IvoGomes.com

Voltar ao início

O novo website da RTP

Esta semana a RTP anunciou que remodelou a página inicial do site.
Segundo a própria RTP:

Após muito feedback dos utilizadores, colaboradores e análise intensiva às audiências do site e padrões de navegabilidade, avançámos para a nova homepage que hoje podem ver.

A grande mudança é, sobretudo, esta página ser assumidamente um "work in progress", evolutivo, em que hoje é apenas um primeiro passo de muitos que se seguirão.

Apesar de dizerem que é um "work in progess", penso que a página piorou em relação à anterior. Há quase 2 anos atrás fiz um pequeno comparativo entre os websites dos canais generalistas nacionais onde podem ver os comentários que fiz em relação à página inicial.

Um dos principais problemas que enunciei foi o facto da informação estar toda alojada dentro de caixas:

À primeira vista, a página inicial da RTP contém demasiada informação dividida em dezenas de caixas. Esta divisão em caixas faz com que cada bloco de informação se destaque em relação ao fundo; porém, no caso da RTP, todos os blocos têm esse destaque, tornando assim a visualização da página um pouco cansativa para os olhos.

Nesta nova versão do site, as caixas mantêm-se e continuam a causar demasiado ruído visual, dando a impressão que a página tem demasiados elementos, o que dificulta a leitura e a procura de informação.

Quanto aos conteúdos, a página continua pobre, contendo apenas uma notícia generalista e uma notícia de desporto (existem algumas pequenas caixas em baixo das notícias com mais alguns destaques, mas têm o texto demasiado pequeno e o modo de funcionamento não é nada intuitivo).

No entanto, aquilo que quero salientar é a falta de consistência de todos os websites da RTP. Cada página tem o seu layout e a sua navegação própria, que muitas das vezes não combina com o cabeçalho que é igual para todas as páginas. Só como exemplo, na página inicial segui quatro links: Notícias, Desporto, Televisão e Multimédia. Em todas estas páginas temos um layout diferente:

Página Inicial

RTP Página Inicial

Notícias

RTP Notícias

Desporto

RTP Desporto

Televisão

RTP Televisão

Multimédia

RTP Multimédia

Como se pode ver, a consistência é praticamente inexistente. É como se cada página fosse independente da anterior e a única coisa que indica que se trata tudo da RTP é o cabeçalho. É compreensível que se queira ter uma página diferente para cada secção, mas isso pode ser facilmente conseguindo jogando com as cores em vez de ter páginas completamente diferentes e que não têm nenhuma semelhança entre si.


13 Comentários

Comente este artigo!

  1. Ricardo M Carvalho

    Olá Ivo,

    Tem toda a razão. O novo sítio está uma verdadeira desgraça.. Mais um caso onde uma coisa que quanto mais se altera, mais se estraga!

    Já aconteceu o mesmo com o Jornal Público..

    Cumprimentos.

  2. Giu Vicente

    Dou-te razão.
    Acredito que os argumentos da RTP são apenas palavras que os criadores do site utilizaram para defender sua idéia. Não houve um real comprovação do resultado.

    O que mais me desagrada são as cores e esse efeito do menu, em botões dentro de botões…. estranho demais.

    Abraços do Brasil.

    Atte.
    Giu Vicente.

  3. João Silas

    Para ser sincero nem gostei muito. A outra era confusa mas esta também o é. Preferia a outra!

  4. Ricardo Jorge Tomé

    Olá Ivo e restantes visitantes!

    Desde já obrigado pelos sinceros e directos comentários. Como uma das partes envolvidas no redesenhamento da nova homepage, passo a responder a alguns tópicos aqui referidos.

    A) Inconsitência entre Páginas
    tal como referimos no nosso blog (www.rtp.pt/estadodositio) não mudámos o site; mudámos a homepage. O processo de reestruturação de todo o site está a ser feito de forma gradual. Tal como o guardian.co.uk, que desde há dois anos a esta parte vem reestruturando passo a passo, secção a secção, o seu site no todo.

    Como exemplo de um site já redesenhado tendo por base as novas linhas, consultem p.f. o site da antena3 (http://antena3.rtp.pt).

