IvoGomes.com

Voltar ao início

Eytrack de lojas online

Já vos falei antes do Eyetrack, a técnica que permite saber para onde olham os utilizadores quando usam um computador. Esta técnica permite saber quais as zonas do ecrã que nos chamam mais a atenção.

Num dos meus artigos anteriores, foi feita uma análise ao Google, ou seja, para onde olham os utilizadores quando fazem uma pesquisa no popular motor de busca.

Neste caso foram testados vários sites de comércio electrónico para saber quais os locais que chamam mais a atenção dos utilizadores (apenas lhes foi pedido para vaguearem pela página inicial).

Um dos sites testados foi o da Amazon:
Eytracking do site da Amazon
A linha branca indica o limite do ecrã com uma resolução de 1024x768 pixels.

Os resultados

Na página inicial os utilizadores conseguem encontrar rapidamente o tipo de produtos que querem pesquisar: "books", "electronics and photo", "music" e "dvd" são os itens mais visualizados no menu principal.

Uma das descobertas interessantes foi que, como é sabido, o canto superior esquero é o local esperado para os utilizadores encontrarem o nome ou logótipo do site que estão a visitar, sendo por isso uma zona de grande destaque e visibilidade do site. O que a Amazon fez aqui foi usar esse espaço para incluir um anúncio "FREE Trial" que fez com que mais de 50% dos utilizadores tivessem visto essa publicidade. Muito engenhoso, mas é uma forma de enganar os utilizadores para chamar a atenção para algo. Ao longo do site existem mais alguns exemplos deste tipo de situações.

Apesar destas alterações "manhosas" à forma como os utilizadores esperam que a informação esteja disponibilizada (indo contra algumas regras de usabilidade), a maior parte dos utilizadores não se sentiu aborrecido com isso.
O que a Amazon fez foi apenas mudar ligeiramente algumas coisas, fazendo com que os utilizadores explorem um pouco mais o site. No caso do canto superior esquerdo, o logótipo da Amazon está lá, só que está ligeiramente mais à direita do que o esperado. Desta forma, eles conseguiram cumprir as regras de usabilidade, mas com algumas diferenças que fazem com que os utilizadores vejam coisas que de outra forma provavelmente não veriam... Engenhoso!

Mais?

Podem ver as restantes conclusões dos autores deste estudo no seu blog.

Ainda mais

Aqui há uns anos eu e o Juan fizémos um estudo comparativo da usabilidade de 3 sites de comércio electrónico nacionais. Era bom que tivéssemos tido a oportunidade de experimentar o Eytracking na altura em vez de termos usado um software de gravação vídeo do ecrã :)


9 Comentários

Comente este artigo!

  1. Rui Moura

    Excelente artigo. O mundo do marketing é algo que me assusta, de certo modo :|

  2. Ricardo

    “…o canto superior esquero é o local esperado para os utilizadores encontrarem o nome ou logótipo do site que estão a visitar, sendo por isso uma zona de grande destaque e visibilidade do site.”

    Isso acontece pois os utilizadores são leitores ocidentais (texto da esquerda para direita, de cima para baixo)? E quanto aos chineses, japoneses? Ou não chega a ser relevante?

  3. Ivo Gomes

    Bem visto. Não creio que tenham sido feitos estudos muito aprofundados nesses casos, mas investigando um pouco por sites chineses, a grande maioria tinha o logo no canto superior esquerdo… Tens a certeza que na Chine se escreve da direita para a esquerda?

    Andei também a navegar por sites Israelitas e aí sim, todos eles têm o logo e menus do lado direito. É uma inversão natural da informação uma vez que eles escrevem no sentido oposto, logo, a sua expectativa é de começar a ler a partir da direita.

  4. Juan

    Pois é Ivo. As conclussões do nosso estudo teriam sido bem mais acertadas com o eyetracking a funcionar…

    Mas olha que há por ai pessoal que acha pouco relevantes os dados que um sistema de avaliação tipo eyetracking proporciona… Neste campo há tantas metodologias como dúvidas sobre cada uma delas :-)

    Abraço desde Madrid

    Juan

  5. Luís Daniel Cunha

    Basicamente li por alto todos os tópicos relativos a este assunto, na sua maioria julgo que as conclusões são acertadas, mas falando um pouco de contrastes… não acham que uma mancha de cor faz a diferença? Quando falamos em banners, normalmente surgem-nos do lado direito, pela teoria apresentada estes banners não seriam clicados… Será que é mesmo assim? O peso de cada bloco, seja ele de carácter tipográfico ou gráfico é, para mim, um factor chave para o navegador. Um contraste bem feito pode mudar o rumo normal dos acontecimentos… Mas isto é apenas a minha opinião!

  6. Fernando Lima

    Concordo com o Luís, porém acredito que um contraste (destaque) tão grande para que se mude o “rumo natural dos acontecimentos” podem desequilibrar o layout. Para um site experimental, há espaço pra isso.

    Apesar de estudos e recomendações, cada um projeto é único e sempre vai depender de contextos, sejam tecnológicos, sociais ou culturais.

    []´s

  7. Ricardo Azevedo

    Excelente artigo!

    Cumprimentos.

  8. Mario

    Ola Ivo,

    Acabo de ler parte deste estudo e concordo perfeitamente com as conclusões do mesmo.
    No entanto, a Amazon não se pode dar ao luxo de fazer uma restruturação profunda do site até porque isso iria destabilizar os utilizadores habituais do site e custa também algum dinheiro sem falar obviamente no tempo de adaptação dos utilizadores (e potenciais clientes)e, em consequência, a perca de volume de negocios.

    Ja agora, aproveito para dizer que estes pequenos “problemas” so incomodam a primeira vez… e se os utilizadores voltam, é porque a navegação, dentro do site, proporciona mesmo assim uma experiência bastante agradavel ;)

    Como todos os sites de grande audiência, a Amazon vai evoluir pouco a pouco para não “atropelar” os utilizadores.

    Hasta :)

Blogs que "linkam" para aqui


  1. 22 de Maio de 2006, 21:05

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>