IvoGomes.com

Voltar ao início

Comparativo dos sites de Homebanking: Parte II – Navegação

Na primeira parte desta série de artigos, analisei as páginas de login dos websites de quatro Bancos. Nesta segunda parte, vou analisar a navegação nos menus.

Caixa Geral de Depósitos

O site da CGD usa um menu lateral do estilo drop-down, em que cada opção abre as suas sub-opções num novo menu à frente.

A vantagem deste tipo de menu é que conseguimos percorrer as várias opções, indo até níveis mais profundos rapidamente sem sair da mesma página. A desvantagem é que normalmente é preciso uma maior precisão de movimentos do rato para navegar. Um movimento em falso e o menu desaparece ou abre uma outra opção que não é aquela que estávamos à espera. No caso da CGD, o menu só desaparece ao fim de 1 segundo (tempo suficiente para corrigir a posição do rato).

Ao contrário dos outros serviços de homebanking que conheço, o da CGD é o único que não mostra imediatamente no menu as opções "Pagamentos" e "Transferências", colocando-as dentro do menu "Serviços". O facto destas duas opções estarem "escondidas" dentro de um outro menu faz com que eu ande sempre à procura delas no menu principal até me aperceber que estão dentro dos "Serviços".

O facto das acções principais do homebanking estarem escondidas num sub-menu e restritas apenas a uma palavra ou frase curta (para caber no menu) faz com que algumas das opções não sejam tão facilmente perceptíveis do que seriam se tivessem uma pequena descrição a acompanhar.

MillenniumBCP

No MillenniumBCP o menu lateral usa um misto de drop-down (tal e qual o da CGD) para algumas opções e uma página de entrada para outras. Aqui, as opções "Pagamentos/Carregamentos" e "Transferências" fazem parte do menu principal e abrem uma página de entrada com várias acções possíveis.

Gosto particularmente destas páginas de entrada porque têm vários grupos de acções que se podem realizar. No caso dos "Pagamentos/Carregamentos" há vários tipos de pagamentos ou carregamentos que se podem fazer, e estão devidamente separados por grupos. Isto permite encontrar mais facilmente aquilo que se quer fazer olhando apenas para o nome do grupo, de só depois para a acção pretendida. Também permite ter um número muito maior de operações na página, sem que esta pareça demasiado cheia ou de difícil visualização (imaginem ter todas estas opções de pagamento num menu drop-down).

Banco Best

Do meu ponto de vista, a navegação do Banco Best é uma das piores. Todo o menu principal do site (a azul) apenas serve para aceder a conteúdos institucionais ou aos produtos do Banco. A navegação no homebanking está restrita a um único botão no topo (que abre as restantes opções em drop-down).

As acções do homebanking também aparecem numa coluna à esquerda, a seguir ao login, mas basta clicar numa opção e na página seguinte esse menu aparece quase sempre fechado. Por exemplo, se clicar na opção "Pagamentos e Carregamentos", na página seguinte o menu lateral está completamente fechado e acaba por passar despercebido quando quero mudar de acção, como por exemplo fazer uma transferência.

Como se pode ver na imagem acima, além do menu aparecer fechado, o título da página é somente "interbancárias" (porque segui o link no menu para "Transferências > Interbancárias"), sem mais nada.

BBVA

No BBVA senti um pouco mais de dificuldades em usar a navegação porque existem três links no menu para Pagamentos (e às vezes não dá para saber à partida em qual deles está o tipo de pagamento que quero fazer).

Depois de clicar num link no menu lateral, existe um conjunto de tabs e sub-opções no topo da página. Nem todas são claramente perceptíveis (qual é a diferença entre pagamento de Serviços e Pagamento de Compras?) e às vezes ao clicar numa das sub-opções, apesar dela ficar imediatamente activada, o resto da página permanece parado, com o mesmo ecrã do menu anterior. Só passados alguns segundos é que muda a página toda.

Ao contrário dos restantes sites bancários, no BBVA não é possível ir ao extracto e clicar nos pagamentos e transferências que fizémos para ver mais informações ou obter o comporvativo. Também só permite consultar os movimentos dos últimos 90 dias, enquanto que por exemplo no MillenniumBCP é possível consultar os movimentos dos últimos 2 anos e posso ver os detalhes e comprovativos de todos os pagamentos e transferências.

Outra funcionalidade importante que falta no site do BBVA e que existe em todos os outros é a possibilidade de controlar os débitos directos (consultar, editar, cancelar) e poder receber alertas via e-mail sempre que é feito um crédito ou débito da conta (isto dá bastante jeito).

Ou seja, infelizmente o BBVA parece estar uns bons 10 anos atrasado nas funcionalidades de homebanking em relação aos restantes bancos. O que é estranho, tratando-se de um dos maiores bancos mundiais...


2 Comentários

Comente este artigo!

  1. Rui Cruz

    Mais uma boa análise em todos os aspectos.

    Parabéns!

    Rui

  2. Matilde

    Ola Ivo.
    Estive agora em projectos da Banca um na intranet e outro na pagina dos clientes… e foi giro ver que não foi acaso que das muitas funcionalidades que existem num site bancário o que analizas-te foi consultas e pagamentos…Espero que continues a acompnahar os sites da Banca e “ver se descobres as diferenças”…bj Matilde

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>