IvoGomes.com

Voltar ao início

Criar formulários acessíveis

Como criar um formulário acessível? Excelente artigo do site Web Usability.

Ler Artigo Completo:
"Accessible Forms"

Eu já tinha falado de algumas soluções para tornar formulários mais acessíveis e usáveis no artigo "Usabilidade nos Formulários", nomeadamente a inclusão da tag <label>.


13 Comentários

Comente este artigo!

  1. Jorge Laranjo

  2. Ivo Gomes

    Já conhecia esse artigo a falar do fim da usabilidade na web. Pois bem, para mim a usabilidade não deve ser usada só na web. A usabilidade está em todo o lado. Se não houvesse usabilidade (uma das áreas de intervenção da ergonomia), provavelmente não haveria tanta gente a usar computadores hoje em dia. Provavelmente as pessoas com incapacidades físicas (cegueira, deficiência mental etc) ainda estariam “fechadas” em casa sem poderem ser úteis para a sociedade.
    O fim da usabilidade é o mesmo que manter as barreiras arquitectónicas nos edifícios e não permitir a entrada de uma parte da população (e não são assim tão poucos como isso).

  3. Vitor

    Poderias corrigir o post “Usabilidade nos Formulários“(citado acima)? Nele há uma informação errada.
    Lá está escrito que o nome do atributo é “label” quando, na verdade, o nome do atributo é “for”, e “label” é a tag onde o atributo é referênciado.

  4. Ivo Gomes

    Corrijo já :)

  5. Tokushima

    Já agora gostaria era de saber como foi feito este formulario (dos comentarios) que voceis tem aqui, gostaria se possivel mandassem me o codigo.

    Obrigado

  6. allan

    bem….eu também gostaria de sabe o código deste formulário aqui em baixo. Se puder envie-me pelo e-mail [email protected] ou pelo msn [email protected] ou em scrap pelo orkut http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4374378598256590166
    desde já lhe agradeço, estou precisando bastate…a muito tempo estou tentando fazer um site, porém quero aprender muitas coisas ainda para fazer um bom site, me ajudem por favor…

  7. JOÃO MARCOS

    Na verdade o que eu estou precisando é um pouco diferente, eu explico:

    Eu preciso escanear um impresso para o computador e torná-lo um arquivo de tal forma que eu possa alterá-lo e imprimir de forma que só imprimisse o que eu digitei.

    Trabalho numa empresa e preciso todo dia preencher (a mão) um formulário (impresso) que não pode ser copiado ou xerocado, pois ele possui uma numeração seqüencial, o que eu gostaria é de poder preencher esse formulário no PC, e colocar o impresso na impressora e “imprimir só aquilo que eu digitei”, Eu tentei escanear o impresso, só que quando vou imprimir ele imprimiria tudo, o que já tinha( as linhas e os nomes dos campos) e o que eu digitei

  8. Ivo Gomes

    Caro João, o facto de “escanear” ou digitalizar um documento não o torna editável. Seria fácil criar um formulário idêntico em HTML e a impressão seria controlada via CSS (com apenas a informação que quer que apareça), mas a numeração sequencial teria que ser preenchida também no formulário ou então ser programada para aumentar automaticamente.

    Sugiro que reporte esse facto à sua empresa, pois isso implicaria redução de custos em papel e uma maior produtividade dos trabalhadores que não teriam que perder tanto tempo a preencher impressos à mão.

  9. Carlos

    Seria possivel indicar-me como posso por no meu blog uma caixa de comentarios como esta?Ou indicar-me um site/tuturial de como fazer algo do genero?
    Obrigado

  10. Lindsay

    Eu nunca trabalhei, gostaria muito de arrumar um serviço. fazem 4 anos que já terminei o Colegial e estou parada. ONTEM vi um artigo na Internet com vários formulários para preencher.É difícil porque vc nunca preencheu nenhum, de repente vários assim só de uma vez. complicado! Seria muito bom se tudo fosse mais simples, nada de complicação.

  11. Ivo Gomes

    @Carlos: Não sei se o Blogspot (vi pelo link no seu comentário que tem um blog no blogspot) permite alterar o formulário de comentários (muito provavelmente não deixam alterar nada).

  12. Bruna

    Adorei a dica

Blogs que "linkam" para aqui

  1.   Formulários Acessíveis  by blog.fspina.com.br
    29 de Janeiro de 2008, 03:12

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>