IvoGomes.com

Voltar ao início

Acessibilidade… na ponta do polegar

Mike Phillips é um jovem que gosta de jogar jogos de computador e é também um jornalista freelancer sobre tecnologia. Nada disto parece fora do normal, excepto o facto de que Mike sofre de Atrofia Muscular Espinhal (SMA). A SMA afecta os músculos voluntários para actividades tais como gatinhar, caminhar, o controlo do pescoço e a deglutição. Esta doença afecta inicialmente os músculos mais próximos ao tronco. Geralmente causam debilidade nas pernas e nos braços e alguma anormalidade nos movimentos da língua. A actividade intelectual não é afectada. Para além do mais observa-se que os doentes com SMA são inteligentes e sociáveis.

Neste vídeo, Mike explora as fronteiras da acessibilidade, jogando jogos como World of Warcraft e Unreal Tournament 2004 apenas com o polegar e com a ajuda de dois dispositivos: O Swifty e o SwitchSX.

[youtube 2BhHwk9qSvI]

Além de jogar, ele também costuma escrever "reviews" de jogos no site Inside Mac Games (podem ver aqui a sua review sobre o World of Warcraft), faz apresentações em conferências, já escreveu capítulos em vários livros, está a escrever um romance e é também um fotógrafo nos tempos livres.

SwitchXS

É incrível como, com apenas dois pequenos dispositivos assistivos (1 hardware e 1 software), se consegue melhorar a vida de uma pessoa que de outra forma estaria confinada a estar presa a uma cama ou cadeira e sem possibilidade de viver a vida. Este é um exemplo de força de vontade e, ao mesmo tempo, um exemplo de como podemos tornar a vida destas pessoas mais "normal" desenvolvendo soluções acessíveis


3 Comentários

Comente este artigo!

  1. mpmont

    Meu Deus! Fiquei petrificado com este vídeo…

Blogs que "linkam" para aqui

  1. rascunho » Blog Archive » links for 2007-09-30
    30 de Setembro de 2007, 21:21
  2. blog.fspina.com.br » Blog Archive » Acessibilidade na ponta do polegar
    5 de Outubro de 2007, 05:29

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>