IvoGomes.com

Voltar ao início

E se fosse ao contrário?

No mundo em que vivemos existem muitas barreiras intransponíveis para algumas pessoas. Pessoas com incapacidade motora, invisuais, surdos, etc... encontram demasiadas barreiras no seu dia-a-dia que por vezes os impedem de serem totalmente independentes.

Num anúncio da EDF (Companhia Eléctrica Francesa), o mundo foi virado ao contrário e as barreiras passaram a ser para as pessoas ditas "normais". É interessante ver como seria se os "deficientes" fossemos nós.

É curioso o facto de ser a Aimee Mann ("One") a cantar neste anúncio... Há uns anos atrás também foi usada uma música dela ("Wise Up") para um anúncio da Prevenção Rodoviária Portuguesa. Parece que as músicas dela são perfeitas para este tipo de anúncios.

De qualquer das formas, este anúncio faz-nos pensar: "e se fosse eu?". Por isso é necessário que todos ajudemos a eliminar as barreiras e tornar este mundo mais usável para todos. Não são só as barreiras físicas. Há também as barreiras informacionais e neste campo podemos melhorar o acesso à informação concebendo sistemas acessíveis e usáveis seguindo algumas regras básicas do W3C e de acessibilidade.

Entretanto há quem tente remediar algumas das situações com soluções engenhosas mas não deve ser esse o caminho a seguir. Os princípios básicos da ergonomia dizem que tem que ser o sistema a adaptar-se ao Homem e não o Homem a adaptar-se ao sistema. Se tudo fosse feito de forma simples e acessível não seria necessário inventar soluções para tentar adaptar o Homem a um mundo inacessível.


9 Comentários

Comente este artigo!

  1. Dextro

    tem que ser o sistema a adaptar-se ao Homem e não o Homem a adaptar-se ao sistema

    Bem dito! Sugiro mesmo que todos os webdesigners por ai sigam a tua recomendação e tratem de adaptar os vossos layouts para serem validos e cumprirem pelo menos o nivel padrão de acessibilidade do W3C (já não digo o 3 que é proximo do absurdo). :)

    PS: E eu tenho de começar a trabalhar neste assunto também :oops:

  2. JM

    Soberbo o anúncio.

  3. Ivo Gomes

    Pelo menos na página inicial consegui que a página validasse no nível AAA, mas devido a um bug no validador ele diz que quando tenho links com o mesmo texto e que apontam para páginas diferentes (ex: link “ergonomia” no menu e link “ergonomia” na lista de categorias do blog apontam para páginas diferentes) é necessário indicar uma descrição através do atributo “title”… E tenho isso tudo definido, mas ele continua a dizer-me que não… e portanto tenho um erro de nível 2 incorrigível.

  4. Wlad

    Conseguir uma validação W3C só mesmo se estiver começando o projeto, parece que as novas tecnologias flash8 simplesmente não respeitam padrão algum, voce acha uns 230 erros numa página arruma 128 e depois valida e já são 430…. tem jeito não.

  5. Dextro

    O que é que flash tem a ver com validação W3C? É apenas um objecto colocado dentro da pagina… Continuo a odiar sites que abusam do flash, especialmente aqueles 100% em flash mas querem o que? não os posso mudar :?

  6. Osny Santos Netto

    O sistema a adaptar-se ao Homem e não o Homem a adaptar-se ao sistema.

    Sempre quando escuto alguiem falando sobre isso, eu falo essa frase… não com estas palavras hehe

  7. Miguel

    Olá senhor :D
    Será que me arranjava o Anúncio feito pela Prevenção Rodoviária Portuguesa com a música Wise Up – Aimee Mann ??

    agradecia que respondesse urgentemente. Abraços

  8. Ivo Gomes

    Já tentou procurar em sites de anúncios publicitários? Google?
    Eu não tenho essa informação. Apenas coloquei este vídeo (que encontrei num site de anúncios publicitários) e fiz um artigo sobre ele.

    Cumprimentos.

  9. cronolizer

    oi ivo gomes_ td bem sou portador de defeciência motora e encontrei o teu blog logo o achei mto interesante o tema das barreiras arquitectònicas…pk a verdade é que ainda existem mtas barraeiras…por ultrapassar possuo apenas defeciencia na parte infrior…portanto a nivel de tronco nao tenho problemas em ultrapassar algumas dessas limitações mas nem td a gente tem essa sorte….XD..abraxo

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>