Bill Gates envia e-mail a queixar-se da usabilidade do Windows

Domingo, 3 de Agosto de 2008

Em 2003 Bill Gates enviou um e-mail interno a alguns colaboradores da microsoft a queixar-se da usabilidade do Windows do website da Microsoft.

Neste e-mail, Gates dá um exemplo real em que não consegue realizar uma tarefa simples tal como fazer o download do software de criação de filmes da Microsoft, o MovieMaker, tarefa que não conseguiu completar após quase 1 hora de tentativas e seguindo todos os passos (confusos) que o sistema lhe dizia para fazer.

De notar que este e-mail já tem mais de 5 anos e que o estado actual do Windows e do site da Microsoft mudou bastante. No entanto continuam a haver queixas sobre o novo Windows Vista e ainda ontem ouvi uma colega minha a dizer isto:

O meu pai usa o computador só para coisas simples e desde que lhe instalaram o Windows Vista que ele só diz para lhe tirarem aquilo da frente porque não consegue fazer nada.

De facto, a grande maioria dos utilizadores do Windows Vista desistiu de o usar para voltar a instalar o Windows XP. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de usar nenhum PC com o Windows Vista, pelo que não tenho ainda nenhuma opinião formada sobre o assunto. Se alguém quiser partilhar as suas experiências (boas ou más), podem comentar aqui em baixo à vontade :)

19 Comentários

Escreva o seu comentário!
  1. Gravatar

    Paulo Abreu

    3 de Agosto de 2008, 09:27

    O grande problema do Windows Vista, está nas pessoas.

    O Windows Vista não é melhor, nem pior que o XP, é diferente. E o problema reside nessa diferença, na dificuldade em que as pessoas têm em se adaptar a coisas novas.

    Penso que o exemplo mais claro se passa com o Office 2007 que de facto a Microsoft mudou totalmente o paradigma dos menus, fazendo com que os seus utilizadores se sintam totalmente perdidos quando começam a usá-lo. Não é que esta versão seja pior em termos de usabilidade (eu não a acho pior), mas é muito diferente.

  2. Gravatar

    Rui Cruz

    3 de Agosto de 2008, 10:13

    Olá.

    Sou utilizador do Windows. Nunca usei Linux a não ser nos meus servidores web, e duvido que um acesso SSH me dê o “must” que o Linux tem para oferecer. Nem quero usar Linux — period.

    Portanto, vou falar do Windows.

    O Windows 98Se veio igual ao ME. O ME veio igual ao XP. O XP veio diferente do Vista. Eu ainda me perco a procurar as ligações de rede, apenas pelo facto do Painel de Controlo estar diferente.

    Ora, o que quero dizer aqui é que como se acomodaram ao XP, pela via da evolução natural das coisas, temos que nos acomodar ao Vista.

    Acredito que quando os PDA’s sairam fazia confusão à maioria das pessoas pegar numa “caneta” e tocar no ecrã. Agora nem por isso.

    É, portanto, uma questão de hábitos.

    Rui

  3. Gravatar

    Paulo Grilo

    3 de Agosto de 2008, 10:39

    Não terá sido o ME que veio igual ao 98, o XP que veio igual ao ME e o Vista que veio diferente do XP? È que esta ordem parece mais correcta embora o conteúdo da frase não o esteja.

    O 98 e o ME são extremamente semelhantes visualmente embora forneçam experiências muito diferentes ao nível da utilização. Para mim o ME é simplesmente o pior S.O. da Microsoft em termos de estabilidade.

    O XP trouxe imensas novidades ao Windows, também no interface mas não de uma forma radical,embora todo o sucesso e aceitação actual se devam ao processo de maturação pelo qual passou, sobretudo aquando do lançamento do Service Pack 2. Antes disso era considerado um S.O. instável e inseguro.

