IvoGomes.com

Voltar ao início

Novo website da Direcção-Geral de Arquivos

Nos últimos meses estive a trabalhar na remodelação do website da Direcção-Geral de Arquivos. Os requisitos principais para a remodelação prendiam-se com a necessidade de ter um website mais acessível (nível de acessibilidade AA) e mais leve (evitando o uso de imagens pesadas e elementos gráficos desnecessários). Todos estes requisitos vieram do próprio cliente que explicitou muito bem todos estes pontos.

A Direcção-Geral de Arquivos (antigo IAN/TT - Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo), devido às mudanças que houveram na instituição, passou a estar separada da Torre do Tombo. Assim, hoje temos a Direcção-Geral de Arquivos e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Desta forma, teríamos que desenvolver dois websites distintos, mas mantendo a mesma linha gráfica.

Além do website principal (DGARQ) e do website dos arquivos nacionais (ANTT), a DGARQ é também responsável por 16 Arquivos Distritais, dos quais, 9 ainda não tinham website. Como parte do projecto, seria também necessário desenvolver os websites para os 9 Arquivos Distritais mantendo a mesma linha gráfica do website principal.

No total, foram 11 websites ao mesmo tempo :)

Apesar de já termos terminado os desenvolvimentos há cerca de um mês, ainda faltava a validação dos conteúdos em todos os websites, feita por cada uma das instituições. O website da DGARQ foi o primeiro a ser lançado, os restantes vieram algumas semanas depois.

Aqui estão os links quer para o site principal, quer para todos os sub-sites:

Screenshots

Direcção-Geral de Arquivos
Direcção Geral de Arquivos - Página Inicial

Gestão de Conteúdos

Para a gestão dos 11 websites usámos o WordPress MU uma vez que era necessário manter toda a gestão centralizada num único local e que o interface de introdução de conteúdos fosse o mais simples de usar possível.

Do ponto de vista do utilizador que tem que inserir e gerir conteúdos, penso que o WordPress é a melhor opção devido à sua facilidade de uso e, até agora, o feedback que tivémos dos utilizadores foi sempre positivo.

Acessibilidade

Conseguimos manter o nível AA em todas as páginas, no entanto há um ponto de verificação que, sempre que aparece uma imagem no meio do texto, falha. Isto acontece por que o ponto 3.4 das regras de acessibilidade (WCAG 1.0) indica que não devem ser usadas medidas de unidades absolutas, apenas relativas. Isto é, não devemos usar medidas fixas, mas sim medidas flexíveis, como por exemplo, percentagens.

O que acontece é que o WordPress adiciona uma DIV à volta das imagens para poder adicionar uma legenda (CAPTION) e indica uma largura em pixels para essa DIV. O validador automático detecta que há um elemento na página com largura definida em pixels e dá o erro.

Penso que o validador automático leva esta regra demasiado à letra, ou seja, tudo o que tiver uma dimensão definida em pixels, é considerado inválido. Convém salientar que as regras em que os validadores automáticos se baseiam actualmente são as do WCAG 1.0 criadas há 9 anos atrás. Nessa altura fazia sentido que os elementos não tivessem medidas fixas porque os browsers ainda não suportavam bem elementos gráficos nem o aumento/redução do tamanho do texto, mas hoje em dia esta regra deixou de fazer sentido. A versão actual das regras de acessibilidade (WCAG 2.0) já eliminou este ponto de verificação que foi considerado obsoleto.

Não é isto que vai fazer com que o site seja menos acessível, mas é chato quando dizemos ao cliente que o site passa na validação AA e ele depois vai ao validador e vê este erro... Infelizmente ainda não encontrei forma de evitar isto, uma vez que é o próprio WordPress que adiciona essa DIV à volta das imagens.

Créditos

Além da restante equipa da log que esteve envolvida no projecto, tivémos também a colaboração do Filipe Serrazina que me ajudou na parte do web design e XHTML+CSS+JS (uma vez que eram 11 websites ao mesmo tempo, a ajuda do Filipe foi preciosa).


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. Dextro

    Muito bom como sempre. Limpo, atraente, accessivel… Gostei :)

    Quanto a isso do WordPress: não dava para fazer um pequeno plugin para não introduzir essa div? Sendo wordpress não deve ser impossivel (nem muito dificil).

  2. Bruno Couto

    Olá Ivo!

    Antes demais parabéns pelo novo trabalho. Vi o site, e sem querer discutir questões estéticas que são sempre um bocado redundantes e discutíveis, deixo-te aqui um ou outro promenor que penso que corrigidos podem melhorar já o bom trabalho existente:

    – Formulários de newsletter, esqueceste-te de onfocus limpar o value do campo e validar o mesmo, se está vazia retorna o value inicial, se preenchido valida e envia o mesmo;
    – O MailPress, penso que seja algum tipo de plugin usado para a newsletter, gera CSS dentro da div, isto apesar de funcionar, não é valido;
    – Não sei o que te gera os formulários, mas em muitos casos implementa o atributo ‘aria-required’, também não valida;
    Enfim são alguns promenores, muitos provavelmente causados pelo WordPress que nem sempre faz um follow-up dos standards, mas são chamadas de atenção que também gosto de receber nos meus trabalhos, pois o que interessa sempre é que no fim esteja tudo o melhor possível, e achei por bem alertar-te.
    Bom Natal e continuação de um bom trabalho!

  3. Ivo Gomes

    Olá Bruno.
    Obrigado pelo feedback. Infelizmente, quando adicionamos um plugin, ele adiciona algum código à página, que nem sempre é válido. Não é tanto um problema do WordPress, mas sim de quem faz os plugins.

    Poderiamos alterar o plugin para ele não incluir esse código inválido e manter a página limpa, mas imagina que amanhã sai uma nova versão do plugin e o cliente instala-a. Provavelmente não iria funcionar ou o site ficaria desfigurado porque não estávamos a usar a versão original do plugin, mas sim uma alterada por nós. Assim, é necessário criar um compromisso entre a validação completa e a possibilidade de evolução do software sem ser necessário fazer alterações ao layout sempre que sai uma nova versão (quer do WordPress, quer de algum plugin instalado).

  4. Ivo Gomes

Blogs que "linkam" para aqui

  1. facilidade.net » Blog Archive » Novo website da Direcção-Geral de Arquivos
    24 de Dezembro de 2008, 11:06

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>