IvoGomes.com

Voltar ao início

O novo Multibanco

A SIBS apresentou este mês um novo interface para o Multibanco.
Durante 25 anos estivémos habituados ao aspecto simpático dos ecrãs do Multibanco e 25 anos é muito tempo, por isso, haverá sempre um pouco de resistência à mudança. No entanto, sou só eu, ou o novo interface do multibanco é pior do que o anterior?

Elementos de cor preta sobre fundo azul escuro? Não faz muito contraste. E a apresentação gráfica dos botões faz com que aquilo não se pareça nada com um botão. Bastava aplicar uma sombra para dar a ideia de um botão, mas da forma como está até passam despercebidos.

Infelizmente, não consegui encontrar na net nenhuma imagem decente do novo interface do multibanco. Mas pesquisando um pouco, a única imagem que encontrei foi a do ecrã de entrada, e aproveito para fazer aqui uma pequena comparação:

Ora reparem lá no boneco do multibanco. O antigo era simpático, usava luvas brancas (como mandam as regras :) ) e está descontraidamente de perna cruzada a pedir-nos para inserir o cartão.

Agora reparem no novo boneco. Está de mãos no ar (como se fosse um assalto) a pedir para inserir o cartão.

Não estou a dizer que não gosto do novo design do multibanco (até gosto do minimalismo dos ecrãs), mas podiam aproveitar algumas das coisas boas do interface anterior e mantê-las, como por exemplo, o contraste entre os menus e o fundo, e os botões claramente visíveis como botões e não apenas como um texto com uma cor de fundo diferente.

Créditos das Imagens: Turbilhão Refractário


19 Comentários

Comente este artigo!

  1. Marco Batista

    Esta nova aparência, parece que foi feita para miúdos do 1º e 2º ciclo. Hum será que eles querem conquistar um novo mercado.

  2. JP

    A nova imagem, a meu ver, está horrivel!
    Vi isso pela primeira vez à uns 4 dias atrás, em que fui esperar a namorada ao aeroporto e levantei dinheiro num MB daqueles isolados que por lá existem.
    A propria máquina tinha um aspecto old e quando vi o grafismo acredita que pensei que fosse alguma “versão” muito arcaica, ou que a caixa estivesse com problemas no monitor. Mas não… depois de reparar bem vi que era algo geral e de muito má percepção.

  3. Ricardo

    Sou da mesma opinião. O novo design está demasiado minimalista. Parece que foi tudo feito no Paint (not joking)

  4. Mário Andrade

    Eu dei ontem de caras com a nova imagem do MB, a principio ainda pensei que fosse algum anúncio mas depois lá me apercebi “olha isto é novo, &#%&%$%!!!” e fiz logo o comentário “Alto, mãos ao ar que se passa qq coisa…”

    Já estava na altura de mudar a imagem do MB mas, na minha sincera opinião, podiam ter feito algo muito melhor sem grande esforço.

  5. Luís Miguel Silva

    Também acho que parece que foi feito no Paint :o)

    Parece que entregaram a nova imagem a um organismo que trata de crianças com deficiência intelectual (o que até poderia ter tido algum valor…mas não me parece que tenha acontecido).

    Além do mais, todos os menus continuam MUITO identicos! (também não poderiamos esperar milagres já que os botões dos lados do ecran teriam de se manter)!

    Hugz,
    Luís

  6. Artur Martins

    Sou da mesma opinião. O novo design está menos bem conseguido de o anterior.

    Mas acho que eles o vão melhorar! Não me lembro quantas vezes o design anterior foi alterado, mas acredito que possam estar atentos a estas criticas.

  7. Ivo Gomes

    @Luis Miguel Silva: O facto dos menus estarem idênticos é bom. Imagina o que seria uma mudança de aspecto gráfico juntamente com uma mudança de funcionamento. Imagina as pessoas mais idosas e com maior resistência à mudança. Imagina ter de lhes ensinar a mexer no MultiBanco outra vez.

    O mau é o facto do aspecto gráfico dos menus não ser o melhor e piorou em relação ao anterior (em termos de facilidade de percepção dos menus).

  8. AirDiogo

    Também acho que o design anterior era melhor, apesar de haver algumas coisas que gosto mais neste.
    A sensação que tenho é que o tempo está a andar para trás. O design mais simples e minimalista foi só foi introduzido agora enquanto que o design mais elaborado foi o primeiro.
    O boneco ter sido mudado acho quase um crime. Adorava aquele ar desolado quando dizia “Lamentamos mas de momento não podemos satisfazer o seu pedido”. Tinha mesmo ar de quem sofria connosco…

  9. Luís Miguel Silva

    rotflol (@AirDiogo), ya…se um dia tiver uma doença terminal quero que seja aquele boneco antigo a dizer-me! ;oPPP

    Hugz,
    Luís

  10. José Marques

    Em relação ao boneco partilho a tua opinião, acho também que esta com um ar meio alucinado (olhos esbugalhados).