    O Vista apresentou realmente muitas diferenças em relação aos antecessores. Tem novas funcionalidades e um interface extremamente alterado na camada mais superficial. O utilizador comum vive dos seus hábitos e é muito resistente à mudança. No entanto não se pode dizer que é uma mudança radical de funcionamento. Algumas coisas foram mudadas de sitio mas continuam lá. Não existe um sistema de ficheiros diferente, as hierarquias de pastas e ficheiros continuam iguais. A instalação e remoção de programas continua igual. As bases necessárias para utilizar o S.O. são as mesmas. Não compreendo se me disseram que não conseguem usar o Vista porque é diferente do XP. Para mim é apenas mau feitio.

    Ainda existem alguns problemas mesmo depois do lançamento do Service Pack 1 mas num nível muito inferior aos que se viam no XP com a mesma “idade”. E sobretudo é um S.O. pesado para muitos PCs. É esta a única razão para o qual voltei ao XP depois de usar o Vista durante alguns meses.

  4. Gravatar

    João Silas

    3 de Agosto de 2008, 10:45

    Ivo, infelizmente ou felizmente? :)

  5. Gravatar

    bruno amaral

    3 de Agosto de 2008, 10:48

    Podemos queixar-nos à vontade e tentar discutir qual é o melhor sistema operativo que não leva a lado nenhum.

    Não concordo que o problema esteja nas pessoas, acho é que o windows mudou de interface demasiado depressa.

    Alguns amigos têm-me perguntado se ao comprar um portátil não é melhor reverter para o XP.

    E tenho-lhes explicado que mais vale aguentarem porque não tarda a que acabe o suporte para XP.

  6. Gravatar

    Sérgio Dinis Lopes

    3 de Agosto de 2008, 11:38

    @Paulo Abreu
    O grande problema do Vista, está no Vista. Até a Microsoft reconheceu que foi um fracasso. Meses depois já falavam no substituto do Vista, o Windows de nome código “7″. É inadmissível que um sistema operativo necessite do hardware que o Vista requisita. Poderia-se dizer que “é o progresso”, mas Linux, consegue muito mais, com muito menos, como me explica? Concerteza muito “lixo” de código estará neste Sistema Operativo. As maiores e melhores promessas da Microsoft para este Windows foram abandonadas, deixando-nos um SO que usa o dobro (triplo?!) dos recursos de hardware para fazer praticamente o mesmo que o XP. É inadmissível. Mais… Vista tem DRM que é demais: Sabia que não pode gravar o som que está a ouvir de momento nas suas colunas com o Vista? Sou músico, e isso é uma ofensa pessoal, porque necessito de gravar áudio!

    @Paulo Grilo, Rui Cruz
    Assim é que é correcto:
    Windows ME veio do Windows 98, Windows 2000 do Windows NT, Windows XP do Windows 2000 e Windows Vista do Windows XP.

    O Windows Vista possui “Eyecandy” que nos custa caro.

    Ubuntu (Popular distro de Linux), por exemplo, consegue muito mais que Vista com muito menos hardware. Vejam este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ

    Eu uso Windows XP, não irei mudar para o Vista porquê? Porque quero um PC que funcione, seja rápido e fiável. Gostava que me dissessem o que ficaram a ganhar com o novo Vista comparativamente ao XP (eyecandy não incluído).

    Abraço
    SDL

  7. Gravatar

    Ivo Gomes

    3 de Agosto de 2008, 11:55

    Obrigado pelas vossas opiniões.
    Não concordo com o facto de ser o utilizador a ter que se habituar ao sistema (é contra os princípios da ergonomia), mas sim que o sistema deveria proporcionar um ponto intermédio que ajudasse os utilizadores a “evoluirem” do sistema anterior para o novo.

    Digo que “infelizmente” nunca usei o Windows Vista porque gostava de experimentar para tentar compreender o porquê das pessoas não o conseguirem usar e preferirem o XP. Duvido que seja apenas por causa das alterações no interface (eyecandy) e como tal gostava de ter a percepção de quais as dificuldades sentidas pelos utilizadores.

