IvoGomes.com

Voltar ao início

Interface Gestual Multi-Toque

Apesar de já existirem interfaces em que podemos interagir com o ecrã através do toque, ainda não existia nenhuma tecnologia que permitisse interagir com vários dedos ou mãos ao mesmo tempo. A interface Multi-Toque permite usar vários dedos e várias mãos (pode ser mais do que uma pessoa a interagir) em simultâneo.

Esta nova tecnologia permite ir mais além do que os actuais ecrãs tácteis onde se pode apenas "tocar" ou "clicar". Num ecrã Multi-Toque é possível desenhar, arrastar, aumentar ou diminuir os objectos. No futuro, estes interfaces poderão alterar completamente a forma como interagimos com os computadores.

Este projecto está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Iorque liderada por Jeff Han.

No vídeo seguinte podem observar as potencialidades desta nova tecnologia (é preciso ter o plugin Flash Player para ver o vídeo):

Há quem diga que esta tecnologia será usada pela Apple nos seus novos produtos e que alguns dos gestos até já foram patenteados, especialmente o de aproximar ou afastar o mapa. No entanto, a tecnologia usada para que este sistema funcione é chamada de FTIR (Frustrated Total Internal Reflection) e usa um projector e uma câmara que são impossíveis de incluir num normal ecrã de computador (laptop ou tablet)...

Segundo Jeff, os próximos passos serão identificar qual ou quais os dedos (ex: polegar, indicador, etc...) que estão a interagir com o sistema.

Mais informações no site do projecto Multi-Touch Interaction Research.


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. Dextro

    Ja tinha visto no engadget, muito promissora a tecnologia e pode vir a dar uma nova dinamica aos Tablet PCs :)

    Imaginem os artistas terem o photoshop instalado e quando vêm algo na rua, sacam do tablet e começam a desenhar tal como o fariam num papel e caneta…

  2. Margarida

    Muito bom :D :D

  3. Fillipe

    Olá Ivo… estava fazendo uma pesquisa sobre movimentos de precisão e acabei chegando até o seu blog.
    Gostaria de uma ajuda sua, uma indicação de um livro, ou algum artigo que ilustrasse os movimentos de precisão. O trabalho envolve, além de movimentos de precisão, movimentos rítmicos, movimentos retos, terminações….. o que puder me ajudar ficaria grato…
    Agradeço desde então…
    Fillipe

  4. Dario

    Muito bom esse post. Fiquei boquiaberto com o vídeo. Parecia que estava vendo o filme Minority Report. Não conhecia algo tão avançado assim.

  5. Ivo Gomes

    Obrigado pelo PingBack ;)

  6. Wilson Dimani

    Boa Tarde,quero lhe dizer que seu projeto e maravilhoso, espero ver em breve no mercado nacional e internaciol tal evolução tecnologica que a cada dia revoluciona o mundo.Parabens por sua ideia e projeto,muito sucesso.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. Diversidades » Interface Gestual Multi-Toque
    16 de Março de 2006, 12:02

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>