IvoGomes.com

Voltar ao início

Como funciona um Screen Reader?

Victor Tsaran é um engenheiro do Yahoo! e trabalha como gestor de acessibilidade. Neste vídeo de 27 minutos, ele mostra-nos como se usa um Screen Reader ou Leitor de Ecrã (programa que lê o texto que aparece no ecrã) e como se navega num website (no vídeo ele navega pela homepage do Yahoo!) usando esta tecnologia assistiva. Aqui ele salienta os benefícios do site ter um código bem estruturado e com semântica. A navegação também deve ser acessível e no geral deve ter uma boa usabilidade para que se consiga navegar normalmente.

Se nunca experimentaram usar um leitor de ecrã, vejam neste vídeo como é que uma pessoa com incapacidade visual "vê" a Internet. Um aspecto curioso: no final do vídeo ele altera a velocidade de leitura do texto, que estava em velocidade lenta (necessário para nós percebermos a explicação) e muda para super rápida (que é o que ele usa no dia-a-dia).

Já tive a oportunidade de assistir a uma apresentação feita na @media2006 por Robin Christopherson, chefe dos serviços de acessibilidade da AbilityNet e deficiente visual, e toda a apresentação foi feita usando um leitor de ecrã, cuja velocidade de leitura era completamente impossível de acompanhar. Mas para este tipo de utilizadores, quanto mais rápido for lido o texto, menos tempo se perde na navegação. Com o tempo, vão-se habituando à velocidade de leitura e assim conseguem realizar várias tarefas de forma rápida e sem estar à espera que o texto seja todo lido lentamente.

Recomendo vivamente o vídeo:


18 Comentários

Comente este artigo!

  1. Muniz

    Vi esse vídeo semana passada e já virou referência. É muito esclarecedor e bom para enviar as pessoas que nunca testaram um Screen Reader.
    Ótima indicação.

  2. Rochester

    Não tem o link direto?

    Tá comlicado de ver o vídeo daqui, não funciona a opção de enviar via email :P

  3. Ivo Gomes

    Já coloquei o link directo para o vídeo (Flash), bem como uma versão para download (M4V).

  4. Jorge Laranjo

    Link directo para download (79MB): http://tinyurl.com/yw9lx3

  5. Rochester

    Valeu :)

    []’s

  6. A. L. Magno

    Olá! Antes de tudo agradeço a disponibilização de material sobre acessibiliade! Eu não preciso dos recursos de acessibiliade graças a Deus, mas preciso aprender a disponibilizá-los em meus projetos. Você pode me tirar uma dúvida se puder? Não consegui entender tudo que o rapaz falou, pois ainda não entendo bem o inglês, para ouvir entendo pouco ainda. Você pode me dizer se esses leitores de tela conseguem ler novos textos e objetos de texto criados dinamicamente no browser por javascript?
    Agradeço antecipadamente sua disposição para me ajudar!
    A. L. Magno

  7. Ivo Gomes

    Os leitores de ecrã não normalmente não conseguem ler ou aceder a conteúdos gerados por Javascript. É por isso que um website nunca deve depender do uso de Javascript para poder ser navegado. Existem várias técnicas para disponibilizar os conteúdos se o javascript não estiver activado, como por exemplo usando a tag <noscript>. Dessa forma sim, um leitor de ecrã conseguirá ler o texto.

  8. A. L. Magno

    Obrigado pela ajuda!

    Você disponibiliza um bom trabalho aqui.

    Até!

    A. L. Magno

  9. diego nunes

    . . A propósito: todo mundo reparou que tem um .mp3 como música de fundo na Splash Screen deles?! Omg!

  10. Rui Sona

    parabéns pelo blog antes do mais.

    gostava de saber onde poderei encontrar um screen reader para poder ver como funciona nos sites por mim desenvolvidos
    obrigado

  11. Ivo Gomes

    Se usar Windows pode experimentar o JAWS, que é um dos mais conhecidos.

  12. Gaspar

    Este video tambem é interessante . Feito pela equipa do acesso digital. E em portugues ou melhor brasileiro.

    Muito bom mesmo

    Acessibilidade na web disponivel em varios formatos em wwww.acessodigital.net .

  13. MAQ

    O vídeo é inacessível para mim que só sei o idioma português. No entanto, suas explicações, Ivo, são exatas com o que acontece conosco com relação à velocidade da escuta. Sempre que tenho de mostrar a alguém como navego com o Jaws, tenho de diminuir a velocidade dividindo por 3. Gostaria de avisar a vocês que estão desenvolvendo um software livre para Windows, um leitor de telas muito bom para navegação, especialmente através do Firefox, é o NVDA – http://www.nvda.org e pode ser pego gratuitamente. Outro vídeo muito bom e que todos perceberão bastante bem como uma pessoa cega navega e o do grupo que faço parte, o Acesso Digital. Já foi indicado aqui e o vídeo pode ser pego em: http://acessodigital.net/video.html
    Saudações! MAQ.

  14. Alex Medeiros

    Olá gostei muito do video, mas assim como outros caras famoso da internet como o bruno torres vocês tem a mania de dizer que tudo que se trata de acessibilidade é impossivel.

    Alguns dias atras eu li um artigo no Maujor falando sobre acessibilidade em Ajax. Estou passando o link, vale a pena dar uma conferida, alem de falar que é possivel ele diz quais as limitações dos screensreaders mais famosos.

    http://www.maujor.com/tutorial/ajax-screen-readers.php

  15. Alex Medeiros

    so mais uma coisinha quem ainda acha que flash é inacessivel. depois da uma olhada nos jogos em flash que eu criei para o portal do investidor, site mantido pelo CVM

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br

    Va na área academica e procure por desafios, e historias interativas.

    São jogos em flash totalmente acessiveis.

  16. Ivo Gomes

    @Alex: Ninguém disse que o Flash é inacessível, mas é muito mais difícil encontrar alguma coisa feita em Flash que seja acessível, mais por culpa dos programadores do que por culpa da tecnologia. Ou seja, a tecnologia permite desenvolver tendo em conta a preocupação com a acessibilidade, mas 90% dos programadores não se preocupam com isso.
    O mesmo acontece com qualquer outra tecnologia: AJAX, Javascript, até mesmo com o HTML. A desculpa mais usada é que “dá mais trabalho”. É claro que dá um pouco mais de trabalho, mas se na nossa metodologia já tivermos em conta a acessibilidade, torna-se mais fácil e menos trabalhoso à medida que vamos tendo mais experiência.
    E as pessoas com necessidades especiais agradecem…

  17. Alex Medeiros

    Eu luto muito por isso, inclusive minha monografia de gradução que estou terminando de escrever e toda voltada para acessibilidade em sistemas web.

    Atualmente trabalho em uma empresa grande TI e Acessibilidade hoje em dia é considerada um produto, por se tratar de mais esforço na hora do desenvolvimento, o que eu não concordo, pois o esforço maior é de planejamento e não de desenvolvimento.

    Mas é isso eu luto por isso e se Deus quiser vou ver alguma diferença na mentalidades das pessoas que programam para web.

    Ps. gostei muito do seu blog ta de parabens!!!

Blogs que "linkam" para aqui

  1. pixeladas aleatórias ∙∙∙∙ Acessível para quem?
    23 de Maio de 2007, 21:04

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>