    Para mim, o problema mais preocupante não são os utilizadores experientes, mas sim aqueles utilizadores “básicos” que apenas usam um processador de texto e navegam na Internet de vez em quando e se queixam que não conseguem usar o Vista. Porque é que acham que estes utilizadores não conseguem usar o S.O.? As diferenças são assim tão grandes para estas tarefas básicas?

  8. Gravatar

    Paulo Abreu

    3 de Agosto de 2008, 18:25

    Não tencionei transmitir a ideia de que deve ser o utilizador a adaptar-se ao sistema.

    Porém, se eu mudo os icons de um sistema, reorganizo os menus, e acrescento mais alguns devido à complexidade do sistema, crio forçosamente um novo desafio ao utilizador para se adaptar a uma nova realidade.

    A questão é que o ser humano, na sua generalidade, é muito mais complexo do que se faz crer. E a inércia é uma constante da vida. Tendemos também a realçar o mau e a esquecer o bom. Eu conheço vários casos de pessoas que não sendo utilizadoras intensivas de computadores, se adaptaram muito bem ao Vista. E, porque do ponto de vista profissional lido com pessoas absolutamente leigas no que toca a estas tecnologias, também sei que o esforço que fazem para se adaptar a novas situações é praticamente nulo, especialmente quando há alguém à mão para ajudar.

    Não quero com isto dizer que o Windows Vista é perfeito, não é … e confirmo o que o ivo disse: a insatisfação com o Vista tem pouco a ver com o “eye candy”. Mas é mais fácil aderir-mos ao “bota abaixo” do que dar-nos ao esforço de identificar e discutir objectivamente os problemas que efectivamente o são … enfim, somos assim :)

  9. Gravatar

    Sérgio Dinis Lopes

    3 de Agosto de 2008, 19:10

    O problema do Vista, além do que já disseram, tem a ver maioritariamente com os gastos que estão envolvidos. este é sem dúvida o ponto nº1! As empresas não o instalam por teriam que gastar avultadas quantias em novas licenças e em novo hardware.
    Isto aplica-se também ao “home user”.
    Nem o “gamer”, que normalmente está sempre a acompanhar as novidades de hardware foi nas cantigas do novo SO da MS.

  10. Gravatar

    Tiago Celestino

    4 de Agosto de 2008, 00:47

    Tentei usar o Vista duas semanas atrás e tive grandes problemas.

    Por incrível que pareça, ontem estava tentando encontrar o MovieMaker através do site da MS e não consegui.

  11. Gravatar

    andrezero

    4 de Agosto de 2008, 10:30

    Eu não acho que seja assim tão mau… mas vou cingir-me à questão da usabilidade (concordo com muito do aqui foi dito sobre performance, recursos, etc…)

    Em primeiro lugar, as novas ideias introduzidas (serão mesmo novas?) não representam assim uma mudança tão grande.

    Mas concordo contigo: o que faz falta é uma espécie de passo de transição, tipo o classic menu, a la 98, que existe no XP e também no Vista.

    Por outro lado, e pegando nesse exemplo, a verdade é que eu nunca deixei de usar o menu clássico e tenho dificuldades com o modernaço quando vou a casa de um amigo que o use. E se por um lado o acho bué disparatado, por outro, vejo o meu amigo a fazer todas as tarefas à mesma velocidade que eu faço no clássico.

    Em que ficamos? Em lado nenhum… em apreciações gerais haverá sempre que diga que se passou ou que adorou.

    Há quem goste de explorar coisas novas, há quem resista à mudança.

    Mas talvez valesse a pena estudar uma qualquer funcionalidade particular, com objectividade, e do ponto de vista de um especialista como tu.

    Por outro lado, who cares?

  12. Gravatar

    Mario

    26 de Agosto de 2008, 03:00

    Usei um tempão o XP e mudei para o Vista faz uns 06 meses, e tenho a crescentar aos comentarios que o achei melhor que o XP em varios aspectos, velocidade, em maquinas mais robustas como a minha, pre configuração principalmente do uso de memoria
    RAM, melhor, embora exista um limite para as RAMs. (isso pegou mal).
    Minha Motherboard pode usar até 08 GB, mas o ganho de performance eé minimo se compararmos com o uso de 04 GB.