    B) Notícias
    Não nos parece que a consulta das notícias seja confusa, nem que haja poucas.
    Pela análise que fizémos, a opção de tabs foi consensual (e usada e testada também em muitos outros sites); dessa forma temos “à vista” 2 dstks + 2 notícias em vídeo. Navegando pelas respectivas caixas há depois mais notícias e mais posts dos blogues de notícias e desporto.

    Estamos também a receber algum feedback ao nível da usabilidade, que são sempre importantes.

    C) Estrutura
    Para compreender melhor a nova estrutura da nova homepage, recomendo a leitura ao seguinte post do nosso blogue:
    http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/?k=Nova-Homepage-RTPO-que-mudou—ESTRUTURA.rtp&post=2383

    D) Links directos
    algo que aqui não é referido é que a página antiga não definia claramente o que é o site RTP. Cremos que isso agora fica muito mais claro.

    Reparem que desde logo, ao centro, estão disponíveis os vídeos e áudios on-demand mais recentes, bem como links directos a todas as emissões tv e rádio. Anteriormente eram necessários 3 cliques para chegar lá.

    De qualquer forma, tal como afirmámos, este é um work in progress, tal como todas as páginas. E tudo faremos para ir respeitando todas as necessidades dos vários tipos de público que acedem ao http://www.rtp.pt.

    Reparem,
    o http://www.rtp.pt recebe um rol de “tipos” de visitantes muito variado. Desde o aficionado pela RTP1 ou Antena 3, ao português emigrado nos USA ou Canadá, passando ainda pelo público infantil e ainda os que aqui vêm apenas para consultar as notícias do dia.

    Uma página consensual para todos estes vistantes é praticamente impossível, daí que novos modelos estejam a ser testados.

    —–

    Obrigado por este tempo e espaço de comentário,
    ;)

    R.

  5. Ivo Gomes

    @Ricardo Jorge Tomé: Obrigado pelo seu comentário! Não é todos os dias em que podemos conversar com as pessoas directamente envolvidas naquilo de que escrevemos :)

    Por um lado, não gosto muiot do “redesign” aos poucos, por uma questão de manter o site o mais estável e consistene possível. Por outro lado, em algumas circunstâncias, é preferível lançar logo a versão que temos e deixar que os utilizadores nos ajudem a definir quais as funcionaliddades que são realmente úteis e quais as que devem ser descartadas. No caso da RTP, acho que não deveriam optar por este método, uma vez que estamos habituados a que os conteudos da RTP tenham uma certa credibilidade e isso deveria transparecer na sua presença online (não estou a falar dos conteúdos em si, mas da sua apresentação).
    Veja-se o caso da SIC Online, que esteve em remodelação durante 1 ano e só depois de ter o site todo estruturado é que o lançou ao público (fazendo alguns pequenos ajustes depois disso).

    Quanto às notícias, apesar de dizer que a navegação por tabs foi consensual, eu penso que o facto de ter tabs + navegação horizontal dentro de cada tab é muito pouco intuitivo, daí o facto de dar a ideia de que existem poucos conteúdos. Mais uma vez vou dar o exemplo da SIC, em que os conteúdos noticiosos da página inicial não estão escondidos.

    Compreendo (e sei) que é difícil conciliar diferentes públicos alvo num único site, mas penso que ainda podem melhorar bastante esta nova versão da RTP Online.

  6. Ricardo Jorge Tomé

    Olá Ivo,
    somos colegas de ‘métier’, por isso, vamos deixar o você. =)

    Eu percebo e compreendo quando nos falam dessa questão, relativamente às mudanças graduais VS. totais do site, mas se compararmos a dimensão do nosso site com o da Sic é precisamente por aí que te digo que é completamente impossível um redesenhamento total.
    Demoraríamos, com o estado actual, uns bons dois anos!

    Repara:
    CANAIS-CHAVE:
    -Homepage
    -Notícias
    -Desporto
    -Multimédia
    -Açores
    -Sítios&Blogues
    -Entretenimento
    -Infantil
    -Mobile
    -Grupo RTP
    -TV
    -Rádio

    E repara que cada uma destas áreas é, como diria a minha personagem preferida do “Coupling”, simplesmente MASSIVE!

