IvoGomes.com

Voltar ao início

Dia Mundial da Usabilidade 2007 – Difícil de Usar

Celebra-se hoje, dia 8 de Novembro, mais um Dia Mundial da Usabilidade. Este ano tínhamos grandes planos para celebrar o dia, mas infelizmente não conseguimos obter os patrocínios necessários para tal. Ía ser um evento muito giro, com a participação do público e também com a possibilidade de termos cobertura televisiva.

No entanto, apesar de não ter sido possível realizar o evento que pretendíamos, não podíamos deixar passar o dia sem fazer alguma coisa para o celebrar. E foi assim que nasceu o conceito "Difícil de Usar".

Criámos um website de protesto chamado Difícil de Usar cujo objectivo é recolher testemunhos de objectos/serviços/sites que nos colocam dificuldades no dia a dia e que se irá manter activo até ao final de Novembro.

Nessa altura, serão compilados todos os testemunhos e os mesmos serão enviados às entidades responsáveis pelos objectos do protesto numa tentativa de chamar a atenção para o facto de serem difíceis de usar e para que seja feito algo para os tornar mais intuitivos ou mais usáveis.

Portanto, estão à espera de quê? Enviem os vossos protestos para http://dificildeusar.usabilidade.org e façam-se ouvir! Nós encarregamo-nos de levar os vossos testemunhos aos responsáveis para que eles saibam que há pessoas que não conseguem usar os seus produtos.


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. Paulo Frreitas

    Boas, Parabéns pela iniciativa.
    Já agora Ivo, permite-me lançar um repto à Associação portuguesa de profissionais de Usabilidade.

    Porque não criar uma secção no site, onde mediante uma pagamento simbólico (ou grátis) os responsáveis da associação fariam uma apreciação sobre a usabiilidade de determinados sites.

  2. Alexandre Formagio

    Muito legal a iniciativa, aqui no Brasil existe 2 sites parecidos:

    http://complicado.wordpress.com

    http://tadificil.wordpress.com

    Ai é complicado patrocinios para este tipo de evento?

    Forte abraço

  3. Ivo Gomes

    Olá Paulo. Se nós fizéssemos avaliações de usabilidade através do site da APPU estariamos a concorrer com as empresas onde trabalhamos e onde já fazemos essas análises. O que está pensado fazer no futuro será uma espécie de acreditação por parte da APPU das empresas que prestam serviços na área da usabilidade

  4. Gustavo Pimenta

    Boa iniciativa!

    Mas até ao final de Novembro não será um prazo um pouco curto?

    Seria também interessante o site permitir fazer comentários.

  5. chaus

    Parabéns pela iniciativa!

    Pena a fraca adesão até ao momento… quase só membros da APPU enviaram “protestos”…

    Pessoalmente gostaria mais de ver o oposto, o “FÁCIL DE USAR” porque o “DIFÍCIL DE USAR” é a maioria dos sites e uma forma de poder mais facilmente cumprir com os critérios de usabilidade nos projectos que estou a desenvolver seria seguir os bons exemplos.

  6. Bruno Figueiredo

    Chaus: a APPU lancou ha um ano o site “Vida Facil” precisamente para recolher esses testemunhos. O site esteve um pouco parado ultimamente mas sera relancado em breve.

  7. chaus

    @Bruno Figueiredo

    Obrigado pela informação! Se puderes deixar link para o site agradecia.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>