IvoGomes.com

Voltar ao início

EyeTrack – O que os utilizadores vêem quando visitam um site

Num estudo desenvolvido pelo Poynter Institute, com a utilização do Eyetrack Recorder III, foram feitas descobertas interessantes sobre o modo como os utilizadores vêm um site.

O Eyetrack é um aparelho que segue os olhos dos utilizadores pelo ecrã enquanto eles vêm uma página web. Depois os dados são analizados de forma a revelar padrões. Ao combinar os dados de vários indivíduos, podemos descobrir padrões representativos que se aplicam à maioria da população.

Neste estudo foram utilizados websites de notícias, mas também se pode usar o Eyetrack para estudar como as pessoas lêm um jornal em papel ou uma revista. Outro estudo interessante seria saber como as pessoas vêm os anúncios publicitários... Basicamente, o Eyetrack pode ser usado para saber como as pessoas vêm tudo aquilo que se passa à sua volta.

Neste estudo foram observadas 46 pessoas durante 1 hora enquanto os seus olhos divagavam por alguns sites de notícias.

Os Resultados:

Foi descoberto um padrão de movimentos oculares: Os olhos fixam-se primeiro no canto superior esquerdo do ecrã, depois dão uma vista de olhos por essa zona da esquerda para a direita. Só depois de ver o topo da página durante algum tempo é que os olhos passam a explorar os conteúdos mais para baixo.

movimentos dos olhos no ecrã

Zonas do ecrã com maior prioridade:

movimentos dos olhos no ecrã

O tipo de letra também pode influenciar a leitura. Com o Eyetrack descobriu-se que um tipo de letra menor faz com que os utilizadores passem mais tempo a ler os conteúdos. um tipo de letra maior faz com que os utilizadores façam uma leitura "na diagonal", ou seja, não lêm com olhos de ler...

Os parágrafos mais curtos também apresentam melhores resultados do que os parágrafos longos. Um parágrafo muito longo desencoraja a leitura.

A navegação das páginas é mais visível quando está no topo e não na lateral. A zona do topo da página é uma zona com maior prioridade do que uma zona lateral.

Quanto à publicidade, os resultados mostram que os anúncios colocados no topo e na esquerda da página recebiam mais visualização por parte dos utilizadores. Os anúncios de texto tiveram mais quase 500% de visualização do que os anúncios com imagem (banners).

Ler o artigo completo:
What We Saw When We Looked Through Their Eyes


5 Comentários

Comente este artigo!

  1. Pedro Custódio

    quem deve ter adorado este estudo são os publicitários, agora já têm uma base para cobrar diferentes preços consoante o local do anuncio! ;)

  2. Jonathas Scott

    Ivo, é a primeira vez que acesso seu site, e adorei a descoberta dessa ferramenta, e de seus artigos de usabilidade.

    Fiquei abismado com esses resultados, pois a leitura ocular é algo que sempre tive curiosidade de saber qual seria o padrão, e aqui descobri pelo menos uma boa parte das pessoas com um padrão de leitura que ajuda muito para nós designers a reavaliar nossos projetos em sua concepção.

    valeu !!!
    Jonathas Scott – RJ – Brasil

Blogs que "linkam" para aqui

  1. ivogomes.com » Interface sem cliques!
    4 de Outubro de 2005, 09:03
  2. ivogomes.com » Eytrack de lojas online
    18 de Maio de 2006, 18:31
  3. Que será, será… » ¿Onde colocamos a ligazón do galego?
    30 de Maio de 2006, 20:12

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>