebíamos o tempo passar).

    Conclui minha pesquisa no final de 2005 sobre TV Interativa, e foi uma experiência gratificante.
    Não há dúvida que há necessidade do aprendizado constante.
    Por mim, quero mais ;-)

    E mais uma vez Ivo, parabéns pelo empenho em trocar informações, é sempre bom saber o que acontece no mundo e de preferência quando o assunto é tão próprio.

    [ ]s
    Katja Aquino

  9. Thalis Valle

    Olá. Gostei do site
    Sou do Brasil

  10. Arti

    Bom… aos poucos e poucos vamos lá.
    O curso é interessante mas um pouco inconveniente. Mas vamos ver que voltas dá a vida até lá.

    Espero que encha, é bom para incentivar outras instituições ao mesmo. E á concorrência das mesmas.

    Tipo Etic parece ter bons cursos mas caros e depois de ver o site ficamos com duvidas mesmo.
    Não funciona sem www http://etic.pt ou scroll dentro de scrols e mais scrolls http://www.etic.pt/epi/Curso sem falar em flash e umas letras pequenas que dizem Entrar no site

    Por estas e outras é que inciativas como
    Pós-Graduação em Ergonomia no Design de Sistemas de Informação e Comunicação1. são tão bem vindas e espero que tenham sucesso.

  11. kaustika

    Bom dia! Eu fui uma das privilegiadas – ou talvez não – de participar na 1ª edição da referida pós-graduação. Não creio que tu, Ivo, vás aprender muito mais do que já sabes sobre usabilidade. Principalmente, quando já trabalhas e investes muito tempo de investigação nesta área. Acredito que pessoas k ñ tenham QUALQUER experiência em usabilidade, aprendam alguma coisa. ma pessoa k já trabalhe nessa área, ñ vai ver nada de novo. Acreditem!

  12. Ivo Gomes

    Olá katiuska!

    Infelizmente é esse o sentimento que tenho, o de que não vou aprender muito mais. Mas pode ser que algo tenha mudado entretanto e até posso tentar ajudar durante as aulas com alguns exemplos reais.

    De qualquer das formas vou inscrever-me e mesmo que não aprenda nada de novo, será sempre bom voltar a estudar.

  13. Alex Rodrigues

    Olá Ivo!
    Entendo o que você diz quando fala em voltar a estudar. Ás vezes também sinto falta da Academia. Estar em constante estado de estudo. Essa Pós que a Katja citou é excelente e a PUC tem ótimos profissionais em seu corpo de professores.
    Mas essa coisa do constante aprender para mim é algo extremanente importante para profissionais da nossa área.

  14. Joana

    Olá.
    Estou a considerar candidatar-me para esta pós-gradução (sei que já estou um pouco em cima da hora, mas tive e ainda tenho algumas dúvidas).
    Eu gostaria de trabalhar com jogos de computadores. Acham que este curso poderá dar-me as bases necessárias para tal? Ou é demasiado geral? Penso que não encontrarei outra oportunidade como esta, no entanto receio que seja muito disperso.
    Obrigada.

  15. Nicéia

    Oi Ivo, sou arquiteta recem-formada e olhando os sites de busca de emprego percebi q a procura esta sendo grande sobre, arquiteto de informação entre outros. Desejo uma resposta sua sobre esse novo mercado de trabalho, pois, moro no nordeste brasileiro e aki não sabemos muito sobre isso.
    Gostei demais do que já li e espero q vc me responda com mais informações.
    obrigada, Nicéia

  16. Ivo Gomes

    Olá Niceia.

    A Arquitectura de Informação não tem nada a ver com a Arquitectura em si. Não sei se no seu curso tiveram alguma componente relacionada com este tema, mas duvido. A Arquitectura de Informação baseia-se em conhecimentos de Psicologia Cognitiva e Ergonomia (entre outros) para organizar a informação com que o Homem interage. Este tipo de interacção normalmente está associado a sistemas de informação (websites, software, postos de informação digital, etc…) pelo que não sei se um arquitecto (no sentido literal da palavra) estará habilitado para trabalhar nesta área.

  17. Ernesto Vilar

    Reforçando a boa explicação do Ivo quanto a questão da Niceia, gostaria de esclarecer que a Arquitectura da Informação, no Brasil, esta dentro dos cursos de Design Industrial e Design Gráfico, bem como nas especializações em Ergonomia (Superiores 400 horas) e obviamente em diversos cursos de Sistemas de Informação.

    Também sou do nordeste Brasileiro e confirmo a existências de bons cursos, hospedados em conceituadas instituições de ensino superior, como as Universidades Federais de Pernambuco, Paraíba (Campina Grande) Ceará e Bahia e outras grandes instituições.

    Infelizmente, as oportunidades oferecidas no nordeste brasileiro ainda não podem se comparar as encontradas no sul e sudeste do país. No entanto, se a Niceia quiser aprofundar os seus conhecimentos arquitectónicos para além do tijolo e do concreto (Betão) aconselho vivamente: http://www.ufpe.br/design/q_oferecemos/espec_ls_di.htm

  18. Gaspar

    Boas Ivo,

    Como correu ou corre a Pos graduação, já enviei emails a tentar saber se vão continuar ou lago mais e não respondem.

    Podes dizer algo mais ou sabes de outro semelhante por estas bandas?

  19. Ivo Gomes

    Olá Gaspar.

    Pensei que já tinha escrito aqui um comentário sobre isso, mas pelos vistos não o fiz. O curso não se realizou por falta de candidatos (o mínimo eram 15 e só se registaram 10).

  20. Gaspar

    É pena e desisitiram do projecto ou simplesmente adiaram? Onde eu estava actualmente não me era viável mas agora iria certamente?

  21. Ivo Gomes

    Ficou adiado para este ano e as inscrições devem começar na mesma altura que no ano passado, mas nada como um telefonema para lá ou um mail para o departamento de ergonomia para tirar todas as dúvidas. Eu este ano já não penso inscrever-me.

  22. Ruben Oliveira

    A pós-graduação é realmente interessante.

    Sou designer industrial e desenvolvo HMIs para o controlo de máquinas industriais. Neste domínio, à semelhança de tantos outros, há muito trabalho para fazer. Encontro muitos entraves ao desenvolvimento deste tipo de aplicações simplesmente porque há uma enorme falta de informação. Todos pedem softwares intuitivos quando na verdade não sabem o que isso significa na prática. Usabilidade é um termo que 100% dos nossos clientes nunca ouviram falar.
    Penso que a formação nesta área só ajuda a divulgar o assunto (assim como o teu site, Ivo, que é extremamete útil. Já o tenho recomendado a clientes).
    Pena eu ser de Aveiro e a formação ser em Lx… não dá.

    Continua com o bom trabalho aqui no BLOG!!! ;)

  23. Gaspar

    Eu acho que essa formação seria mesmo interesantissima, mas nunca chegou a existir.

    Era bom que fossem com isso para a frente talvez desta vez com um pouco mais de divulgação iriamos para a frente.

    Eu penso que publicando nos sitios certos teriamos alunos suficientes.

    Força com esse projecto

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>