    Se abrirmos as áreas TV e Rádio, temos ainda:

    TV:
    – RTP1
    – RTP2
    – RTPi (europa, américa, ásia)
    – RTP África
    – RTP Açores
    – RTP Madeira
    – RTP N
    – RTP Memória
    – RTP Mobile

    Rádio:
    – Antena1
    – Antena2
    – Antena3
    – RDPi
    – RDP África
    – RDP Madeira
    – RDP Açores
    – Rádio Lusitânia

    Como vês, é um universo bastante amplo. E por isto muito dramático de se avançar em bloco.

    Compreendo que a comparação entre os sites RTP e Sic possa surgir sempre, mas é preciso não esquecer que o site RTP é muito mais do que a RTP1 ou as Notícias.

    A Sic está a fazer um trabalho de mérito, bem estruturado e pensado a médio e longo-prazo. Nós não somos excepção. São simplesmente duas empresas que, convém não esquecermos, estão com estratégias e planos para a web aqui e acolá diferentes.

    A Sic está integrada no grupo Impresa, agora dentro da rede que adquiriu (AEIOU), sendo que a RTP se mantém independente de qualquer rede e grupo e mantém um conjunto vasto de parcerias.

    De qualquer forma, feedbacks como o teu e o dos visitantes deste site são sempre bem vindos.

    Também aí a nossa política é de total abertura e disponibilidade.

    Podes também ir comentando e sabendo mais novidades pelo blog do sítio RTP, em:
    http://www.rtp.pt/estadodositio

    Grande abraço e bom fim-de-semana!
    ;)

    R.

  7. Ivo Gomes

    Obrigado Ricardo pelo comentário. Falei da SIC porque estive de certa forma envolvido no desenvolvimento do novo website como consultor de usabilidade.
    É claro que o universo RTP é muito maior que o da SIC e compreendo o facto de terem que remodelar cada área de cada vez (também a BBC o está a fazer aos poucos). VOu ficar atento ao blog (já adicionei o RSS) para saber mais novidades e dar o meu contributo :)

    PS: Continuo a não gostar das tabs + navegação horizontal nas notícias :)

  8. Bruno Carlos

    No meu portátil utilizo uma resolução de 1024×768, sistema operativo Ubuntu e browser Firefox 3.0.1.
    Devo dizer que a navegação horizontal no site da RTP é simplesmente horrível, parece totalmente desenquadrada do site, o link “Grupo RTP” e “Teletexto” ficam fora da secção de topo, sobrepondo-se à secção de “Multimédia”.
    Podem ver aqui um screenshot.

    Isto deve-se ao facto de o tipo de letra “Trebuchet MS” obviamente não existir em Linux. Alterando para Microsoft Windows ou aumentando a resolução no Ubuntu o mesmo problema não se coloca.

    Um ponto muito negativo no site é não ser possível identificar visualmente um único link… Normalmente identificados através de palavras sublinhadas.

  9. Ricardo Jorge Tomé

    Olá Bruno Carlos,

    também temos aqui uma pessoa que utiliza Ubunto e também o Firefox3.

    Vou reecaminhar o seu feedback para vermos o que se passa.

    OBRIGADO!

  10. Pedro Landeiro

    Caro Bruno Carlos,

    Para instalar o suporte para as “fonts MS” execute o comando:

    sudo apt-get install mscorefonts

    Obrigado.

  11. Bruno Carlos

    Sim,
    Estou a par do comando para instalar as fontes Microsoft. Assim como das Liberation Fonts. No entanto não o pretendo fazer, pois não vejo necessidade de instalar essas fontes apenas para visualizar correctamente um site, nem a correcta visualização de um site tem de estar dependente de possuir fontes de um determinado sistema operativo.

    Fica apesar de tudo aqui um comando para corrigir algumas fontes do Ubuntu, altera a “aparência” de “medium” para “slight”:

    gconftool –type string –set /desktop/gnome/font_rendering/hinting “slight”

    É de louvar a vossa preocupação em estar atentos à opinião dos utilizadores no sentido de recolherem informação (preciosa) para poderem melhorar o vosso trabalho.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. diga cultura
    4 de Julho de 2008, 18:33
  2. RTP renova o site mas continua com mau SEO | Mercado Blogger
    5 de Julho de 2008, 13:00

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>