  13. Gravatar

    fernando

    4 de Setembro de 2008, 19:55

    Na minha opinião, todos os interfaces (que é disso que estamos a falar - não é de recursos, estabilidade etc.) de todos os sistemas operativos são maus, sendo o menos mau o Leopard, da Apple.

    Ah! Há um muito perto de bom: o do iPhone, que é talvez a plataforma móvel dos próximos anos (vamos ver como se aguenta face ao Android do Google).

    E o Windows Mobile é talvez o pior.

    O link que nos leva a ver no YouTube uma demonstração de força do interface do Beryl, para Ubuntu, revela um interface infantil muito mau, realmente ineficaz, cheio de efeitos gratuitos absolutamente inúteis.

    Os responsáveis pelos interfaces ainda não descobriram como tornar fácil e intuitivo o acesso à complexidade do conjunto de todas as funcionalidades de um sistema operativo, sendo a Apple quem mais se aproximou do resultado desejado.

    Não parece, mas sou utilizador Windows e sempre fui, uso um Mac regularmente (mas não amiúde) e tenho um iPhone 3G, que (sinceramente) mudou a minha vida.

    Quando os designers UI/UX descobrirem que “less” é mesmo “more” e esconderem, inteligentemente, tudo o que não é usado no dia-a-dia e providenciem dicas realmente úteis, na altura certa, desenvolvendo um interface que acompanha o utilizador e aprende, no tempo, a ser mais útil a cada um, talvez comecemos a chegar a algum lado.

  14. Gravatar

    fernando

    4 de Setembro de 2008, 21:10

    … Esqueci-me, no post anterior, de referir que considero o Vista o melhor interface de um sistema operativo da Microsoft, de sempre, e o segundo melhor de qualquer sistema operativo, a seguir ao Leopard.

    O interface do Office 2007 rompe com tudo o que já se tinha visto e consegue ser bastante produtivo, embora deixe algo perdidos alguns utilizadores (menos experientes) dos sistemas anteriores.

    Para quem utilizava as versões anteriores só com o teclado, fazendo tudo sem pegar no rato, sabendo bastantes combinações e sequências de teclas de cor, está ainda melhor, pois permite fazer a mesma coisa, para além de ter melhorado o resto que se faz com o rato.

    Para quem é inexperiente ou não conhecia ou nunca tinha utilizado, acho que é o melhor interface de sempre de qualquer suite Office.

  15. Gravatar

    Ivo Gomes

    4 de Setembro de 2008, 22:46

    Obrigado Fernando pelos excelentes comentários.

  16. Gravatar

    Alankardec Lopes

    28 de Outubro de 2008, 14:44

    Bom dia Bill Gates, gostaria de me colocar a disposição para trabalhar com você, administrado seus colaboradores, pois o maior patrimonio de uma empresa são as pessoas, e em pessoas sou otímo, trabalho em Recursos Humanos a 10 anos e posso lhe dizer que o que faz a diferença são os colaboradores satisfeitos com seu emprego e com o seu patrão.

    Um grande Abraço.

    Alankardec

  17. Gravatar

    DANDAN

    6 de Novembro de 2008, 19:25

    eu acho que o vista é so diferente do xp, isto é a dificuldade das pessoas para se adaptar, porém o vista tem alguns prablemas sim, pois tambem é um windows mais novo, e ainda só tem o sp1!