    Em relação ao texto preto sobre fundo azul, embora admita que possa não ser a melhor opção (ainda não usei o interface com luz do sol a incidir directamente) penso que possa ter haver com a tentativa de minimizar o desgaste dos ecrãs, que é bastante evidente em máquinas mais antigas.

  11. Bruno Figueiredo

    Aparte as considerações estéticas com o boneco, o novo MB perdeu a oportunidade de melhorar as falhas existentes: a claridade dos diálogos e a complexidade de opções nos menus. Isto sem falar do reduzidissimo contraste que já mencionaram.

  12. Rui Cruz

    Epa, eu estava mesmo para falar disso no meu blog. Andas-me a roubar assuntos. :)

    Deixo aqui um link do estudo da acessibilidade das caixas multibanco em Vila Real feito há menos de um ano, caso não conheças: http://sol.sapo.pt/blogs/acessibilidade/default.aspx

    Rui

  13. Nuno Regadas

    Realmente o novo layout do MB apanhou-me de surpresa.
    Eu já tinha feito em tempos um mini-estudo de usabilidade aos MB. Dá a impressão de que quiseram realmente mudar as coisas drásticamente, mas acabaram por descaracterizar o MB..Só não percebo porque decidiram usar um protótipo medium-fi com um público tão alargado.. :/

  14. Nuno Regadas

    Acrescento só alguns pontos que não referi..
    Gosto de algumas das alterações pela clareza e facilidade de leitura (com luz artificial) que permitem.. Os fundos simples, o facto de não abusarem de “degradés”..

    O boneco..o outro podia ter classe, mas não deixava de parecer “pedrado”…aqueles olhos sempre abertos.. :D Mas a imagem dizia: tenho este aspecto, mas sou sério e profissional..
    O novo boneco, à la geração morangos (atenção nada contra), parece dizer: bem brincar comigo no MB..É fixe…

    Desculpem dois comentários seguidos..

  15. Pedro Luciano Nogueira

    Fiquei mesmo “chateado” por terem tirado o bonequinho antigo…aquela carinha feliz era engraçada!!! Deu-me a sensação ao ver o novo bonequinho de ter voltado no tempo uns 30 anos… mudar sim,mas pra melhor né!!! o coitado parece tar desnutrido,coitado!!! rss da-me a impressão de que foi uma criança de 1 ano quem criou o novo bonequinho!!! Ah,essa das “mãos pra o ar que é um assalto” achei o máximo!!! ri-me tanto!!! Voltem com o bonequinho do MB já!!! Abraços!!!

  16. RM

    As boas regras também mandam que se diga onde foram buscar as imagens.

    Eu fiz algum processamento digital e publiquei essas imagens alguns dias antes de serem publicadas neste blog. Estive a comparar as assinaturas digitais de cada um dos ficheiros e são iguais às que eu publiquei, o que quer dizer uma de duas coisas:

    1) quem as alterou fez exactamente as mesmas alterações ao nível do pixel (muitíssimo improvável) que eu tinha feito;

    2) as imagens foram de facto obtidas a partir do meu blog, tendo apenas sido mudado o nome do ficheiro, o que é bastante mais provável.

    Para além do mais, tenho dados comprovados que dizem que tive uma visita ao meu blog alguns minutos antes deste post, a partir de uma pesquisa feita por o “o novo multibanco”.

    Agradeço que retire as imagens ou que lhes atribua o devido crédito. Lá porque existe num blog, não quer dizer que possa ser plagiado e usado sem autorização de quem lá as colocou.

  17. Ivo Gomes

    Olá RM.
    De facto usei as imagens que disponibilizou no seu blog. Uma vez que não encontrei nenhuma informação relativamente à licença dos seus conteúdos (texto e imagens), usei-as como ilustração para este artigo no meu blog.

    Sendo assim, se me permite usar as imagens, vou actualizar o artigo com os seus créditos, mas aconselho-o a publicar no seu blog algo sobre a licença dos seus conteúdos (pode ver um exemplo no footer do meu blog sobre os direitos reservados). Assim é possível saber de que forma podemos usar os seus conteúdos na web.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. diário de bordo» Arquivo » Se for para mudar, que mudem para melhor
    7 de Outubro de 2008, 15:48
  2. alt.prt.sc » » Episódio #01: Shift, Multibanco e os créditos
    16 de Outubro de 2008, 14:18

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>