IvoGomes.com

Voltar ao início

Internet Explorer 8

Esta semana foi lançada a primeira versão Beta do Internet Explorer 8. Este é um grande passo da Microsoft para tornar o seu browser mais compatível com os web standards e fazer com que no futuro os webdesigners não tenham que passar horas e horas a fio a tentar corrigir bugs de interpretação de CSS.

IE8

Inicialmente, a equipa que está a desenvolver o IE8 decidiu que o browser iria adoptar por defeito o motor de renderização do IE7 (isto permitiria que todos os sites antigos e com código feito para versões anteriores do IE continuassem a funcionar correctamente no IE8). Quem já criou um site em HTML+CSS sabe que se ele for feito segundo os web standards, ele funciona correctamente em todos os browsers excepto no IE (em que cada versão do próprio IE tem bugs diferentes). Da mesma forma, se um site for feito especificamente para funcionar no IE, é provável que ele venha a ficar meio torto no Firefox ou no Safari. Foi por essa razão que a equipa do IE8 decidiu que por defeito iriam adoptar a renderização do IE7 (para que os sites feitos para versões anteriores do IE não quebrassem no novo IE8) a não ser que o webdesigner colocasse um código no cabeçalho do site a dizer especificamente que queria utilizar o novo motor do IE8. Esta funcionalidade chama-se "Version Targeting".

Obviamente, toda a comunidade de webdesigners ficou revoltada com esta decisão. Com um novo browser não deveria ser necessário especificar que se quer utilizar o novo motor de renderização. Não fazia sentido ter um novo software que usa por defeito um motor da versão anterior.

Finalmente, na passada segunda-feira a equipa de desenvolvimento do IE8 mudou de ideias e o browser virá com o novo motor instalado por defeito. No entanto o "Version targeting" continuará a estar disponível para os sites que necessitarem de usar o antigo motor de renderização do IE7.

IE8 Beta 1

Já cá está! O IE8 Beta 1 já está disponível para download. Como estou a trabalhar num Mac ainda não tive a oportunidade de o testar, mas assim que conseguir ter acesso a um PC com Windows (é mais difícil do que possam imaginar) vou experimentar :D

As principais novidades no IE8 (que interessam aos webdesigners) são:

  • Suporte completo a CSS 2.1
  • Melhor desempenho a correr Javascript
  • Suporte inicial para HTML5
  • Ferramenta "developer tools" instalada

Espero que no futuro isto faça com que nos possamos concentrar em melhorar os websites que desenvolvemos, aprofundando mais os detalhes e a experiência do utilizador em vez de nos preocuparmos com correcções de bugs e outros problemas que demoram quase um terço do tempo a resolver.


10 Comentários

Comente este artigo!

  1. Tiago Sousa

    Finalmente está-se a ir no bom caminho. É das coisas que mais me irrita a desenvolver aplicações web, ter de fazer hacks ao código para por tudo a funcionar em todos os browsers, mesmo que tenha respeitado os standards.

  2. André Luís

    Para mim a grande surpresa foi terem implementado a api de Selectors. Vai facilitar e melhor o desempenho de muitas webapps. Código nativo corre sempre muito mais rápido do que código em JS.

    CSS2.1, adorei o facto de terem disponibilizado 702 testes com licença BSD! As coisas estão mesmo a mudar.

    As webslices estão um mimo. Vai dar um grande impulso ao hAtom! Gostei.

    Também gostei de terem criado o OpenServices (para as activities) à imagem do OpenSearch. Espero que a moda pegue e as outros browsers não tenham medo de imitar a Microsoft. É uma mais valia brutal… a Mozilla há muito que discute formas de permitir acções sobre conteúdo, mas ainda não se viu nada.

    Os eventos da spec do HTML5 foram uma surpresa muito boa. Estão a par do que trás o FF3.

    Enfiem lá uns docinhos do CSS3 (border-radius, text-shadow, etc.) e fico fã.

    Ah e já que tou numa de pedir, um binário para o MacOS era muito bom. Mesmo muito bom. :D

    (btw, comentário escrito com o bixo em causa)

  3. Walmar Andrade

    Pelo menos não vão se passar mais seis anos entre a versão 7 e a 8. Efeitos colaterais do Firefox, imagino.

  4. Bruno Antunes

    Eu queria instalar isto pra ver, mas se for como o IE7 da cabo do “Explorer” normal do Windows – quando instalei o IE7, deixei de conseguir com que os folders memorizassem a “view” que defino para eles… :(

  5. Frank Gilber

    Agora só nos resta acompanhar de perto o desempenho do IE8, e vê realmente as suas mudanças. :)

  6. Filipe Miguel Tavares

    Ai, ai… ninguém testou com o ACID pois não? Sugiro que antes dos foguetes testem o Safari, IE 6, IE 7, IE 8 e FF.

  7. Ivo Gomes

    Pelo que já pude ver (por screenshots), ainda tem alguns bugs. Por exemplo, o Google Maps aparece todo distorcido, no entanto ainda é só uma versão Beta, por isso não há crise.

    Quanto ao ACID2, o meu Safari 3 e o Opera 9.5 passam com distinção. O mesmo já não se pode dizer do Firefox 2.0.0.12. Quanto aos IE, não tenho aqui nenhum à mão para poder testar…

  8. Luiz Tiago

    Se preparem para o famoso “if IE 8″… =\

  9. Miguel

    A decisão é muito mais complexa do que parece à primeira vista. Leiam por exemplo este texto do Joel:

    http://www.joelonsoftware.com/items/2008/03/17.html

Blogs que "linkam" para aqui

  1. rascunho » Blog Archive » links for 2008-03-08
    8 de Março de 2008, 20:24

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>