  18. Gravatar

    Gustavo Farias dos Santos

    11 de Novembro de 2008, 10:31

    Caros colegas…
    Concordo plenamento com o Paulo Grilo.. isso é apenas questao de costume, e discordo em partes com o Sérgio Diniz Lopez.. motivos: dizendo que os recursos sao os mesmos e coisa e talz pois a disponibilidade do Vista com portateis como celulares, PDA’s, Palms’s é increvel e em questao de drivers que mt gente reclamou no início.. isto é natural.. confesso que me bati mt para procurar alguns drivers para o Vista, tive que esperar umas 2 semanas depois q eu instalei na minha máquina(5 meses depois do lançamento) para poder baixar o driver correto da minha multifuncional HP-1315…
    Agora com certeza em critérios de Hardware.. sinceramente concordo que ele é muito rigoroso vendo ao que o Linux vem a oferecer em recursos gráficos utilizando bem menos hardware, mas creio eu que em quesão de funcionalidade ele até que é razoável para o hardware que utiliza… comecei a utiliza-lo para me atualizar e saber das novidades.. fiz a mesma coisa com o Office 2007.. quando vi aquilo achei mt bonito mas, complicado de mexer… MEXER… esta é a palavra, as pessoas têm que fuçar, mexer, ser curiosas para poder aprender, quando percebi era só mais um aplicativo da microsoft ao qual me adaptei mais rapido pq sabia seu conceito, pra que ele servia e nao fiquei perdendo tempo reclamando, sei que veio pra melhorar.. talvez nao consiga mas eu nunca saberei se conseguiu se eu nao utiliza-lo da melhor forma que eu aprenda.. ficar apenas escutando os outros nao é uma boa idéia.. hj em dia eu nao troco o meu Vista até pq eu sou o tipo de usuário chato.. gosto mt de recursos visuais apesar de trabalhar na área de TI como suporte e administração de rede de uma grande faculdade na qual nao vou fazer propaganda :) quando baixei o recurso do Dream Scene que mts usuários e colegas de profissao dizêm que é frescura os recursos visuais do Vista, quando viram o negocio rodando de perto e nao pelo youtube.com acharam mt legal e brilharam os olhos, sinceramente é uma coisa engracada, falam mau mas nota-se a contro-versa na cara delas qd veêm hehehe… resumindo… Temos que aprender a utilizar coisas novas claro que desde que sejam proveitosas para nós, mas nao adianta ficar só criticando, tem que ver a fundo o porque de tao pesado, o porque do tao diferente, etc

    Abraços

Blogs que "linkam" para aqui (Trackbacks e Pingbacks )

  1. del.icio.us entre 31.07.2008 e 06.08.2008 | Fábio Caparica | 7 de Agosto de 2008, 07:10

Comente!

Preencha o seu nome para assinar o comentário. O preenchimento deste campo é obrigatório.

Os comentários são as suas ideias ou opiniões em relação ao artigo que acabou de ler. Assine o seu comentário para dar a conhecer o seu ponto de vista. 
O seu endereço de e-mail não será publicado. O preenchimento deste campo é obrigatório.

Este site suporta a utilização de gravatars. Caso o seu endereço de e-mail esteja registado em gravatar.com, irá aparecer a sua imagem ao lado do comentário. 
Se tiver um website, este é um bom local para o publicitar.

Sempre que alguém ler o seu comentário, irá ver um link para o seu site. Se o seu comentário for relevante para os outros utilizadores, com certeza eles quererão saber mais sobre si e visitarão o seu site. 
Este formulário permite o uso de algumas tags em XHTML. As tags permitidas são as seguintes:

<a href="" title="">
<abbr title="">
<acronym title="">
<b> <blockquote cite="">
<code> <em> <i> <strike>
<strong>
 

Sobre este Artigo

 

Sobre o Autor...

Ivo GomesIvo Gomes tem 29 anos e é licenciado em Ergonomia pela FMH. Durante o curso especializou-se em Ergonomia de Sistemas de Informação e actualmente trabalha como Consultor de Usabilidade na log onde ajuda a desenvolver soluções web centradas no utilizador.

É sócio da Associação Portuguesa de Ergonomia, da Usability Professionals Association, e sócio fundador e membro do Conselho Directivo da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade.

Categorias do Blog

Arquivo

Consulte o arquivo para procurar algum artigo específico ou use o motor de busca.

|

Subscreva

Se preferir pode subscrever os artigos deste site via RSS para poder estar sempre actualizado.

O que são Feeds RSS e como as posso subscrever?